A excelência nas Tecnologias de Informação
A INFORMANTEM, Informática e Manutenção é uma empresa de referência em Portugal e em vários países dos 4 cantos do mundo. A área de atividade passa por fornecer soluções e serviços de Tecnologias de Informação (TI). Experiência, proximidade, flexibilidade, paixão e entrega são os valores da empresa, refletidos em mais de 20 anos de história. Em entrevista, Pedro Gil, Presidente do Conselho de Administração, falou sobre a empresa, as conquistas e os objetivos/projetos futuros.
A INFORMANTEM, Informática e Manutenção é uma empresa sólida em Portugal. Como surgiu a empresa e qual é o vosso core business?
Nascemos há cerca de 25 anos com apenas 4 profissionais. O nosso objetivo é garantir aos clientes, em conjunto com os principais fabricantes, a manutenção dos seus sistemas de informação core. Atualmente somos mais de 200. Estamos presentes em quatro continentes e atravessamos todo o tipo de desafios.
A Informantem ajuda os seus clientes na transformação do modelo de IT através das competências de e disponibilização de soluções e serviços de Tecnologias de Informação (TI) e de Sistemas de Informação (SI).
É uma empresa competitiva e sólida, que garante conjuntamente com os maiores fabricantes de Hardware e Software, soluções e serviços de Tecnologias de Informação adequados a cada cliente.
A assinatura da nossa marca é “Keep IT Simple”, e é esse o valor que pretendemos levar aos nossos clientes, porque sabemos gerar impacto tornando realidade os desafios dos nossos clientes, permitindo-lhes enfocar no seu negócio, deixando as preocupações da gestão de tecnológica para nós.
Pretendemos mantermo-nos como parceiro de topo na área das Tecnologias de Informação, mas que investe de forma coerente e sustentada; que se diferencia pela simplicidade e agilidade operacional.
A nossa estratégia complementa-se com a rede de alianças estratégicas para as geografias onde estamos presentes; como o caso da HP e HPE, Cisco, Apple, IBM, Lenovo Lexmark, Microsoft, Oracle e Samsung. Estes são os parceiros onde investimento recursos económicos e humanos para obter as melhores certificações.
A INFORMANTEM, Informática e Manutenção possui uma variada oferta de soluções e serviços de TI’s. Descrevam-nos os vossos serviços.
Temos 10 propostas de valor para todos os mercados onde atuamos. Desde logo mantemos as clássicas áreas de TI, parte do DNA e que estiveram na génese do nascimento em 1996. No entanto, como atuamos em mercados com dinâmicas distintas, a proposta comercial é ajustada a cada contexto.
Entendemos os objetivos transformacionais do cliente e habilitamos a evolução dos sistemas de acordo com a estratégia IT gerando impacto a partir da nossa experiência.
Estamos num processo de ajuste organizacional com cinco objetivos: (1) aumentar a proposta de valor nas atuais áreas de intervenção; (2) reforçar as capacidades nas áreas de investimento de mercado; (3) reforçar o crescimento vertical com soluções end-to-end setoriais ou em segmento de competência por exemplo Cibersegurança) , (4) estender o âmbito de atuação às áreas de Consultoria de gestão especializada na concretização de planos de evolução tecnológica e (5) a aposta em setores verticais como por exemplo a saúde, com a criação da QUATRO que tem uma proposta de valor diferenciada para este setor.
Neste sentido, mantemos as tradicionais atividades, mas não menores, ligadas à infraestrutura, evoluímos e transformámos o nosso modelo operacional para lidar com a dinâmica de mercado. Endereçamos os desafios relacionados com a Hiperconvergência, Hybrid Cloud, High Performance Computing, IT Automation e Open IT.
Temos capacidades de prestação de serviços Cloud e Datacenter em Portugal, Angola e Moçambique, complementando as soluções com os principais vendors tecnológicos mundiais. Os serviços incluem a consultoria, implementação e gestão, a implementação de tecnologias e processos assim como a integração de soluções dos parceiros estratégicos nas distintas tipologias de Cloud existentes.
Uma das áreas de atuação muito importante é a implementação de infraestruturas ágeis e adaptáveis com baixo custo para a capacidade incremental computacional. Construímos Datacenters e instalamos Shelters modulares de última geração. Efetuamos a gestão proativa dos Datacenters assegurando a gestão eficaz da complexidade, custo e segurança. Contamos com uma equipa para desenhar e implementar qualquer tipo de solução. Disponibilizamos modelos de serviço de Outsourcing como o Desktop as a Service (DTaaS), Hardware as a Service (HaaS), PC as a Service (PCaaS), Device as a Service (DaaS), Workplace as a Service (WaaS), Software as a Service (Saas) e Printing as a Service (PrtaaS).
Fazem parte da proposta de valor o Apple MDM do qual a somos, para já, o único prestador em Portugal para o mercado B2B.
Ao nível da Segurança da Informação e Cibersegurança, Proposta de valor abrangente que vai desde a recuperação de dados, análise forense até à segurança preventiva. Neste espetro de atuação insere-se a segurança eletrónica, NOC/SOC, Segurança Perimetral; gestão de risco IT/OT e a Identidade Digital.
Complementamos as competências de Consultoria através da experiência comprovada em consultoria ITIL, ITMS, nas normas ISO 27000, ISO 22301 e RGPD.
Damos resposta aos desafios da mobilidade e preparámo-nos para responder ao futuro do IoT através de soluções próprias e de parceiros.
Temos 3 segmentos de mercado predominantes as quais correspondem a 60 por cento da atividade, Banca e Seguros, Saúde e Indústria. Segue-se o setor público com 18 por cento e menos expressivos Telecomunicações e Energia.
Ter mais de 800 clientes em 6 países permite-nos ter indicadores e curiosidades interessantes relativas a 2019, como, na Saúde gerirmos mais 75 mil dispositivos de rede, no setor publico estar presente em mais de 200 clientes, assistindo um parque de mais de 50 mil equipamentos com mais de 18 mil intervenções técnica feitas anualmente.
Estão presentes há mais de 20 anos no mercado. Qual é a vossa área de atuação geográfica? Tanto a nível nacional como internacional.
O crescimento iniciado em 1996 é materializado em 2020 com a presença em mais 5 países para além de Portugal (Brasil, Moçambique, Angola, Cabo Verde e Dubai). O crescimento para além de orgânico aproveitando o mercado, contou também com crescimento inorgânico através de compras ou participações em empresas estratégicas com o objetivo de reforçar a proposta de valor para os nossos clientes.
Focando no ano de 2020, quais são os novos desafios/projetos da INFORMANTEM?
Organizacionalmente, tal como no desporto, atingimos o plateau e se nada fizéssemos estagnávamos. Começamos por reforçar a equipa de Gestão com novas ideias e novas experiências, associado a isso a reformulação da proposta de valor para os mercados onde atuamos.
Ao nível de “alianças” para além de nos focarmos no que é importante e estabelecemos novas nas “Alianças” como aceleradores de crescimento e que nos vão obrigar a adaptar. Estas novas alianças levam-nos para fora da zona de conforto e são encaradas como investimento a médio e longo prazo que deveremos ter concretizado no prazo de 2 anos. Como consequência as competências, quer ao nível das softskills quer técnicas, têm que ser ajustadas a esse novo contexto.
Para dar visibilidade, vamos tentar ter mais presença da marca Informantem que é mais que uma alteração cosmética. Temos muitas competências em áreas singulares de alto valor que temos que divulgar e nas quais pretendemos ser reconhecidos.
Como existe bastante movimento inorgânico, vamos alterar o modelo de Governance Corporativo e de Gestão por forma gerar valor pretendido por estes investimentos.