“A equipa é incrível e reúne experiência, criatividade e paixão”

A Yourspace foi fundada há 14 anos e, desde então, não tem parado de crescer. Apresenta soluções em áreas como a Consultoria de Espaços, Arquitetura, Branding e Design. Em entrevista, a proprietária, Samanta Almeida, falou sobre a união e solidez da equipa.

Samanta Almeida, CEO

 

Licenciada em arquitetura na Universidade Lusíada de Lisboa, descreva o seu percurso profissional, desde o início até ao momento em que decidiu iniciar o seu próprio negócio (Yourspace).

Tive a oportunidade e a sorte de começar o meu percurso profissional nesta área, com 18 anos, no início do 2º ano de faculdade, através de um convite de um professor. Trabalhei um ano e meio no atelier, quando uma colega arquiteta me convidou para uma outra empresa multinacional e aceitei o desafio. Fiquei a trabalhar num part-time que, muitas vezes, acabava por ser full-time.

Quando acabei o curso, o meu professor de Projeto perguntou se eu queria ir trabalhar para ele e eu disse que não, porque gostava muito daquilo que fazia. Na altura, os meus colegas ficaram surpreendidos, mas senti que já não fazia sentido para mim. Ter terminado o curso com a 2ª melhor nota foi uma conquista, por ter conseguido fazê-lo enquanto trabalhava. Acho que sempre me ajudou o facto de, desde muito cedo, ter de coordenar a agenda, conciliando as atividades extracurriculares, as tarefas e o desporto de competição. Isso deu-me uma bagagem de conciliação, organização e capacidade de trabalho. Tenho duas filhas e um enteado e algo que faço questão de lhes incutir é a capacidade de conciliação, gestão de energia e esforço, tendo atividades extracurriculares que lhes acrescentem valores e conhecimento, em muitas outras áreas, somando outras aptidões e dando valor ao trabalho em equipa.

Nesse momento, já trabalhava em desenvolvimento de projetos de escritórios de sedes corporativas, stands de automóveis, implementação de novas agências bancárias, novas imagens de lojas e escritórios na área das telecomunicações. O mercado tinha aberto em várias áreas e muitas estavam no seu boom.

Com 22 anos, recebi outra proposta. Os donos da 3GOffice, convidaram-me para o cargo de Diretora de projeto da empresa, ficando também a fazer parte da direção. Como Diretora de uma empresa multinacional, consegui ter uma outra visão e adquirir muita experiência, fazer trabalhos diversos, em diferentes áreas, ter uma noção de tudo o que uma empresa implica, entre contabilidade, contratos, gestão de recursos, entre outras coisas.

Há 14 anos, nasceu a Yourspace. Eu tinha 30 anos e penso que o “bichinho” do emprendorismo sempre esteve presente, tendo como exemplo o meu pai e a capacidade de trabalho da minha mãe. Nessa altura, estava grávida da minha primeira filha. No primeiro ano, fiquei como Diretora da outra empresa, para dar seguimento e fechar os projetos que tinha em mão, e a trabalhar já na minha. Foi muito importante criar uma empresa que dependesse somente dos valores em que acredito, como a autenticidade, idoneidade, independência, transparência, que estão presentes naquilo que fazemos diariamente. Considero que, para ser empreendedor, também tem de se ter um sentido de autocrítica elevado, capacidade de filtragem e objetividade, porque assumimos o risco, a responsabilidade e, muitas vezes, é um lugar solitário.

 

Explicite o conceito da empresa. Que serviços e mais-valias colocam a dispor dos vossos clientes?

Gostamos de colocar sentido e mensagem em tudo o que fazemos, tal como garantir qualidade em todas as fases do processo, desde o aconselhamento na procura de um espaço, no qual o cliente conta com o nosso conhecimento técnico, sabendo que o representamos na íntegra, até ao seguimento da vivência do espaço já por nós construído, onde podemos estudar e verificar os tipos de espaços e conceitos aplicados. Cada projeto é desenhado à medida da sua organização, inovamos e otimizamos a relação entre a área de negócio, o espaço e as pessoas que o utilizam para um futuro mais sustentável, alinhado às suas necessidades e valores.

Trabalhamos com a equipa interna, a nível de projetos de arquitetura e instalações especiais e recorremos a parceiros de longa data, como sub-empreiteiros de especialidades, e fazendo somente os trabalhos que conseguimos dar resposta. Assim, conseguimos garantir a qualidade e cumprimento do prazo integral. Temos serviços de Consultoria de Espaços, Arquitetura de Exteriores e Interiores, projetos de Engenharia, Branding e Design, Sustentabilidade e Bem-Estar, Gestão de Processos Completos, Gestão e Fiscalização de obras, Supervisão e Fornecimento de Mobiliário e Equipamentos.

Dá-me imenso prazer seguir o crescimento de um cliente. Temos casos como o BNP Paribas, SIBS, Cellnex, Celfinet, Medtronic, LL&C, Federação Portuguesa de Atletismo, Padaria Portuguesa e muito outros, que ao longo do tempo cresceram, e em muitos deles estivemos presentes no primeiro escritório, primeira loja ou armazém, fizemos parte de mudanças estratégicas e de valores.

 

Considera que é cada vez mais difícil corresponder às expetativas dos clientes? Acredito que para isso contam com uma equipa altamente qualificada…                                                                   

Acho que, cada vez mais, não é difícil corresponder às expectativas dos clientes, mas sim conseguir gerir as diferentes personalidades e valores dentro de um cliente corporativo. O trabalho traz maiores resultados, quando o CEO quer marcar a diferença sendo imperativo, quando o espaço representa os valores da empresa, quando colocam os colaboradores como principal preocupação e confiam na nossa experiência. Um projeto de sucesso é conseguirmos, com menos, fazer mais, sem dúvida. É fácil fazer projetos para clientes com budgets folgados e em que eles permitem que sejamos nós a validar o programa, baseado na fase de consultoria.

Tenho uma equipa incrível, sólida e que une a experiência, a criatividade e a paixão. Os meus valores e os das pessoas que trabalham comigo estão 100% alinhados. Os valores humanos, de ajuda, empatia, estão presentes em tudo o que fazem. Conseguimos gerir a nossa vida pessoal e profissional com a ajuda de todos e é uma equipa próxima, flexível e entusiasta. Todos têm entrega e autenticidade, são criativos, credíveis e, tecnicamente, muito competentes, desde o consultor ao encarregado de obra. O bom ambiente de trabalho, a constante entreajuda, o espírito construtivo, a abertura ao diálogo, a discussão de temas e a excelente interação interdepartamental, culminam no desenvolvimento de um trabalho mais especializado, mais rico e com resultados positivos. No dia a dia, tentamos sempre comunicar claramente, com coerência, honestidade e, acima de tudo, humildade.

 

Relativamente à área de atuação, estão disponíveis para receber pedidos de serviços de todas as regiões?

Nós atuamos de norte a sul do país, mas por questões de seleção primordial da área de implementação dos nossos clientes, Lisboa e Porto, são as áreas principais. Como sempre tivemos trabalho em Portugal, não tivemos a necessidade de ir para fora, no entanto, estamos totalmente disponíveis a isso, sendo que teria o maior prazer em fazê-lo por expansão e crescimento de empresas que partiram connosco daqui. Já fizemos projetos para fora, de forma indireta, através da aplicação de um Manual Corporativo, criado e desenvolvido por nós, e implementado noutros países. Seria uma enorme satisfação implementar, pelo Mundo, lojas, escritórios ou armazéns de uma marca ou empresa portuguesa.

 

Algum projeto realizado que gostasse de destacar? Que características distinguem as vossas obras?

Não consigo destacar nenhum projeto em particular, porque todos são um desafio, pela diversidade do trabalho, pelas pessoas, empresas e objetivos muito diferentes e, por isso, mesmo que existam situações menos boas pelo caminho, chegarmos com um resultado que, no final, satisfaça e surpreenda os clientes, é gratificante.

Fazemos trabalhos de diversas dimensões, mas no âmbito de continuidade com o cliente, fazemos desde a obra de raiz. Por exemplo, o trabalho que fizemos para a REN, que foi a remodelação do Piso 0, receção e a zona de cozinha e refeições do edifício, um trabalho de pequena dimensão, acabou por ter um impacto enorme.  Considero que não temos um padrão de linguagem ou projeto, ainda assim, muitas vezes, comentam comigo que as cores são um aspeto que trabalhamos de forma arrojada e com liberdade nos projetos, e que os espaços que criamos são funcionais, bem pensados e otimizados. As pessoas identificam os nossos projetos por estas características. As nossas obras e projetos já são referências para a concorrência, porque aparecem projetos muito semelhantes aos nossos. É uma enorme gratificação sermos uma inspiração, é sinal de que temos qualidade.

 

Falamos de uma empresa com cerca de 14 anos de atividade. Podemos dizer que o balanço é positivo?

Um balanço positivo, sem dúvida, e uma aprendizagem contínua. Começámos com um número de sócios e, atualmente, é outro, porque os valores e os objetivos de cada um são diferentes e vão construindo caminhos em sentidos distintos.

Sempre tive consciência e objetividade para que a empresa tivesse um desenvolvimento consistente, com os pés bem assentes na terra, não tendo a necessidade, em nenhuma fase, de “correr atrás do prejuízo” ou da ambição. Foco-me em acrescentar valor a tudo o que fazemos e não tomar como prioridade o valor da faturação.

Até à data, tínhamos uma empresa na sociedade, construtora, que ficava encarregue da execução dos nossos projetos. No entanto, tinham outros clientes que precisavam de mais resposta e não estavam a conseguir responder a todos. Isto colocou em causa o seguimento dos processos até ao final e a qualidade dos mesmos. De forma a podermos seguir com o que somente dependesse de nós, adquiri a cota deles este ano e, subsequentemente, formámos uma nova empresa do grupo, a YOURCITY, que é a construtora, contando felizmente com todo o suporte das empresas que têm sido nossas parceiras ao longo dos anos.

You may also like...