Be and Care, o mercado digital de cuidados pessoais e beleza

A Be and Care é uma loja online que se destaca pela sua vasta gama de produtos cosméticos e suplementos alimentares de marcas mundialmente reconhecidas e pela excelência no atendimento personalizado e aconselhamento ao cliente. Em conversa com Vera Silva, Founder e Owner da Be and Care, foram explorados todos os segredos para consolidar uma reputação duradoura no setor da cosmética.

 

Vera Silva, Founder e Owner

 

 

Vera Silva, natural da Beira Interior, Viseu, vive no Porto desde os 18 anos, desde que iniciou os estudos em Farmácia, é um exemplo notável no mundo empresarial e na criação de uma marca bem-sucedida.

Fundou a sua empresa, em 2009, apenas com 23 anos, criando o seu primeiro negócio – uma parafarmácia de venda ao público.

Simultaneamente, nesse mesmo ano, assume a responsabilidade técnica de mais quatro parafarmácias, onde foi responsável pela formação da equipa e pelas compras, durante quase dez anos. Este percurso permitiu adquirir um vasto conhecimento na área da cosmética e produtos de bem-estar, muito útil para o projeto que se seguia, o mundo do e-commerce.

Frequentou, durante a noite, o mestrado em Gestão e Economia em Serviços de Saúde, na Faculdade de Economia do Porto. Com novas ideias e oportunidades e um pensamento de desejar fazer algo diferente, juntamente com a exaustão proveniente da constante interação e comunicação com os clientes, desgaste emocional e da gestão de várias pessoas, tomou a decisão de reduzir o seu envolvimento nas parafarmácias físicas, alcançando uma abordagem profissional mais equilibrada e uma motivação emocional mais distinta.

Foi então que decidiu estudar e projetar globalmente todo o conhecimento e experiência adquirida ao longo destes anos iniciando o seu percurso na internacionalização online.

Fundada em 2015, a Be and Care, surge da necessidade e vontade pessoal de evoluir e crescer profissionalmente. Este momento coincide com a altura em que o e-commerce “cosmético” começa a dar os primeiros passos em Portugal, porém dada a acumulação de vários empregos, apenas em 2019, encara o negócio da Be and Care como fulcral, abandonando assim todos os locais físicos onde trabalhava.

 

O crescimento continuo

Desde 2019 que a Be and Care cresce, de forma sistemática e sólida. Em 2020 atingiu o seu primeiro um milhão de faturação, duplicando esse valor em 2021.

Em 2022, este crescimento não foi tão significativo, em consequência da limitação geográfica de vendas de duas marcas com grande peso na faturação da empresa, atingindo apenas um crescimento de 7%.  Este impacto menos positivo foi visto como uma nova oportunidade de se redefinir e aumentar o seu portfólio com marcas que rapidamente colmataram esta queda.

Em 2023, a Be and Care alcançou uns notáveis 84% de crescimento, face ao ano anterior, refletindo o esforço e dedicação da empresária, que se dedica de corpo e alma à sua empresa.

 

 

 

 

Autenticidade e qualidade

Atualmente, a Be and Care oferece uma variedade de produtos de cuidados pessoais e beleza, estando presente em praticamente todos os países do mundo, um marco importantíssimo para qualquer empresa. Os produtos estão anunciados no site beandcare.com e em alguns marketplaces, tornando-os acessíveis a qualquer consumidor, em qualquer parte do mundo.

Todas as marcas vendidas no site são originais e autênticas, sendo compradas diretamente aos distribuidores oficiais que representam estas marcas no mercado Ibérico.

As marcas disponíveis no site são cuidadosamente eleitas através de um estudo de mercado personalizado, extremamente rigoroso e diferenciado. Este estudo reflete as preferências dos consumidores, garantindo assim, que a Be and Care ofereça uma seleção de produtos alinhada com o mercado da cosmética em que está inserida. Esta procura recorrente pela melhoria constante demonstra todo o trabalho efetuado para atender as necessidades dos clientes e os mais altos padrões de qualidade.

Nem sempre ter o catálogo muito vasto é o melhor, mas sim ter um catálogo que atenda às necessidades da maioria dos consumidores, torna-se uma aposta mais segura.

 

 

 

 

Uma equipa de sucesso

Para além dos estudos de mercado e todas as estratégias utilizadas para um serviço de qualidade, a equipa da Be and Care está sistematicamente em atualização, tendo como objetivo apresentar uma face autêntica aos consumidores, destacando o espírito jovem presente.

Como qualquer empresa de sucesso, adapta-se ao que a concorrência oferece, contudo agrega uma abordagem pessoal única, o que proporciona uma experiência genuína. A missão desta empresa e da equipa adjacente, não é apenas fazer transições comerciais, mas sim ajudar os seus clientes, não descurando a valorização que as marcas vendidas possuem e que tem de ser respeitada.

A equipa da Be and Care é constituída por dez pessoas a tempo inteiro formando um grupo multifacetado e promissor, que não tem medo de arregaçar as mangas e aceitar os desafios e objetivos propostos pela empresária, com a sua visão empreendedora. É uma equipa inovadora e tem vontade de fazer diferente, sendo um pilar na empresa e no crescimento contínuo que tem apresentado.

Para o mês de março, projetam-se novidades no site a nível estrutural, de modo que a performance do mesmo seja melhorada a nível técnico e funcional, estabelecendo-se assim uma nova etapa para a Be and Care.

A componente humana e pessoal estará bem presente na partilha de informação e conhecimento, de forma a que os visitantes se sintam na sua farmácia, onde são aconselhados e todas as dúvidas são esclarecidas.

Para além de tudo isto, a equipa desta empresa ainda enfatiza, todos os dias, o papel relevante do Costumer Care, contribuindo para uma boa experiência geral do cliente desde o momento em que “entra” na loja até à entrega dos produtos, transformando assim todo esse esforço no elevado feedback positivo que a empresa tem, tanto a nível de entrega, como nas opções de compras válidas.

 

 

 

Desafios e oportunidades

Tal como todas as áreas comerciais, o setor da cosmética apresenta desafios inerentes. A logística, recursos humanos, a gestão pessoal, limitações geográficas na comercialização de produtos, imprevisibilidade de mercado e o elevado e rápido crescimento da empresa são obstáculos que, muitas das vezes, complicam o processo, visto que o sucesso também traz algumas adversidades. Contudo a Be and Care encara os desafios de frente, não os considerando obstáculos, mas oportunidades para aprimorar os seus processos e desempenho.

Consciente dos desafios logísticos, a Be and Care busca constantemente otimizar a sua cadeia de transportadoras, adotando práticas eficientes que assegurem uma entrega ágil e segura dos seus produtos. A escassez de recursos humanos é encarada como uma oportunidade para investir na formação e valorização da sua equipa, promovendo um ambiente de trabalho colaborativo e motivador. A gestão das pessoas é cada vez mais vista, pela empresa, como um pilar fundamental. O crescimento da empresa, embora desafiador, porque traz consigo diversos problemas distintos, é visto como uma chance de expansão e consolidação no mercado global.

Assim, o compromisso com a excelência e uma visão positiva de que tudo passa e de que todos os problemas têm solução, são elementos essenciais que impulsionam o sucesso duradouro da Be and Care no setor de atividade competitivo que é a cosmética e beleza.

 

 

 

 

O reconhecimento merecido

A Be and Care foi distinguida com o prestigiado prémio de “Marca Recomendada”, um reconhecimento reservado às marcas que alcançaram uma performance excecional no decorrer do ano de 2023. Esta distinção baseia-se exclusivamente nas avaliações dos consumidores, evidenciando o compromisso contínuo da empresa com o atendimento ao cliente eficaz e a primazia nos serviços oferecidos pela mesma. Esta gratificação foi recebida com imensa alegria e regozijo, representando não apenas um reconhecimento externo do esforço incansável que a empresa desenvolve para suprir todas as necessidades do cliente e todos os seus desejos. Este prémio reflete o orgulho e dedicação da Be and Care de superar consistentemente as expectativas do mercado, reforçando ainda mais a sua posição como uma empresa de destaque nesta área de cuidados pessoais.

Uma visão do futuro

Já para o futuro, Vera Silva, prevê uma maior aposta no website da empresa, Beandcare.com, tornando-o mais atrativo e funcional à vista do consumidor esteja ele onde estiver.

A CEO também planeia, numa linha de tempo, de aproximadamente, três anos, expandir as fronteiras da empresa, criando filiais fora de Portugal. Esta iniciativa visa facilitar o processo logístico global, desde os processos de distribuição até aos envios e entregas.

Prevê-se um crescimento na ordem dos 30% em 2024, sendo os primeiros dois meses do ano promissores nesse sentido.

Estas iniciativas estratégicas retratam a visão proativa de Vera Silva em posicionar a Be and Care para o alcance de cada vez mais objetivos e vitórias.

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