António Mendonça analisa impacto da crise política na economia portuguesa
No almoço-debate do International Club of Portugal, o Bastonário da Ordem dos Economistas, António Mendonça, abordou os desafios económicos de Portugal face à recente crise política. Apesar da resiliência demonstrada, o Professor António alertou para possíveis impactos negativos na confiança dos agentes económicos e sublinhou a necessidade de reformas estruturais.
Na última quarta-feira (22 de novembro), o Sheraton Lisboa Hotel & Spa sediou mais um evento do International Club of Portugal, com o almoço-debate intitulado “Portugal e os desafios do presente: o papel dos Economistas”. O Professor António Mendonça, Bastonário da Ordem dos Economistas e presidente da CNOP (Conselho Nacional das Ordens Profissionais), foi o orador convidado.
Em relação à atual crise política e as suas possíveis consequências na economia portuguesa, o Professor António expressou a sua esperança de que não tenha um impacto significativo. Destacou ainda a resiliência da economia portuguesa, que, apesar das crises políticas, continua a se sustentar. No entanto, reconheceu o potencial impacto negativo na confiança dos agentes económicos, empresas, famílias e no funcionamento do Estado. O relacionamento externo, especialmente com as instituições europeias, também poderia ser afetado, levando a possíveis atrasos em decisões críticas.
Ao responder à segunda pergunta sobre os comentários de Paul Krugman, que descreveu a economia portuguesa como um “milagre económico”, o Bastonário enfatizou a performance positiva recente, com crescimento acima da média europeia nos últimos dois anos. No entanto, o Professor António também ressaltou a importância de olhar para além do curto prazo, destacando a necessidade de reformas estruturais, particularmente na administração pública. O Bastonário apontou para a importância de um pacto de regimento entre os agentes políticos para garantir estabilidade política e institucional, e defendeu a convergência entre os atores políticos, económicos e sociais para estabelecer as bases para um crescimento sustentável.
Vale a pena mencionar que o International Club of Portugal realizará outro almoço-debate a 7 de dezembro, no Sheraton Lisboa Hotel & Spa. O Coronel Manuel Pedroso Marques, antigo presidente da RTP e da Lusa, será o orador convidado, abordando o tema “Portugal – Novas Oportunidades”.