Confirmino: Sempre ao seu lado
Presente no mercado nacional há quatro anos, a ConFirmino tem vindo a impor novas formas de trabalhar, no setor da construção civil, inovando, elevando a qualidade e prestação perante o cliente. Estabelecendo parcerias com o intuito de prestar serviços de elevada qualidade e profissionalismo, Diogo Firmino assume, perante os seus clientes, que vai estar sempre ao seu lado. Conheça a ConFirmino através da entrevista ao seu CEO, Diogo Firmino.
Constituída em 2015, a ConFirmino trilhou um caminho de sucesso sustentado em pilares de inovação e criatividade. Refira as motivações e objetivos que o levaram a criar a sua empresa.
A Confirmino teve, essencialmente, por base os princípios vividos na era da sua criação, uma época de crise na construção e dos setores adjacentes. Na altura em que terminei a licenciatura em Engenharia Civil, a procura de profissionais com estas qualificações era diminuta ao nível nacional e, ao nível internacional, as propostas apresentadas não eram satisfatórias. Através dos estágios voluntários e curriculares que fui realizando, cheguei à conclusão que praticamente não existiam empresas na região que prestassem um serviço completo de licenciamento ou execução com acompanhamento personalizado do cliente e da obra, ou seja, que respondesse ao seu cliente em tudo o que ele necessitava na fase de projeto e, posteriormente, em fase de obra, a um preço justo e acessível. Foram estas as motivações que me levaram a fundar a ConFirmino, bem como os objetivos de prestar ao cliente particular um serviço completo de proximidade e de inovação, de dar resposta e apresentar soluções à medida (de forma quase imediata) e de promover uma relação de proximidade entre a empresa e o cliente. Importa referir que trabalhamos com clientes particulares, pequenas e médias empresas que querem realizar o seu projeto, mas também para empresas do ramo da engenharia e/ou arquitetura que necessitem dos nossos serviços quer de projetos, quer de acompanhamento de obras ou consultadoria.
Especializados em prestar serviços de engenharia civil/construção, em que aspetos se diferenciam das congéneres nacionais?
O que queremos que efetivamente nos diferencie é, sem dúvida, o acompanhamento de proximidade e imediato dos nossos clientes sejam eles particulares ou empresariais. Outro aspeto importante é o facto de darmos todas as respostas que o cliente necessita para a realização do seu projeto ou da sua obra, diminuindo custos e encurtando prazos. O modelo da ConFirmino é muito diferente do da maioria das empresas, uma vez que primamos por trabalhar com uma rede de parceiros. Sendo uma empresa relativamente recente a nossa rede ainda não cobre a totalidade do território nacional, mas é, sem dúvida, nosso objetivo expandi-la. Por isso, aceitamos o envio de currículos e cartas de motivação de empresas/particulares de engenharia, de arquitetura, de projeto e de estudos.
Considera que a formação contínua da equipa é uma das bases para a longevidade e crescimento da ConFirmino?
A pergunta é muito interessante e tem duas palavras que, quanto a mim, definem o sucesso de qualquer empresa: formação e base. A formação é essencial para as empresas e a ConFirmino não é exceção. É, inclusivamente, um objetivo para 2020, a especialização da empresa em matéria de segurança contra incêndios e medidas de autoproteção para edifícios e espaços de 3ª e 4ª categorias de risco. Além da formação contínua nas vertentes diretas de engenharia, também vamos investir neste setor, uma vez que é uma área em que trabalhamos há algum tempo e pretendemos continuar a ser exímios no trabalho que desenvolvemos. Quanto à base, não me refiro à base formativa, que é obviamente importante, mas sim à base pessoal de princípios e valores e se esta base for a correta dificilmente terá insucesso, pelo menos enquanto trabalhador ou parceiro da ConFirmino.
Geograficamente até onde se estende a área de atuação da ConFirmino e quais os mercados abrangidos?
A atividade da ConFirmino desenvolve-se principalmente nos distritos de Portalegre e Évora com a totalidade dos nossos serviços, mas também trabalhamos de Lisboa até ao Algarve. O objetivo é abranger a totalidade do território português com todos os nossos serviços através das parcerias que celebramos. Gosto de todos os projetos em que a Confirmino esteve ou está envolvida, mas, e perdoem-me os restantes, tenho principal gosto em contribuir para o desenvolvimento das pessoas e das empresas do concelho de Sousel, local onde cresci e vivi a maior parte da minha vida. Por isso, contribuir para o seu crescimento e desenvolvimento tem, para mim, especial importância.
Portugal é o destino de eleição para muitos estrangeiros se instalarem. A ConFirmino também abraça essa fatia de mercado?
Obviamente que sim, o objetivo da ConFirmino é o de ajudar a realizar projetos, seja para clientes estrangeiros ou nacionais, como para os portugueses que residem fora de Portugal. É, sem dúvida, um serviço que muito atrai este tipo de clientes, principalmente para quem não está em Portugal e precisa de uma empresa confiável que trate de tudo, desde o projeto à finalização da obra.