“A complementaridade entre terapias e especialidades clínicas é o futuro”

Nuno Barreto, Diretor Clínico da NBfisio, em entrevista à Revista Business Portugal, destaca as várias áreas, nas quais conta uma equipa diferenciada, motivada e apta a prestar os melhores cuidados, numa perspetiva integrada de saúde e bem-estar.

Dr. Nuno Barreto

A NBfisio é uma rede de clínicas especializadas em Fisioterapia, Osteopatia e Pilates Clínico. Quando surgiu a NBfisio e onde está localizada?

A NBfisio surgiu em 2009 e, este ano, comemora 13 anos de existência. A primeira clínica foi em Almada, no Estádio Municipal José Martins Vieira no Parque da Paz. Veio preencher uma lacuna que existia na reabilitação desportiva e nos cuidados de Fisioterapia. Neste momento, a NBfisio está localizada na zona da Grande Lisboa, em Almada e São João do Estoril, e no Algarve, em Olhão e Alcantarilha, e conta com mais de 50 colaboradores.

Para além das três principais terapias referidas, que outras gostaria de destacar?

Para além da Fisioterapia, Osteopatia e Pilates Clínico, gostaria de destacar outras áreas onde temos uma equipa diferenciada, motivada e apta a prestar os melhores cuidados, numa perspetiva integrada de saúde e bem-estar. Destaco a Acupuntura, Naturopatia, Mesoterapia, Nutrição, Psicologia, Ortoprotesia, Yoga e o nosso Ginásio Clínico para a manutenção do equilíbrio a todos os níveis.

Como vê a complementaridade entre as terapias complementares e as especialidades clínicas?

A complementaridade entre terapias e especialidades clínicas é o futuro! Integrar é cuidar melhor! Vemos a pessoa como um “todo” e o nosso conceito clínico é tratar a “origem do problema” e não apenas os “sintomas”, podendo contribuir para influenciar da melhor forma possível a capacidade de recuperação de cada indivíduo. O paciente deve ser o centro desta equação e todos os profissionais de saúde devem conjugar esforços em função disso.

Portugal assiste a um acelerado e preocupante envelhecimento da sua população. Que importância e relevância tem a Fisioterapia neste contexto?

A NBfisio projeta o seu futuro enquanto membro ativo da comunidade onde está inserida e estamos disponíveis e interessados em ajudar as populações que servimos com os melhores cuidados de saúde. O envelhecimento da nossa sociedade é relevante, em Portugal, estima-se que nos próximos 50 anos a população idosa represente o triplo dos jovens, correspondendo a praticamente 40% da população (INE, 2020). A importância da Fisioterapia é inquestionável e determinante na qualidade de vida neste contexto, quer seja na prevenção e manutenção da saúde através do exercício clínico (ex. Ginásio Clínico ou Hidroterapia) ou na recuperação de contextos neurológicos, pré e pós-cirúrgicos, degenerativos ou traumáticos, tais como AVC’s, próteses, problemas cardiovasculares, respiratórios, urinários, fraturas, entre muitos outros. A NBfisio sempre privilegiou o acesso de todos aos melhores serviços de saúde. Valorizamos e apoiamos também o cariz social da nossa intervenção comunitária e, identificando carências a este nível nos lares de idosos do nosso concelho, quisemos contribuir. Como tal, desenvolvemos protocolos de colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Armação de Pêra, Alcantarilha e Almada de forma a cuidar dos mais idosos, enquanto agentes de saúde ativos.

 

Os mais pequenos também ocupam um lugar especial no projeto da NBfiso. Em que consiste o espaço KIDS?

A Fisioterapia pediátrica é uma área em que a NBfisio tem apostado, quer seja na formação especializada dos seus profissionais de saúde quer seja na adequação dos espaços clínicos para receber os bebés, crianças, familiares e grávidas que nos visitam regularmente. O respeito pelo direito à saúde e bem-estar dos mais pequenos estão muito presentes nas nossas clínicas. Construímos e adaptámos espaços para melhor receber e cuidar quem nos procura, quer sejam bebés com queixas de cólicas, otites, torcicolos, luxações de anca ou crianças com alterações no desenvolvimento neurológico, da coluna vertebral ou postural.

 

Estamos na Clínica de Alcantarilha, o espaço mais recente da rede de clínicas da NBfisio. Como tem sido a recetividade e a procura assim como do espaço NBnatura?

Em Outubro de 2021, abrimos a Clínica NBfisio Alcantarilha e o espaço saúde NBnatura, quisemos levar ao Barlavento Algarvio os melhores cuidados de Fisioterapia e reabilitação, tentando assim colmatar a necessidade de serviços de saúde de excelência nesta zona, assim como disponibilizarmos na nossa loja uma vasta linha de materiais ortopédicos, ajudas técnicas e produtos naturais de excelência. O feedback até este momento tem sido excelente. A população tem recorrido e recomendado os nossos serviços a amigos e familiares. Temos neste momento cinco fisioterapeutas na clínica que respondem às necessidades da população.

No próximo dia 8 de setembro assinala-se o Dia Mundial da Fisioterapia. Num trabalho de complementaridade à Fisioterapia, qual a importância das terapias complementares para se efetivar a recuperação do paciente?

A Fisioterapia teve uma evolução extraordinária nos últimos 50 anos. Este dia é celebrado anualmente, desde 1996, a 8 de Setembro, que corresponde à data da fundação da Confederação Mundial de Fisioterapia, atual World Physiotherapy, no ano de 1951. O dia pretende assinalar o valor da Fisioterapia, dos fisioterapeutas e da manutenção e melhoria da mobilidade e independência funcional/ bem-estar de todos.Enquanto profissionais de saúde autónomos, detentores de cursos superiores e, mais recentemente, unidos numa Ordem profissional, os fisioterapeutas representam em média mais de 80% das equipas de reabilitação. (APF, 2022) As terapias complementares na qual gostaria de ressalvar a Osteopatia, fazem parte da formação complementar de muitos dos fisioterapeutas. São óbvios os benefícios para os pacientes quando são acompanhados complementarmente com ambas as áreas. Apesar de diferentes, completam-se e quando articuladas em função da melhor recuperação dos pacientes e exercidas por profissionais qualificados e competentes, representam o que há de melhor em reabilitação. (Re) Capacitar e prevenir da melhor forma devem ser o foco em Fisioterapia! Defendemos que integrar e respeitar é determinante para o equilíbrio funcional e para a recuperação efetiva do paciente.

 

Dia Mundial da Fisioterapia

O Dia Mundial da Fisioterapia celebra-se a 8 de setembro.

Este é um dia de sensibilização para o contributo do fisioterapeuta para a saúde e para a autonomia do ser humano e um dia de divulgação da profissão. É também uma homenagem a todos os fisioterapeutas do mundo que diariamente ajudam as pessoas a superar problemas musculares e esqueléticos, assim como a recuperar de doenças e disfunções. O fisioterapeuta é um profissional de saúde que desenvolve a capacidade bio-psico-social da pessoa, ajudando-a a mover-se e a viver melhor. O Dia Mundial da Fisioterapia foi instituído pela Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT – WorldConfederation for PhysicalTherapy), que engloba mais de 250 mil fisioterapeutas no mundo. A data celebra-se desde 1996. Em Portugal realizam-se encontros neste dia, debatendo-se a situação da Fisioterapia no país e organizando-se sessões práticas com exercícios terapêuticos, avaliações posturais, aulas de Pilates clínico ou rastreios e massagens terapêuticas.

 

 NUNO BARRETO

É fundador e Diretor Clínico da NBfisio acumulando funções de Presidente da Associação Portuguesa de Terapia Manipulativa Avançada, a sua experiência é vasta, tendo passado pelo Instituto Português de Reumatologia, Federação de Ginástica de Portugal, Centro Hospitalar de Lisboa Central: Hospitais Curry Cabral de São José e Santa Marta, entre outras instituições de referência. Licenciado em Fisioterapia, Osteopata, Mestre em Educação e Pedagogia e neste momento a realizar o Doutoramento em Ciências Políticas, Sociais e de Gestão é Professor e coordenador de vários cursos desde 2009, possui formação complementar em reabilitação desportiva, saúde infantil, dissecção e técnicas cirúrgicas pela Universidade de Medicina de Lisboa.
Autor de várias publicações nacionais e internacionais, lançou em 2016 o livro “Componente Prática em Osteopatia”.

 

You may also like...