“Uma ligação direta da Samsung ao Futuro”
Os novos Galaxy S24 foram o mote para a conversa com Nuno Almeida, Mobile B2B Head, que destacou estes lançamentos como uma ligação direta da Samsung ao futuro.
A Samsung apresentou mais um Galaxy Unpacked no mês de janeiro, onde foram anunciados o Galaxy S24 Ultra, o Galaxy S24+ e o Galaxy S24, que contam com a revolucionária Galaxy AI. Fale-nos um pouco mais sobre estes lançamentos e as suas funcionalidades.
Os novos Galaxy S24 são, sem dúvida, um ponto de viragem na inovação dos smartphones Samsung, quer em termos tecnológicos quer na experiência do utilizador. Naquele que será, certamente, o ano da consagração da Inteligência Artificial, estamos entusiasmados por ser pioneiros no desenvolvimento desta série que, além dos desenvolvimentos em termos da experiência de uso pessoal, introduz melhorias significativas na utilização profissional, através da Galaxy AI – que, além de permitir uma comunicação sem barreiras através, por exemplo, da tradução em tempo real de chamadas ou mensagens, potencia o contacto com stakeholders de diferentes nacionalidades. Também o assistente de escrita ajuda a compor mensagens de texto num tom profissional adequado, e o assistente de transcrição que permite resumir e formatar o resultado de uma reunião de forma simples e organizada. Foi durante este ano que também se definiu um novo padrão de pesquisa através de imagem com a ferramenta Circle to Search. Somam-se, a estas características, um ecrã mais imersivo e com a capacidade de redução de reflexos que pode ser usado mesmo em situações de trabalho externo, mesmo sob luz solar direta. A tecnologia Knox acrescenta à série Galaxy AI a confiança necessária para utilização dos seus dados com um nível de segurança de dados ao mais alto nível: a encriptação de ponta a ponta e a gestão remota do dispositivo são apenas algumas das funcionalidades que permitem um maior nível de segurança e, por exemplo, em caso de perda ou roubo, assegura que os dados presentes no dispositivo não serão roubados. Desde março que a tecnologia AI está, também, presente em modelos anteriores da Samsung, como a linha Galaxy S23 ou o Tab S9, numa ótica de democratização e extensão da AI nos nossos smartphones, contribuindo para uma melhor experiência de utilização e de aumento da longevidade dos nossos equipamentos.
O S24 foi concebido tendo a IA como elemento central. O objetivo destes modelos é que sejam o reflexo de uma abordagem inovadora e estratégica alinhada com os avanços tecnológicos contemporâneos?
A inovação e a capacidade de apresentar equipamentos cada vez mais disruptivos, num mercado bastante concorrencial, está no ADN da Samsung. A melhor forma de provar que temos conseguido aliar a inovação à qualidade é o reforço da liderança, numa ótica de reconhecimento contínuo da qualidade dos nossos produtos A categorias dos smartphones dobráveis foram um exemplo de pioneirismo, tendo em conta que fomos a primeira marca a apostar neste segmento. Atualmente, já vamos na 5ª geração destes modelos foldable e, se nas primeiras gerações havia alguma resistência na sua adoção, hoje é transversal a aceitação neste segmento, e a confiança na resistência e usabilidade destes novos formatos. O Galaxy Fold é, hoje, um equipamento de referência ao nível do uso profissional, onde as suas capacidades avançadas e a maior dimensão do seu ecrã, permitem uma experiência facilitada, através, por exemplo, da utilização do email em metade do ecrã e do browser de pesquisa na outra metade, ou de uma conference call num dos lados e da página de notas na outra, facilitando a criação de um resumo de uma reunião, por exemplo. À área de mobile, a Samsung soma a aplicação de inteligência artificial a muitos outros produtos do seu portfólio, como equipamentos domésticos ou televisores.
Estes smartphones incorporam Inteligência Artificial para melhorar uma série de funcionalidades, desde a comunicação facilitada à criatividade maximizada e à pesquisa intuitiva. Transformar completa e fundamentalmente a experiência do utilizador continua a ser um dos grandes desígnios da marca?
Este lançamento representa, para nós, uma ligação direta da Samsung ao Futuro, mudando de forma drástica o modo como comunicamos. O Galaxy S24 foi o ponto de partida para a próxima década de inovação móvel, só sendo possível através da profunda compreensão dos utilizadores e da forma como estes utilizam os seus telemóveis, seja numa ótica profissional ou pessoal. Isto permite-nos, igualmente, trabalhar soluções à medida, que nos permitem impactar e desenvolver áreas como a Educação e a Saúde, o Retalho e os Transportes, a Hotelaria e a Restauração, o Setor Público e o Setor Financeiro. Somos líderes globais em mobilidade empresarial e tecnologias de informação, fornecemos produtos e serviços que ajudam cada negócio a concretizar a promessa do desenvolvimento digital.
Quais os pilares da estratégia da Samsung para continuar a desafiar o presente com a tecnologia do amanhã e para se manter como marca preferida dos portugueses?
A estratégia da Samsung materializa-se na nossa visão “One Samsung”, isto é – olhamos para a nossa tecnologia de uma forma completamente integrada e conectada, no sentido de proporcionar uma melhoria significativa na vida das pessoas e organizações.
O nosso foco está centrado no desenvolvimento de um ecossistema robusto, aberto e sustentável. Por um lado, de uma forma transversal às diversas linhas de produto, proporcionamos aos nossos clientes uma experiência simples, intuitiva e imersiva, através da disponibilização de um portfólio completo de produtos e soluções conectadas Samsung. Por outro lado, tirando partido de uma plataforma aberta (SmartThings), integramos produtos e soluções de parceiros, proporcionando o controlo e gestão de todos estes dispositivos, numa plataforma única e integrada. Por último, mas não menos relevante, tirando partido das vantagens da Inteligência Artificial, a SmartThings proporciona a pessoas e organizações uma gestão mais eficaz de recursos, como a água ou a energia, e o reforço da produtividade e segurança. O IoT não é mais uma tendência, é uma realidade e a Samsung está na vanguarda do desenvolvimento de soluções que privilegiam a experiência do utilizador e materializam um mundo mais conectado e sustentável.
Assistir ao impacto que os equipamentos Samsung têm na vida das pessoas, das empresas e do planeta é mais uma motivação para continuar a desenvolver tecnologia inovadora e disruptiva e a surpreender as expectativas dos consumidores/utilizadores?
A missão da Samsung é alcançar o próximo nível da tecnologia, através da expansão do nosso portfólio, seja na área de B2B, através de soluções empresariais ou diretamente ao consumidor final, seja através de mobile, eletrodomésticos ou TV. Obviamente que já estamos num patamar em que temos que nos superar, ano após ano, de modo a acompanhar as expectativas dos portugueses e assegurar a confiança que depositam na Samsung e nos produtos que colocamos no mercado. Há mais de 40 anos no mercado português, não nos podemos limitar a disponibilizar produtos altamente disruptivos e inovadores, mas temos também de nos focar na evolução, maturação e inovação digital do país, através da parceria com inúmeras empresas (incluindo as do setor público). Educação, saúde, cibersegurança ou economia social são apenas algumas das áreas onde temos vindo a acrescentar valor, fornecendo conhecimento e experiência importantes. A título de exemplo podemos referir o projeto Manuais Digitais, que temos em curso com os Governos Regionais da Madeira e Açores, e a iniciativa Cuidado Digital 360+, um projeto piloto que arrancou em duas instituições de Solidariedade Social, em que, por um lado, é monitorizado o estado de saúde dos utentes através da utilização dos nossos Galaxy Watches, e por outro, é-lhes facilitado o contacto com as suas famílias através dos nossos tablets que lhes permitem realizar videochamadas, de uma forma simples e intuitiva, combatendo o isolamento e promovendo a inclusão social. Diria que tudo se resume ao conceito de tecnologia com propósito. A Tecnologia apenas porque é trendy ou porque fica bem ser referida num qualquer Power Point não tem relevância. Para nós, acima de tudo, conta o impacto que conseguimos obter na sociedade. Vemos estes processos de transformação digital de forma holística e não isolada. Acreditamos em parcerias de valor acrescentado e queremos efetivamente implementar soluções que melhorem a vida das pessoas e incrementem a produtividade das organizações. Esse é o nosso propósito.