Uma água com benefícios únicos

Com um portefólio de águas incomparável e único em Portugal, a Águas do Vimeiro é hoje uma referência na Indústria de Engarrafamento e Distribuição de Águas Minerais Naturais, em Portugal. Para melhor conhecermos o presente e o futuro da empresa estivemos à conversa com Diogo Abreu, administrador executivo da empresa das Águas do Vimeiro, S.A. (EAV).

Poderíamos começar a nossa conversa por conhecer um pouco melhor o seu percurso profissional e em que momento decide abraçar este projeto.
A minha atividade profissional foi, durante muitos anos, ligada à banca de investimento e aos fundos de investimento. No início de 2014 terminei a minha atividade no setor financeiro e passei a dedicar-me à consultoria e reestruturação de empresas, essencialmente, industriais. Em março de 2018 recebi o convite para abraçar este projeto e, como adoro desafios, aceitei com entusiasmo. Como sabem, a empresa Águas do Vimeiro tem como áreas de negócio a Hotelaria, Turismo, Termalismo e Indústria de Engarrafamento e Distribuição de Águas Minerais Naturais, sendo esta última, a área que acabei por abraçar e onde tenho como principal missão acrescentar valor à atividade das águas minerais.

A água é o principal constituinte do nosso corpo e todos sabemos a importância do seu consumo para o bom funcionamento do nosso organismo. No entanto, nem todas as águas têm as mesmas características e, consequentemente, os mesmos benefícios para a nossa saúde. Como caracteriza as Águas do Vimeiro e quais os seus benefícios?
A EAV tem, atualmente um portfólio único e incomparável que vai desde as águas sem gás às águas com gás e desde as águas minerais naturais às águas de mesa. Mas é na água Vimeiro Original, a água mãe que está na origem a todas as águas do portfólio de águas minerais naturais, que está a diferenciação. Por ter uma mineralização muito elevada (cerca de 1100 mg/L), esta água mineral natural sem gás é, comprovadamente, diferente de todas as restantes no mercado. Esta composição, fruto dos seus aquíferos naturais, é bastante importante e benéfica para a saúde. Para além dos sais minerais que a definem, ao contrário da maior parte das águas em Portugal, a Água Vimeiro Original tem pH alcalino, algo que é hoje bastante valorizado pelos consumidores. Aos bebés, pela riqueza em bicarbonato e pH, auxilia o processo digestivo e alivia as cólicas típicas. É também uma água que tem muito cálcio e, por isso, o seu consumo é também bastante indicado para pessoas séniores. A estas características soma-se uma série de outros atrativos e componentes próprios da sua elevada mineralização que se revelam muito importantes para quem, por exemplo, pratica desporto, uma vez que consegue, de forma natural e eficaz, repor os sais minerais gastos ao longo da prática desportiva e neutralizar o ácido láctico. Não é por acaso que a Águas do Vimeiro é por muitos conhecida pelo slogan: ‘A saúde está primeiro. Beba Água do Vimeiro’. Isso tem uma razão de ser. Sabemos que existem, claramente, benefícios desde logo por beber água e, ainda mais, se escolher uma água mineral natural, a melhor bebida a incluir na dieta, pois está inteiramente desprovida de quaisquer produtos e tratamentos químicos. Acreditamos que temos, efetivamente, um produto distintivo nesse aspeto.

Desde a captação até ao engarrafamento, a água é sujeita a um controlo rigoroso de qualidade, o que se traduz na confiança depositada pelo mercado. É este o segredo para alcançar os resultados obtidos ao longo dos anos?
A marca sempre teve uma grande presença no mercado e é uma marca forte porque, apesar das vicissitudes que teve ao longo dos anos, continuou a crescer, continuou a vender e continuou a ter uma presença muito significativa nos diferentes segmentos de mercado. No mercado das águas com gás, somos, seguramente, a segunda marca mais vendida a nível nacional, o que para nós é também muito importante. Apesar de ser um mercado mais pequeno, não deixa de ser um mercado interessante e que está, neste momento, a crescer sendo, por isso, algo que queremos valorizar. Por outro lado, os consumidores estão cada vez mais informados, seja através das redes sociais, de publicações ou até de blogs. Hoje em dia, quem tem interesse pelo tema consegue facilmente perceber que o nosso produto Vimeiro Original tem importantes características diferenciadoras. Adicionalmente, a nossa atividade está sujeita a um rigoroso e permanente controlo de qualidade, o que lhe confere um elevado grau de confiança junto dos consumidores, parceiros e entidades reguladoras. Recentemente, a EAV renovou a sua certificação IFS Food, respeitando os mais elevados padrões de exigência aplicáveis ao nosso setor de atividade e manteve a certificação ISO 9001 que nos acompanha desde há muitos anos.

Podemos então afirmar que a estratégia para o futuro passa pela promoção e divulgação deste produto diferenciador no mercado?
A EAV tem a sorte de ter um produto verdadeiramente bom, único. No entanto, não deixa de ser necessário comunicar com o público e consumidores. Nesse sentido, a nossa estratégia passa, exatamente, por dar a conhecer e divulgar ainda mais essa informação e promover um produto que consideramos distintivo no mercado nacional. Todos sabemos que uma grande percentagem do nosso corpo é água e, por isso, é importante que a água que ingerimos seja de qualidade. Houve, por isso, a necessidade de alterar a visão da empresa e de apostar em produtos mais distintivos. Para tal, realizámos uma revisão do nosso portefólio, deixamos de comercializar alguns produtos e iniciámos uma maior aposta noutros. 2019 foi um ano de transição em que apostámos na valorização do nosso portfólio, apesar de termos reduzido ligeiramente o volume de litros vendidos. É esse o caminho que queremos prosseguir e que acreditamos que nos permitirá níveis acrescidos de sustentabilidade e autonomia.

Reconhecidas pela sua qualidade são também as termas do Vimeiro. De que forma tem sido dinamizada esta vertente?
Quer para a Região do Oeste quer para a Grande Lisboa, consideramos que temos, do ponto de vista termal, um ativo que tem importância e que tem de ser dinamizado.
O termalismo terapêutico tem vindo a ser cada vez mais valorizado. Há um reavivar e já não é aquele termalismo tradicional “só para os avós que iam para as termas”. A própria classe médica também está mais interessada nas terapêuticas que o termalismo permite. Temos como objetivo dinamizar mais as termas do Vimeiro que, neste momento, apenas abrem num determinado período do ano, essencialmente no verão até porque as pessoas têm mais disponibilidade, e está associado ao Hotel Golf Mar.
Existe interesse por parte das entidades da região (Turismo, Câmaras, Direção Regional de Saúde) de dinamizarmos as termas, por forma a que possam, a prazo, manterem-se abertas durante todo o ano.

Como gostaria de ver a Águas do Vimeiro no futuro?
Estamos, a todos os níveis da empresa, empenhados e comprometidos em tornar a EAV num player de referência no mercado com uma presença maior e mais valorizada do que a que temos hoje. É com muito orgulho que hoje sinto este objetivo ser assumido por todos os colaboradores da EAV. As organizações são, apesar de todo o desenvolvimento tecnológico que temos vindo a assitir, pessoas e faz toda a diferença quando atuamos concertadamente para um objetivo comum através de uma estratégia em que todos nos revemos.
Ser líder em volume será sempre difícil, no enquadramento atual da empresa. Hoje, não temos uma capacidade instalada que nos permita um volume de litros igual a grandes insígnias que existem no mercado, mas isso não quer dizer que não consigamos ter uma presença, em termos de valor, mais interessante. Ser líder de outra forma. Para a EAV, não interessa, por si só, vender mais um litro do que a concorrência. O que nos interessa, claramente, é afirmarmos, de forma socialmente responsável, a marca Vimeiro no mercado, continuando a ser reconhecida como uma marca de excelência.

 

You may also like...