Uma mulher com visão e espírito de liderança

Carla Galrão, empresária

 

Carla Galrão é uma empresária com grande visão, competência, capacidade de trabalho e espírito de liderança. Em entrevista à Revista Business Portugal dá a conhecer um pouco do seu universo, na empresa Rações Galrão e, em simultâneo, na liderança de uma autarquia e duas instituições de cariz social na sua terra, um feito inédito de que muito se orgulha.

Quais são as palavras que definem a essência da Carla Galrão? O que a inspira e motiva diariamente enquanto mulher e profissional?
Posso afirmar que, idealizar, concretizar, participar, servir, são palavras que usaria para me definir enquanto cidadã ativa, preocupada com os problemas da comunidade que me rodeia e disponível para cumprir com os meus deveres de participação na sociedade, de prática de cidadania, de envolvimento na vida pública e de vontade de fazer cada vez mais e melhor. Inspira-me, sentir que é possível ser mulher e fazer a diferença na vida das pessoas com quem me relaciono e motiva-me o resultado do trabalho que desenvolvo todos os dias nas várias áreas que tenho sob a minha responsabilidade.

Mulher, engenheira, empresária, empreendedora, é também mãe de dois filhos. Como consegue criar um equilíbrio entre a esfera pessoal, social e profissional?
Encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal, social e profissional exige-me um esforço acrescido, frequentemente traduzido no exercício de uma tripla jornada de trabalho diário, distribuído pela empresa, a autarquia e as instituições, em que os dias, muitas vezes, se estendem noite dentro, sem limite de horário. No entanto, procuro que a família não saia penalizada com as minhas inevitáveis ausências físicas, o que nem sempre é fácil e só é possível numa fase da vida em que os filhos já ganharam alguma autonomia e acabam por estar menos dependentes da presença permanente da mãe.

Paralelamente, é presidente de uma Junta de Freguesia, presidente da direção de uma Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários e presidente da direção de uma IPSS que desenvolve atividades nas áreas da Infância e da Terceira Idade. De que forma esta multiplicidade de papéis contribui para o seu desenvolvimento enquanto pessoa?
Servir estas três áreas da sociedade é um privilégio muito grande e, ao mesmo tempo, uma enorme responsabilidade, onde todos os dias procuro dar o meu melhor num trabalho que exige bastante de mim, mas que, igualmente, me permite uma aprendizagem contínua e uma constante interação com a comunidade. Tudo isto contribui para a minha realização e desenvolvimento pessoal e também muito me preenche enquanto cidadã e enquanto pessoa. Há algum tempo que a vida autárquica e a participação no sector social fazem parte do meu quotidiano, no entanto, ser a primeira mulher a liderar cada uma destas três instituições da minha terra, com a particularidade de o fazer em simultâneo, é um feito inédito do qual não posso deixar de me orgulhar.

Em Portugal, existem cada vez mais, exemplos de liderança de sucesso, no feminino. Sendo uma inspiração para outras mulheres, que mensagem ou conselho gostaria de lhes deixar?
Cada vez mais, nós mulheres, investimos nas nossas qualificações, ingressando na academia e dando o nosso contributo para a sociedade do conhecimento. Por esta via é também comum que mais cargos políticos e de dirigentes do sector económico, social e associativo sejam ocupados por membros do sexo feminino. De igual modo, o mundo laboral é, hoje, menos discriminatório para a mulher, notando-se uma participação feminina mais ativa na sociedade e no mercado de trabalho. A afirmação da mulher no mundo empresarial, na política ou no dirigismo associativo passa pela abertura da sociedade a uma intervenção ativa e participativa das mulheres em ações que evidenciem as suas capacidades para integrarem um mundo que, outrora, pertencia aos homens, onde seja possível demonstrar a sua visão, competência, capacidade de trabalho, espírito de liderança, empreendedorismo e inovação. A todas as mulheres, digo que nunca deixem de acreditar em si.

You may also like...