2022: o melhor ano de sempre da Sikla em Portugal

Nuno Cristovão, Administrador da Sikla Lusa, em entrevista à Revista Business, traçou um balanço bastante positivo do ano de 2022, em que a empresa registou um excelente nível de crescimento e afirmação no mercado nacional. O sucesso alcançado explica-se com um imenso trabalho conjunto, com grande empenho da equipa, tornando a marca diferenciadora nos produtos e serviços que oferece ao mercado, aos seus clientes e parceiros de negócios.

Nuno Cristovão, Administrador

O fim de ano é, normalmente, um período propício a reflexões. Assim sendo, conte-nos como foi este ano de 2022 para a SIKLA.

O ano de 2022 foi particularmente ambicioso em termos de gestão. Após dois anos de pandemia, além do objetivo do crescimento da empresa, a nossa grande preocupação foi manter o foco nas pessoas e no seu bem-estar.

Desde do início do ano que sabíamos que os desafios do mercado pós-pandemia seriam complexos e que poderiam comprometer o caminho que tínhamos delineado e aprovado no ano anterior, mas, na realidade, beneficiámos de um empenho excecional de todo o grupo de trabalho.

Consequentemente, ultrapassámos todos os objetivos a que nos tínhamos proposto, sendo este o melhor ano de sempre da Sikla em Portugal, e também o ano de maior crescimento.

Este sucesso de crescimento e afirmação no mercado nacional deve-se a um imenso trabalho conjunto, só possível com o empenho da equipa, o que nos tornou diferenciadores nos produtos e serviços que oferecemos ao mercado e aos nossos clientes e parceiros de negócios.

Estamos conscientes que a continuação de crescimento, para os próximos anos, continuará a exigir muito de nós, enquanto empresa e equipa de trabalho, e que tal só será possível se o fizermos, de forma sustentável.

Adquiriram, recentemente, um terreno com mais de 50 mil metros quadrados, em Palmela. Com que objetivo? Este feito representa uma afirmação da presença da SIKLA em Portugal?

O Grupo Sikla tem uma estratégia de crescimento muito bem definida e estruturada para a próxima década. O aumento das instalações logísticas e a construção de um novo edifício de escritórios na localidade onde nos encontramos atualmente, é um projeto que tem vindo a ser planeado nos últimos três anos. Tínhamos previsto iniciar esta obra no primeiro trimestre de 2023, no entanto, face ao crescimento da empresa nos últimos três anos, concluímos que este projeto inicial estava ultrapassado em relação às necessidades atuais e, em particular, no que se refere à estimativa de crescimento futuro e afirmação do Grupo em Portugal.

Tendo em conta que, a toda a área de terreno disponível, no local onde nos encontramos atualmente, não permitiria qualquer outra ampliação e/ou construção, concluímos que esta solução não nos auxiliaria na definição e consolidação dos nossos objetivos futuros. Portanto, foi com naturalidade que optámos por não avançar com este investimento e, em poucos meses, encontrámos um local, dentro da nossa área geográfica, que oferecia a resposta adequada à nossa visão para o futuro.

Este novo projeto irá permitir uma afirmação mais clara da nossa presença a nível nacional. O aumento significativo da capacidade logística vai abrir caminho a novas áreas de negócio que, neste momento, não conseguimos ter expressão em Portugal, precisamente por essa limitação, ao mesmo tempo, que nos irá permitir afirmar do ponto de vista geográfico, abrindo novos caminhos e rotas para outros países.

 

Para quem, eventualmente, ainda não teve a oportunidade de conhecer a marca SIKLA, apresente os serviços/produtos que disponibilizam aos clientes.

A nossa área de negócio centra-se nos elementos de fixação e suportes para tubagens, em edifícios residenciais, como em edifícios industriais, tais como, farmacêuticas, refinarias, fábricas, entre outras. Dedicamo-nos ainda a uma área de negócio, que o Grupo Sikla desenvolve apenas em Portugal, a construção de elementos estruturais para a energia Fotovoltaica.

Os nossos produtos caracterizam-se simultaneamente, quer pela sua simplicidade, como é o caso dos parafusos ou das abraçadeiras, quer pela sua complexidade, como é o caso das soluções antissísmicas em edifícios, ou estruturas secundárias complexas. Oferecemos ainda outro tipo de serviços a que já habituámos os nossos clientes, como é o caso da elaboração de projetos de todos os elementos de suporte e fixações e de projetos BIM dentro das nossas áreas de atuação.

A base do negócio da Sikla não reside no preço, mas sim na qualidade dos produtos que comercializamos e nos serviços que prestamos. São estas características que nos distinguem no mercado, sendo clara a existência de uma relação estreita entre a componente técnica e a capacidade de disponibilizar os materiais e os serviços. Rapidez e simplicidade é algo que está inerente, há mais de 50 anos, no desenvolvimento dos produtos Sikla.

 

Face à exigência do mercado, procuram apostar na inovação de forma a conseguirem acompanhar as tendências e manterem-se ao mais alto nível? 

Desde o início da fundação da empresa pelo senhor Sigarth Klaus que a componente de inovação é algo presente no nosso ADN. Cada vez mais, o desenvolvimento de soluções técnicas diferentes e adaptadas as novas realidades de construção, tal como ao novo paradigma que é o conceito de construção metálica, tornam indispensáveis que estejamos continuamente a desenvolver novos produtos e novas soluções. Estas são criadas sempre para irem ao encontro das necessidades dos nossos clientes.

Por isso, mais do que acompanhar as tendências dos mercados, mantemos o nosso foco no desenvolvimento, para continuarmos a ser líderes de mercado nesta área de negócio.

 

O que caracteriza o “#siklaspirit”? Quem integra os quadros desta empresa sente-se, de certa forma, parte da família?

O conceito #siklaspirit foi criado no pico da crise pandémica. Foi a forma encontrada para passar a mensagem de união e de família, num momento grave, a nível mundial, dentro da empresa. Desde sempre que o espírito familiar se constituiu como a espinha dorsal dentro do Grupo Sikla e a prova disso é o facto de, na condução dos destinos da SIKLA, contarmos já com a terceira geração da família Klauss. Partindo desse pressuposto, temos tido como prioridade dar continuidade à manutenção desse espírito familiar em todas as empresas nacionais e Portugal não é exceção.

Pretendemos que todos os colaboradores se sintam parte desta família, integrados neste espírito, pelo que o desenvolvimento de políticas de recursos humanos direcionadas ao bem-estar e à construção de um espírito comum é um trabalho e objetivo diário.

Que estratégia tem delineada para 2023? Quer aproveitar para deixar uma mensagem de boas festas para os seus colaboradores, parceiros e clientes?

O ano de 2023 irá ser um ano importantíssimo para a continuidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, apesar da conjuntura menos favorável, a nível mundial. Temos como objetivo principal manter e fortalecer as bases do negócio. No próximo ano, mais do que o crescimento, estamos a apostar na afirmação clara da marca e na melhoria dos serviços que queremos prestar aos nossos parceiros e clientes.

A todos os nossos clientes e colaboradores, agradeço a oportunidade de fazer parte do vosso percurso e da vossa história, e desejo um ano de 2023 repleto de sucesso, esperando que continuemos a desenhar novos horizontes em conjunto. Um Feliz 2023!

You may also like...