Congresso 20 anos APEE
Mais de uma centena de pessoas marcaram presença no Congresso 20 anos da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, que decorreu no Instituto Português da Qualidade. A iniciativa foi palco para a atribuição de distinções a Personalidades e Organizações, que são parte da história da associação.
No encontro foram entregues Medalhas de Mérito APEE a personalidades, pelo contributo dado em prol do desenvolvimento da Ética Organizacional, da Responsabilidade Social e da Sustentabilidade: António Almeida Júnior, Vogal Efetivo da Comissão Técnica 165 – Ética nas Organizações, Carlos Monjardino, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Oriente, Fátima Borges, Diretora de Sustentabilidade do Grupo Águas de Portugal, Isabel Moço, Coordinator and Teaching Assistant da Universidade Europeia, Isabel Neves, Presidente da UNA Portugal, Luís Natal Marques, Presidente do Conselho Diretivo da SGI Portugal, Maria João Graça, Diretora do Departamento de Normalização do IPQ, Miguel Cruz, Presidente do Conselho de Administração Executivo, Infraestruturas de Portugal, Rosa Monteiro, Investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Sandra Ribeiro, Presidente da CIG.
Foram conhecidos os vencedores da 2.ª edição do Ethical Code Compliance, um Reconhecimento de Referenciais de Ética aos quais se candidatam organizações dos setores público e privado, com e sem fins lucrativos, que assumem formal e explicitamente um compromisso com o cumprimento de Standards de Ética, como forma de criar valor para as suas Partes Interessadas. Na categoria Ethics and Compliance Leadership, o júri atribuiu o prémio à Imprensa Nacional-Casa da Moeda e ao Grupo Águas de Portugal. Na categoria Spread the Ethics, o galardão foi entregue à Colep, Consumer Products Portugal. Foi ainda atribuída uma Menção Honrosa, na categoria Excellent Performance, à YKK PORTUGAL.