Brindes ecológicos como estratégia de Marketing Verde
A sustentabilidade e o ambientalismo estão na ordem do dia. A Terra atravessa uma crise climática sem precedentes e todos somos poucos para fazer face a esta emergência.
As empresas têm-se vindo a adaptar a essa realidade, procurando, ao mesmo tempo, interpretar aquilo que o seu público-alvo também quer: um planeta mais verde. Tanto a nível de práticas como de discurso, é neste contexto que emerge o Marketing Verde.
Marketing Verde: o que é?
E o que é exatamente o Marketing Verde? É uma estratégia para vender serviços e produtos sublinhando as suas vantagens ambientais e ecológicas. É também conhecido como marketing sustentável, eco-marketing e marketing ambiental. Mas o Marketing Verde não é apenas um slogan.
Implica a adoção real de boas práticas em todos as estruturas e níveis da empresa, com processos sensíveis a fatores ambientais, mas também sociais, culturais e económicos. É – acima de tudo – uma política de empresa.
Um bom exemplo de uma boa prática de Marketing Verde é o dado pelas empresas que produzem determinado serviço ou produto com baixas emissões de carbono, os que têm produtos fabricados a partir de matérias-primas locais, adquiridas a produtores locais através de preço justo ou os que utilizam embalagens com materiais reciclados.
Noutra dimensão, existem também empresas que doam parte dos seus lucros para a promoção de iniciativas ambientais. Um bom exemplo dessa prática é o das empresas que prometem plantar uma árvore por cada produto vendido. Mas mais do que o posicionamento, importam as práticas.
E uma empresa para ser verdadeiramente verde tem de ser sustentável, responsável e consciente sob pena de ser acusada de greenwashing. Tem de ser, em resumo:
- Economicamente viável;
- Ambientalmente sustentável;
- Preconizadora dos 4Ss (Segurança, Sustentabilidade, Satisfação ao cliente e Aceitação Social) e dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar);
Brindes ecológicos para empresas: uma estratégia “eco-marketing”
Uma forma de começar a implementar uma estratégia de Marketing Verde, é através dos brindes personalizados ecológicos. Sabemos como os brindes corporativos são um excelente veículo para fomentar o relacionamento entre empresas e clientes, fornecedores e colaboradores. Este tipo de brindes ecológicos reforçam a ligação entre a marca e o seu público-alvo.
Num mundo cada vez mais consciente quanto à questão ambiental, pensar em brindes ecológicos para empresas é uma ideia vencedora por si só.
Os brindes ecológicos permitem, por um lado, estimular a relação com clientes e/ou colaboradores e por outo ajudar o planeta.
Certo, mas então que tipo de brindes ecológicos para empresas existem? Vale a pena conhecer esta lista.
Tipos de brindes personalizados ecológicos
Cadernos reciclados
Os cadernos são utilizados todos os dias, a toda a hora. Notas, pensamentos, em casa e no trabalho – são artigos sempre úteis. Ter cadernos feitos com material reciclado é importante face ao ciclo de vida curto destes produtos.
Canetas ecológicas
As esferográficas são um acessório básico. Como brindes ecológicos funcionam muito bem. Permitem escrever, mas também veicular o nome da marca em reuniões. Como são itens de curta duração, devem ser usados materiais como o cartão reciclado ou o bambu. É evidente que numa caneta há sempre elementos não ecológicos – como a tinta ou acessórios de plástico ou metal. Contudo, ao usar-se um produto maioritariamente ecológico já se está a fazer um grande avanço.
Pen drives de madeira
As pens USB são artigos muito práticos para arquivar documentos ou transferi-los de dispositivo para dispositivo. Podem ter o logotipo ou o slogan da marca de uma forma elegante, mas visível.
Sacos de pano
Os sacos de pano são, mais do que brindes personalizados ecológicos, um verdadeiro ícone da moda. Pela estética e pela funcionalidade, este acessório ganha pontos e as marcas estão cientes disso. Por isso, são dos brindes personalizados ecológicos mais requisitados do mercado. Para além da diversidade de materiais (algodão, juta, bambu) são altamente customizáveis a nível de motivos criativos.
Garrafas reutilizáveis
Temos de dizer não ao plástico. Principalmente aos plásticos descartáveis de uso único. As garrafas com materiais reutilizáveis são um dos artigos mais usados no mundo. Os materiais variam de vidro, para metal ou mesmo em plásticos reciclados como o RPET. Há também garrafas que são fabricadas com cascas de café, fibra de arroz, bambu ou cortiça.
Caneca Ecológica
As canecas são produtos vencedores. Canecas como brindes personalizados económicos permitem responder a uma necessidade prática, sendo também excelentes veículos para passar a mensagem. Há canecas ecológicas fabricadas em plástico verde e com materiais reciclados. Um brinde ao ambiente e ao Marketing Verde!