Compras online com novas regras em 2021. Saiba o que vai mudar
Os bancos nacionais vão ter de implementar novas alterações da nova diretiva europeia de pagamentos, relativas aos cartões.
Em 2021, vai haver novas regras para o uso de cartão para compras online. Até ao final de 2020, os bancos nacionais vão ter de implementar novos requisitos para que os consumidores consigam realizar estas operações, por causa das novas alterações na diretiva europeia de pagamentos (PSD2, na sigla original).
Segundo o Jornal de Negócios, será necessária uma autenticação através de dois de três elementos ligados ao utilizador, como algo que conhece (palavra-passe, por exemplo), que possui (telemóvel ou outro dispositivo), ou que lhe seja inerente (impressão digital, por exemplo).
Os dados dos cartões de crédito, como o número do cartão, a data de validade ou o código CVV/CVC, deixam de ser considerados como válidos para concluir as compras na internet porque “poderão ser apropriados por terceiros”, segundo o mais recente relatório dos Sistemas de Pagamentos, citado pelo mesmo jornal.
A avaliação do cumprimento destas novas regras caberá à EBA, a Autoridade Bancária Europeia, e ao Banco de Portugal.