Benfica aproxima-se dos adeptos ao investir na transformação digital com a Salesforce
- As soluções cloud da Salesforce estão a transformar a forma como o Benfica faz negócios e se envolve e comunica com os seus Sócios e Adeptos.
- Recorrendo à tecnologia da Salesforce, o Sport Lisboa e Benfica passa agora a contar com uma visão 360 dos clientes, através do desenvolvimento de uma base de conhecimento centralizada e acessível a partir de qualquer ponto de serviço, e a implementação de uma estratégia de campanhas e comunicações entre canais, personalizada para cada cliente.
Lisboa, 17 de março de 2021 – A Salesforce, empresa tecnológica multinacional líder em Customer Relationship Management (CRM), anuncia que o Sport Lisboa e Benfica está a utilizar a sua tecnologia para tirar um maior partido das suas ferramentas digitais na comunicação e envolvimento com os seus Sócios e Adeptos.
Com o objetivo de reforçar a otimização digital, o Benfica pretendia obter uma visão 360, tanto no domínio B2C como B2B, e construir uma base de conhecimento centralizada que pudesse ser acessível a partir de qualquer ponto de serviço, desde lojas, bilheteiras, escolas de futebol, website, aplicação móvel, Casas do Benfica, entre outros. O clube pretendia ainda implementar uma solução de segmentação/automação de marketing que desse resposta a todas as fontes de informação disponíveis, bem como uma solução de comunicação omnicanal em tempo real, e que suportasse também o formato de campanhas de comunicação.
Com acesso a um vasto conjunto de soluções cloud da Salesforce – Sales, Service, Digital Engagement, Platform, Marketing, Mulesoft, Premier Success Plan e Professional Services, o Benfica está assim a transformar a forma como faz negócios, com o objetivo de proporcionar um nível de serviço padrão para todos os Benfiquistas, em vários pontos de contacto online e offline do clube, tornando a jornada do cliente mais rápida e fácil do que nunca. Com a Salesforce, a operação de TI está a ser transferida para o negócio, facultando uma maior autonomia ao Departamento de Marketing, com o objetivo de facultar uma experiência de classe mundial no estádio, para os fãs em dia dos jogos, e para parceiros empresariais que pretendam realizar ali os seus eventos.
A Step Ahead Consulting, parceiro de referência da Salesforce em Portugal com mais de 200 implementações realizadas ao longo dos últimos dez anos, foi a empresa selecionada pelo Benfica para a implementação deste projeto que visa otimizar a jornada de transformação digital do clube.
“A otimização digital é a chave para o conhecimento do Universo Benfica, para a rentabilização do investimento já realizado, e para a geração de novas receitas.”, explica João Copeto, CIO do Sport Lisboa e Benfica.
“Os grandes clubes de futebol em todo o mundo têm atualmente o desafio de ficarem a conhecer profundamente os seus fãs para conseguirem comunicar de forma personalizada, e também conseguir levar o nome da sua marca a todo o mundo. O Sport Lisboa e Benfica não é exceção e, com as soluções da Salesforce está a levar o seu sucesso para além das quatro linhas do campo, na sua jornada de transformação digital”, afirma Fernando Braz, Portugal Country Leader da Salesforce.
O Benfica junta-se assim a um grupo crescente de organizações desportivas de topo que utilizam a tecnologia da Salesforce para transformar a jornada dos seus clientes – valorizando a sua marca, aumentando as receitas de patrocínios e serviços, reduzindo cargas de trabalho, melhorando a experiência dos adeptos e proporcionando mais oportunidades para interagirem com o clube.
Desta forma, o clube irá tirar partido de melhorias reportadas por outras marcas de desporto que utilizam a tecnologia da Salesforce, e que incluem um aumento nas receitas de contacto de atendimento ao cliente; um aumento na taxa de retenção de adeptos; e receitas adicionais de bilhetes para a época.