A justiça não é uma questão de género
A PJM Advogados disponibiliza serviços jurídicos em várias áreas do Direito, valorizando sempre um serviço de excelência, como nos confidencia a Advogada Patrícia Monteiro, em entrevista à Revista Business Portugal.
–
A PJM Advogados apresenta-se como uma equipa que tem na sua essência o exercício rigoroso, ético e profissional da advocacia. Quais têm sido os principais desafios e mudanças, nomeadamente para a mulher empresária?
Verifica-se cada vez mais uma mudança na área jurídica e na prática da advocacia em nome individual. Atualmente é salvo melhor opinião, é muito difícil prestar um serviço de excelência sozinha. Necessitamos cada vez mais do apoio de uma área de comunicação/ secretariado dos jovens juristas e dos colegas mais experientes. Os clientes estão cada vez mais exigentes e quase exigem de nós uma resposta “na hora”!
–
Por esse motivo é muito importante saber trabalhar em pareceria com outros técnicos e profissionais essenciais à boa prática forense como sejam por exemplo quando se trate de:
– matéria das obrigações no âmbito, por exemplo, dos contratos na área das Conservatórias/ Notários/ Municípios/ Serviços de Finanças;
– matéria fiscal, comercial, insolvências na área da contabilidade, TOCs/ROCs;
-matéria de urbanismo: Arquitectos/ Engenheiros/ Topógrafos;
– matéria do direito da Família e menores, na área da terapia pedopsiquiatra/ psicólogos / assistentes sociais (…)
– matéria da saúde, na área de perícias médicas.
Os principais desafios têm sido ajustar competências e não competir com outros colegas ou profissionais. No escritório somos, maioritariamente, mulheres. Não faz diferença se o assunto é tratado hoje por um profissional homem ou mulher penso que o cliente destes novos tempos necessita se ser “ouvido” para poder ser esclarecido independentemente do género do advogado que o recebe!
–
Recorrendo aos vossos serviços jurídicos, em várias áreas do direito, o cliente encontra soluções personalizadas. Sendo o direito uma área que atua em vários campos, que serviços podemos encontrar na PJM Advogados?
Para nós é importante tentar solucionar o processo que traz o cliente até ao nosso escritório tentando proporcionar-lhe um bom acolhimento, enquadrando-o juridicamente nas diversas áreas do direito, como sejam, desde a prática de atos notariais, ao direito administrativo, ao direito comercial/ laboral / insolvência, ao direito contraordenacional/ penal, ao direito dos estrangeiros, ao direito da família/ sucessões, ao direito das obrigações/ contratos, aos direitos reais e ao direito do urbanismo.
–
A PJM Advogados prima pela diferença e otimização dos serviços, com um atendimento mais próximo, respondendo às necessidades da sociedade atual. Atualmente, como mulher é mais difícil exercer a profissão?
Existem muitas clientes nossas, mulheres, que nos procuraram especificamente porque, na sua visão, ter advogadas mulheres sentem-se com mais empatia e compreensão para lutar pelos seus direitos. No entanto, não valorizo a questão do género na advocacia. Vejo sim profissionais que exercem uma boa prática, e como em todas as áreas, existem melhores e piores atuações.
–
2020 foi um ano desafiante, mas que veio sublinhar as características diferenciadoras da mulher em cargos de liderança, que as empresas mais procuram atualmente. 2021 será uma oportunidade para a consolidação da mulher em cargos de liderança?
2020 foi o ano que nos colocou, a todos, à prova especialmente por não sabermos se amanhã seremos nós ou não “os infetados” e que tudo pára na vida que estamos habituados a ter. Perante o medo de acontecer um simples descuido nunca foi tão necessário o recurso ao advogado para tirar desde uma simples dúvida, desde a ida ao serviço de finanças (como fazer, não consigo marcar, não sei como ter acesso) até aos famosos processos de despedimento colectivo! Maioritariamente, a nossa sociedade não estava preparada para este novo cenário, mais digital, nem com recursos suficientes. Também não se esperava o encerramento das atividades comerciais de forma abrupta e por tempo indeterminado e os consequentes apoios do Estado. Ora perante tanta informação e consequente incerteza, só os profissionais atentos, focados, determinados e com agilidade e organização se conseguem destacar e fazer a diferença, na altura de dar uma resposta ao cliente. É a dedicação, o acompanhamento e o empenho que consideramos dar uma mais-valia a quem nos procura!
–
–
Alameda da Guia, Edifício Oceano,
nr. 124-A. 2750-368 Cascais
Telefone: (+351) 214 604 283 / Telemóvel (+351) 915 276 878
geral@pjmadvogados.com
www.pjmadvogados.com