“A história dos nossos clientes é a nossa história”
Ana Rocha, Gestora de Marketing da JPVA – João Passos & Vítor Andrade, em entrevista à Revista Business Portugal.
Criar empatia, fortalecer relações, construir pontes e desenvolver a confiança são na visão de Ana Rocha, a chave para o sucesso da JPVA – João Passos & Vítor Andrade ao longo destes 12 anos. Em entrevista à Revista Business Portugal, a Gestora de Marketing apresenta-nos uma equipa “multilingue e que mostra o que de melhor o nosso país tem”.
A JPVA é uma agência imobiliária premiada a nível nacional e internacional com inúmeros prémios ao longos de mais de 10 anos de atividade. O sucesso deve-se a uma equipa com inúmeras valências e paixão pelo que faz?
Realmente, a paixão é a base de tudo o que fazemos. É ela que nos move e que nos mantém focados. Ao longo dos anos aprimorámos um serviço transversal, de montante a jusante da compra, venda e arrendamento de um bem imóvel. Num meio altamente concorrencial, é esse serviço de excelência que nos distingue, e o amor que pomos em tudo o que fazemos. Os resultados e os prémios são apenas uma consequência disso. Porque o negócio imobiliário é de pessoas para pessoas, e o melhor reconhecimento são clientes satisfeitos, que regressam e que nos referenciam às suas pessoas de confiança. Porque a confiança é a base da nossa relação.
Trabalhar no sector imobiliário requer muita responsabilidade porque se trata de um grande investimento e se contribui para a qualidade de vida dos clientes. Trabalhar todos os ângulos de um negócio facilita o processo?
O nosso lema, “Homes for Everyone”, representa precisamente a diversidade de negócios que a nossa equipa trabalha. De Lisboa a Mafra, de Sintra a Setúbal, de Cascais a Almada, estamos presentes em toda a área metropolitana de Lisboa. Ajudamos clientes que precisam de comprar ou vender imóveis de algumas dezenas de milhares de euros até imóveis de vários milhões de euros, sempre com a mesma dedicação e profissionalismo. Temos clientes que arrendam lugares de estacionamento e clientes que arrendam moradias, apartamentos de luxo ou quintas. E não descuramos o mercado comercial, tendo já ajudado dezenas e dezenas de clientes nesta área do imobiliário. Desta forma, os nossos clientes sabem que podem contar sempre connosco, qualquer que seja o negócio que têm em mãos.
Ter uma equipa focada em preencher lacunas do sector aproveitando nichos na área imobiliária é essencial para ser uma empresa de referência no mercado?
Somos uma equipa variada, e com vivências muito diferentes, o que nos permite celebrar a diversidade dentro e fora da equipa. Estas características permitem-nos abranger um vasto leque de clientes. Criar empatia, fortalecer relações, construir pontes e desenvolver a confiança tem sido o nosso caminho para o sucesso. E, ao longo desse caminho, apercebemo-nos que certos grupos eram marginalizados ou ignorados no que ao mercado imobiliário diz respeito. Foi por essa razão que criámos uma marca, a LisboaPride, que trabalha especificamente o público LGBTI+, mas porque dessa forma podemos entender melhor as suas necessidades específicas, os seus anseios e os seus receios, e dar uma resposta mais adequada, tornando-os visíveis.
A equipa JPVA marca uma forte presença nas redes sociais e dispõe de um site apelativo e completo. Tratar o cliente por Tu é o futuro do sector imobiliário, uma vez que a satisfação do cliente é um cartão de visita?
O principal objetivo da nossa equipa, quando um cliente nos pede ajuda, é o de que esse cliente o seja para a vida. A nossa visão de negócio é de longo prazo, e queremos que os 12 anos já passados representem apenas uma parte da nossa história. O nosso foco não é simplesmente em fazer negócios, é em ajudar os nossos clientes a atingirem os seus objetivos. Estes clientes são a base do nosso negócio e do nosso sucesso, e muitos são até já nossos amigos e parceiros. Porque a história dos nossos clientes, é a nossa história.
Dinamizaram já várias iniciativas de âmbito social, organizando inúmeros eventos e estando ao lado de instituições. É importante, atualmente, demonstrar essa responsabilidade social?
Há uma palavra que para nós é primordial e central ao que fazemos: GRATIDÃO. Somos gratos por acordarmos todos os dias e em pensar que vamos trabalhar. Vamos ajudar pessoas a serem mais felizes. Vamos mudar vidas e realizar sonhos. E, que sortudos, ao mesmo tempo acabamos por realizar os nossos. Para nós sempre foi importante agradecer e retribuir, na medida das nossas possibilidades. Seja apoiando organizações de caridade, seja organizando eventos para crianças carenciadas, seja patrocinando eventos para a comunidade LGBTI+, citando apenas alguns. Sentir que tocamos e melhoramos um pouco a vida de tantas pessoas, enche-nos de orgulho e felicidade. Um sentimento de dever cumprido.
Portugal tem-se destacado nos últimos anos, pela segurança, estabilidade económica e política e pela sua beleza paisagística. De que forma a equipa da JPVA poderá inovar aproveitando todas essas qualidades?
Portugal, na última década, e com especial ênfase nos últimos anos, tornou-se um destino muito apelativo não só para investidores internacionais, como também para particulares que desejam viver num pequeno paraíso. Fruto das qualidades enumeradas na questão, temos tido um grande número de clientes provenientes das mais variadas regiões do mundo: Europa (UK, Alemanha, França), Ásia e Médio Oriente (China, Turquia, Dubai, Paquistão), América do Norte (EUA e Canadá) e América do Sul (Brasil). O facto de sermos uma equipa multilingue, conhecedora da cultura e da história de Lisboa e Portugal, que ama o seu país e que não tem dificuldades em mostrar o que de melhor o nosso país possui, tem-nos permitido desenvolver relações de profunda confiança com estes clientes internacionais. Por essa razão, atualmente o seu peso no nosso negócio é substancial, e o nosso objetivo é continuar a apostar neste mercado no futuro.
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