Uma jornada de rigor e ética na advocacia
Marisa Santos, Advogada da Tavares Moreira Advogados, rege-se pelo rigor, ética, eficiência e dinamismo, de forma a garantir a qualidade dos serviços prestados. Sempre esteve ciente que o seu caminho seria pelo mundo da advocacia, pois, desde cedo, percebeu a importância do direito à defesa. Em entrevista à Revista Business Portugal, a Advogada fala-nos do seu percurso e deixa ainda um conselho às jovens que tencionam ingressar no mundo da advocacia.
Como define o seu percurso académico e profissional? Sempre quis ser Advogada?
Ingressei na Faculdade de Direito da Universidade do Porto em 2003, tendo concluído a licenciatura, Pré-Bolonha, em 2008. Em setembro desse ano iniciei o meu estágio como advogada e, posteriormente, frequentei o mestrado em Ciências Jurídico-Empresariais na mesma Faculdade. Sempre quis ser advogada por entender que é essencial assegurar a defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos através de uma representação legal justa e imparcial perante a lei.
Na sua ótica, quais são os principais desafios do trabalho como Advogada? Por outro lado, o que mais aprecia na profissão?
Como advogada deparo-me, diariamente, com situações singulares que merecem um tratamento casuístico, com elevado rigor técnico, máxima responsabilidade e constante acompanhamento das alterações legislativas. Por outro lado, a advocacia é uma profissão liberal, pautada pela independência, dinâmica e avessa à monotonia.
Como se define enquanto Advogada da Tavares Moreira Advogados? Rigor, ética, confiança, eficiência e elevado profissionalismo têm sido as pedras basilares para o sucesso da sociedade de advogados?
Desde a sua fundação que a Tavares Moreira & Associados atua com constante de rigor, ética, eficiência e dinamismo, garantindo, assim, a qualidade dos serviços prestados. Pautamo-nos pela proximidade com o cliente, de forma organizada e com competência técnica tendo em vista dar uma resposta célere, objetiva e eficaz.
O equilíbrio entre as exigências da vida profissional e pessoal é um tema importante para as mulheres líderes, empreendedoras ou em cargos de liderança. Quais são as estratégias que utiliza para manter esse equilíbrio?
O equilíbrio entre as exigências da vida profissional e pessoal é um desafio multitasking que requer uma abordagem estratégica, pautada pela flexibilidade na realização das tarefas da vida profissional e, ao mesmo tempo, pela disponibilidade em aproveitar a vida pessoal, evitando a exaustão profissional, mantendo hobbies e atividades que rejuvenescem o espírito e a mente. Trata-se de fazer uma gestão de tempo e priorizar, concomitantemente, as relações pessoais e os objetivos profissionais.
A liderança no feminino centra-se na capacidade de resolução de problemas de forma criativa e inovadora, autoconfiança, espírito de iniciativa, influência e resiliência, sem esquecer o poder da comunicação e a inteligência emocional. Revê-se nestas palavras e características?
Revejo. As mulheres líderes adotam o seu estilo único de liderança de forma dinâmica e transformacional, com resiliência perante os desafios que se colocam, pautando-se pelo poder do networking e da orientação com uma tónica acentuada na comunicação e capacidade negocial.
A título pessoal e profissional, que objetivos e conquistas pretende concretizar? Que conselhos gostaria de deixar às jovens que estão neste momento a ingressar no mundo da advocacia e que ambicionam fazer uma carreira de sucesso como a sua?
Quer a título pessoal, quer profissional, concretizei, até hoje, tudo a que me propus. Quanto às jovens que pretendem ingressar no mundo da advocacia aconselho-as a nunca desistir, a dedicarem-se afincadamente e a adaptarem-se, prosperando perante os desafios que se coloquem.