CA Vida: proximidade e confiança, caminho para o sucesso

António Castanho, presidente do Conselho de Administração Executivo

Com 20 anos de experiência no mercado segurador, a CA Vida nasce para complementar o Grupo CA no desenvolvimento do negócio da banca de seguros. A Revista Business Portugal esteve à conversa com António Castanho, presidente do Conselho de Administração da CA Vida, que nos apresentou o contexto onde está inserida a seguradora, os seus valores e a estratégia.

A CA Vida é uma das maiores seguradoras do mercado nacional. Evoluiu, cresceu e mudou, sem deixar os valores de proximidade, confiança e simplicidade. Desde 1998, que a atuação do Grupo CA centra-se no customer experience, o que conduziu ao investimento direcionado para o desenvolvimento de produtos, na qualidade do serviço prestado e na proximidade com os clientes.

Os valores e a cultura do Grupo Crédito Agrícola fazem da CA Vida uma Seguradora Vida feita de pessoas para pessoas.

A CA Vida nasceu para responder eficientemente às necessidades de proteção dos clientes do Grupo Crédito Agrícola atualmente, com mais de 1.6 milhões de clientes e associados. O canal de distribuição está assente exclusivamente na rede de retalho do Crédito Agrícola, com forte abrangência nacional e concentração nas zonas menos urbanas. Garantem que, conjuntamente com as 663 agências bancárias, conquistam os clientes Crédito Agrícola, contando atualmente com cerca de 230 mil, distribuídos pelos seguros vida, seguros de capitalização e fundos de pensões.

Os seguros respondem aos imprevistos e porque a CA Vida partilha desta visão, assume-se perante os clientes como protetores das suas famílias.

No nosso dia-a-dia, estamos sujeitos a demasiados imprevistos. É, por isso, que os seguros de vida são fundamentais na vida dos portugueses: foram concebidos para proteger o futuro e garantir que perante um drama de perda de um elemento familiar, as famílias conseguem responder às suas responsabilidades financeiras, manter e assegurar o nível de vida, garantir a educação e o futuro dos seus filhos. Desta forma, a CA Vida responde com produtos diferenciadores como por exemplo: o seguro de vida CA Mulher que perante o diagnóstico de uma doença oncológica feminina (cancro da mama ou ginecológico), indemnizam a cliente em 100% do capital escolhido, para que possa, no momento em mais necessita, aceder aos tratamentos mais convenientes ou simplesmente melhorar o seu bem-estar.

A seguradora tem, naturalmente, produtos que se ajustam às diversas modalidades de crédito concedidas, mas também produtos pensados para a família, em que para além das coberturas de morte e invalidez, dispõe também de proteção em situações de internamento, intervenção cirúrgica e doenças graves. De forma sucinta, oferecem soluções completas, em que o cliente tem a total flexibilidade na escolha das coberturas que mais se ajustam ao seu perfil de vida e de preocupações.

Para além do segmento particulares, onde se centra a maioria da carteira de clientes, a CA Vida dispõe também de soluções para o tecido empresarial aos vários níveis: grandes, médias e pequenas empresas. Naturalmente, pelo mercado onde o Grupo Crédito Agrícola atua, o segmento das pequenas e médias empresas é o que se mais destaca. A atividade da CA Vida compreende ainda os seguros de capitalização e a comercialização de fundos de pensões.

Prémio líder de Satisfação do Cliente, pelo 2º ano consecutivo

A CA Vida foi reconhecida pelos clientes, pelo 2º ano consecutivo no Ramo Vida, como Empresa Líder no Índice Nacional de Satisfação do cliente no European Consumer Satisfaction (ECSI) Portugal 2018.

António Castanho refere que “este é um prémio que traduz a mudança estrutural dos últimos 5 anos. Simplificar, ver o ponto de vista de quem faz o negócio, com o mínimo de interações possíveis com o cliente, procurando responder rapidamente e sem complicações.”

O Presidente do Conselho de Administração da CA Vida realça ainda que “no processo beneficiamos de uma ajuda essencial e o prémio é destas pessoas, as que estão nas caixas agrícolas, nas agências, no atendimento ao cliente. Estes são os principais vencedores, nós acabamos por estar na retaguarda, criando condições para que os nossos colaboradores nas agências possam tratar dos temas de forma clara e célebre, sem eles não era possível.”

Expectante, acredita que “a expressividade da CA Vida aumente significativamente, tanto no sector segurador como no seio do Grupo Crédito Agrícola, no qual ainda existe uma grande margem de crescimento, principalmente no segmento empresas e nas novas gerações. Prevê-se que nos próximos anos, o grupo reforce a sua carteira de clientes ao nível empresarial, a qual tem apoiado e incentivado o desenvolvimento do empreendedorismo no Portugal mais rural. Como também se perspectiva, um rejuvenescimento da carteira, com um aumento significativo das gerações Z e millenials, as quais valorizam cada vez mais a solidez, a proximidade, confiança e credibilidade das instituições com as quais interagem,” refere o administrador.

O trilho para o futuro

A revolução tecnológica na atividade seguradora está a mudar a interação entre clientes e seguradoras, prevendo-se profundas alterações a médio prazo. Seja na contratação dos seguros, na gestão dos sinistros ou na aplicação das poupanças, as seguradoras num futuro próximo vão estar mais interativas com os clientes, tudo há distância de um click.

O CEO indica que “o grande investimento das seguradoras direcciona-se cada vez mais para a prevenção do risco e não para a proteção pós-sinistro. Os seguros atuais tendem a ser substituídos por outros mais próximos do comportamento e estilo de vida de cada cliente. Apoiadas pelos smartphones, pelas redes sociais e pelo IoT seremos capazes de apresentar aos nossos clientes seguros cada vez mais personalizados.”

A seguradora do futuro irá apresentar seguros à medida, a desmaterialização e a automatização irão conduzir à redefinição dos canais de distribuição. “Seremos o que hoje se entende como digitais e iremos proporcionar aos nossos clientes uma experiência omnichannel. Ou seja, estaremos onde o cliente necessitar, de forma personalizada, próxima e humana. No mercado em que a CA Vida atua a humanização e o contacto pessoal é fundamental, e nesse sentido estamos conscientes dos limites que temos que ter presentes para evitar excessos na robotização na relação com os clientes”, conta António Castanho.

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