Clínica Albano Tomé: A servir o Algarve desde 1968
Esforço, dedicação, trabalho em equipa, aposta na tecnologia e o elevado know-how marcam o sucesso da Clínica Albano Tomé há mais de quatro décadas. Promover uma relação de confiança e empatia com o utente é a prática da equipa, que conta com a tecnologia e os equipamentos mais avançados para prestar um serviço de qualidade na área da imagiologia. Localizada em Portimão, a Clínica Albano Tomé é a referência médica para todo o Barlavento Algarvio, tendo como principal propósito depositar todo o conhecimento da sua equipa médica ao dispor de todos os utentes.
Data de 1968 a fundação da Clínica Albano Tomé, na altura o único consultório médico do barlavento Algarvio, pela mão dos médicos especialistas em Radiologia, Maria Teresa Tomé e Albano Tomé. “À época estava a iniciar a minha formação universitária em medicina, sendo que mais tarde, tirei a especialidade em radiologia. Fiz carreira médica hospitalar como Chefe de Serviço de Radiologia, abri um consultório de ecografia e, ao mesmo tempo, ia prestando apoio na clínica dos meus tios como Especialista em Radiologia”, recorda a diretora clínica, Maria Matilde Vieira.
Durante muito tempo o consultório teve como principal área de intervenção a prestação de meios complementares de diagnostico imagiológico pela radiologia clássica e exames contrastados do trato digestivo e urinário. Foi na década de 80 que se começaram a realizar exames ecográficos obstétricos, únicos no Algarve, iniciando-se uma nova época no espaço clínico.
Nos dias de hoje, a clínica é gerida por Maria Matilde Vieira com o apoio da filha Ana Matilde Vieira, formada em Gestão de Recursos Humanos e Solicitadoria, permanecendo o espaço com a componente familiar bem presente. “Foi em 2009 que assumi a direção da clínica, sempre numa vertente de modernização das técnicas e dos equipamentos. Claro que mantivemos intactas as instalações, mas funcionais, bem como alguns dos gabinetes médicos”, revela a diretora clínica e continua: “A entrada da minha filha foi importante para me ajudar na gestão operacional e logística da clínica. Penso que é uma mais-valia mantermos o contexto familiar, sendo que esta foi a primeira clínica médica de grande impacto nesta região”.
A importância da tecnologia na imagiologia
Durante muitos anos, a radiologia convencional era basicamente o único método viável de diagnóstico médico por imagem. Contudo, a introdução de novos equipamentos e técnicas de diagnóstico, fez com que esta área perdesse algum impacto, no entanto, este continua a ser um método de rastreio e de diagnóstico útil para um grande número de patologias. Nesse sentido, a Clínica Albano Tomé disponibiliza todo o tipo de exames, nomeadamente, radiologia geral digital, ortopantomografia, imagiologia mamária, densitometria óssea, ecografia geral, ecografia obstétrica, ecocardiograma bidimensional, eco doppler dos vasos do pescoço, eco doppler arterial e venoso dos membros inferiores e superiores, eletrocardiograma, holter de 24 horas. Paralelamente, a Clínica tem ainda um contrato de prestação de serviço com a Germano de Sousa na área das análises clínicas.
“O nosso principal objetivo é proporcionar aos nossos pacientes uma larga abrangência de técnicas imagiológicas, tendo sempre como referência a evolução da medicina nesta área. Por isso mesmo, algumas das últimas técnicas que introduzimos foi a endoscopia digestiva alta e baixa e a gastroenterologia, esta última contamos com o apoio de uma equipa altamente especializada responsável pela realização desses exames”, refere a médica Maria Matilde Vieira e acrescenta: “Com o alargamento da ecografia a diferentes ramos da medicina, estabelecemos um protocolo com uma médica de Lisboa, que a cada duas semanas realiza o exame de eco doppler na nossa clínica, uma das áreas com grandes fragilidades no Algarve, devido à falta de profissionais especializados”.
Mais recentemente, a Clínica Albano Tomé adquiriu um equipamento de T.A.C. (Tomografia Axial Computorizada), alargando assim ainda mais a sua área de intervenção.
Para facilitar o contato com o paciente, a Clínica Albano Tomé disponibiliza uma aplicação onde o utente pode marcar os seus exames, bem como fazer a consulta dos mesmos e aceder aos relatórios médicos, proporcionando um serviço mais rápido e próximo.
A medicina no Algarve
Com uma área de intervenção que abrange todo o Barlavento Algarvio e algumas zonas do Baixo Alentejo, a Clínica Albano Tomé é uma referência na área da imagiologia nesta região, que todos os dias enfrenta grandes desafios no que à saúde diz respeito.
“A nossa presença é deveras importante para a população, que deste modo vê as suas necessidades respondidas na área da imagiologia. Contudo, o Algarve continua a ser encarado como um destino de férias e não como um local para se fazer carreira e estabelecer, e esse é um dos grandes desafios para esta região, ou seja, a fixação de profissionais especializados. Por outro lado, enfrentamos a morosidade dos processos burocráticos, a demora no alargamento das convenções já existentes com o Serviço Nacional de Saúde, e tudo isso condiciona a prestação dos cuidados de saúde às populações”, salienta Ana Matilde Vieira. “Este é um ramo de atividade com muitas complicações, devido à concorrência, à fiscalização e às mudanças constantes de legislação”, completa.
Olhar o futuro
Surgindo como uma referência na área da medicina e imagiologia do Barlavento Algarvio, a Clínica Albano Tomé irá continuar a demarcar-se pela excelência, confiança e profissionalismo junto das populações, salvaguardando desse modo que o Algarve não é esquecido numa área tão crucial como a medicina e o diagnóstico. “Iremos continuar a primar pela qualidade da nossa equipa e do nosso serviço, esse é o nosso principal foco. Claro que no futuro gostaríamos ainda de alargar os nossos serviços, com a aquisição de um equipamento de ressonância, uma das áreas em falta, mas penso que ainda há um longo caminho a percorrer”, termina Ana Matilde Vieira.