TE Connectivity: Construindo o futuro ao longo de 50 anos

No ano em que a TE Connectivity comemora 50 anos, a Revista Business Portugal esteve à conversa com Jorge Garcia, gerente da empresa, Vanessa Pereira, responsável pelo departamento de recursos humanos e António Nabo, responsável pelo departamento financeiro, para ficar a conhecer melhor o percurso e as áreas de atividade desta empresa sediada em Évora que pertence a um grupo empresarial com fábricas espalhadas por todo o mundo.

Como foi o arranque da TE Connectivity?
O ano de 1969 marca o início da atividade industrial desta fábrica da TE Connectivity, com uma empresa produtora de aplicações eletrónicas múltiplas, com aplicações no setor automóvel e no setor industrial. Nos últimos 50 anos a empresa cresceu, tendo acompanhado os avanços tecnológicos, através do aumento de volume de negócios, expansão das infraestruturas e diversificação de produtos. Em 1999 a empresa foi integrada no universo do que veria a ser a TE Connectivity, e este grupo decidiu que Évora deveria ser a única fábrica na Europa de produção de relés automóveis, servindo também outros setores dos componentes eletrónicos.

Quais os sectores de atividade da TE Connectivity?
O propósito e estratégia da TE visam criar um futuro mais seguro, sustentável, produtivo e conectado para os nossos clientes, colaboradores e acionistas. Enquanto líder global em tecnologia industrial, com soluções de conectividade e sensores que capacitam milhões de dispositivos em todo o mundo, a nossa atividade abrange essencialmente três segmentos: comunicações (eletrónica de consumo e sistemas de comunicação de dados), soluções industriais (aeroespacial, defesa e marinha, assim como área médica, energia e indústria), e soluções de transporte (aplicações, automóvel, transporte industrial e comercial, sensores). Os nossos produtos incluem diferentes tipos de relés, terminais, conectores e outros componentes que ajudam a transmitir energia, sinais e dados em variadas aplicações. Os produtos da TE são desenvolvidos para trabalhar em todos os tipos de ambientes, desde os aviões até aos space shuttles e aos veículos elétricos. Estes produtos permitem a nossa presença diária na vida dos cidadãos de todo o mundo através dos automóveis, das viagens, das casas, entre outros.

Assumem-se como uma das maiores empresas portuguesas?
Temos em Évora dois polos industriais, um direcionado para o segmento automóvel e outro para o industrial, e um centro de apoio ao cliente (business center). No total destas três unidades somamos mais de dois mil colaboradores, pelo que somos a maior entidade empregadora do setor privado desta região. A nível mundial, a TE é uma empresa global com presença na América, na Europa e no Médio Oriente e na Ásia, com cerca de oito mil engenheiros e mais de 80 mil colaboradores em todo o mundo, nas nossas mais de 100 fábricas e centros de engenharia.

O que distingue a vossa empresa?
Sendo uma empresa global de tecnologia, a TE Connectivity fornece a mais sofisticada tecnologia nas soluções de conectividade. Todos os dias, milhares de engenheiros trabalham em conjunto com os nossos clientes para os ajudar a resolver as mais diversas e difíceis soluções de desenho, desenvolvendo ligações fiáveis que possam trabalhar em todos os ambientes. O que torna únicas as fábricas que temos em Évora é o facto de, atualmente, existir uma integração total da produção, desde o desenvolvimento dos produtos, a conceção das máquinas que vão ser utilizadas na montagem, a produção das peças, a montagem dos relés, o teste aos produtos e as soluções para responder aos clientes finais. A empresa compra as matérias, transforma-as em componentes e peças através de processos de galvânica, tratamentos, estampagem, injeção de plásticos, e efetua a montagem dos produtos finais. A possibilidade de termos todas estas valências em Évora permite oferecer uma excelente carreira profissional e oportunidades de desenvolvimento das nossas equipas que estão no terreno.

Cronograma:
1696: Início da produção em Évora
1971: Mudança para as novas instalações
1972: Início da atividade de Cunhagem e Galvânica
1973: Produção dos primeiros relés para a indústria automóvel
1978: Início da atividade de Injeção de Plásticos
1984: Criação do Gabinete de Engenharia de Produto
1989: Arranque do Centro de Tratamento Logístico
1993: Arranque da primeira linha de Produção
completamente automática
1999: Integração da empresa no Grupo Tyco Electronics
2006: Aquisição da divisão de relés do Grupo Robert Bosch
2008: Transferência das linhas de produção do México
2009: Integração na Unidade de Negócios RP
2013: Criação da unidade de negócios Industrial
com a transferência de linhas da Suíça
2018: Abertura do Centro de Apoio ao Cliente (Business Center)

O crescimento continua a ser contínuo, mesmo após todos estes passos de sucesso?
Nós não podemos prever o futuro, mas a TE em Évora continuará a servir os seus clientes nas mais diversas industrias, sendo um parceiro relevante para as questões de engenharia em toda a Europa. Abrimos recentemente o nosso centro de negócios para servir os clientes europeus em Évora, o que é um investimento significativo nas relações futuras com os nossos parceiros.

A vossa indústria está a adaptada para este boom de carros elétricos?
Essa é uma tendência do setor automóvel e nós trabalhamos já para esse futuro através da produção de produtos específicos que são importantes nos veículos elétricos e híbridos. Por um lado, os produtos para os carros elétricos são distintos, porque são uma mistura de relés com contactors. Por outro lado, os sensores, que estão cada vez mais presentes em todos os veículos, são também um setor em crescimento que irá permitir um futuro cada vez mais sustentável e ligado entre si.

Quais são os projetos mais recentes?
Abrimos em abril deste ano um novo escritório onde centralizamos toda a parte de suporte ao cliente. Nesse escritório temos já vários colaboradores e equipas que conseguem responder de forma eficaz às dúvidas dos nossos clientes. Este escritório está sediado em Évora e permite que Portugal deixe de ser apenas um centro de produção, para passar a ser também um centro de competência especializada em várias áreas-chave de negócio.

Quais as principais parcerias que têm?
Como empresa somos impulsionados pela inovação — e nada inspira soluções criativas, como diversas equipas de pessoas que combinam um amplo espetro de experiência e perspetivas. Encorajamos orgulhosamente uma cultura onde todos possam trazer todo o seu contributo. Desde empresas a outras instituições, a noção de parceiro de negócio e trabalho em equipa está muito presente e faz parte do nosso ADN e um dos nossos valores-chave. Um dos últimos projetos, no qual fomos convidados a participar, tem que ver com a capacitação de micro e pequenas empresas para elevar o seu nível de atuação para os standards que as multinacionais exigem. Implica suporte técnico e formativo a vários níveis e equipas, partilhando as nossas experiências e lições aprendidas durante um período de tempo bastante alargado. Temos também o nosso programa de embaixadores, em que apoiamos anualmente 15 a 20 instituições locais de solidariedade social, todas com necessidades diferentes. Através de candidatura onde cada instituição apresenta o projeto a que se propõe, percebemos como podemos ajudar cada uma delas e sabemos que fizemos e continuamos a fazer a diferença seja ela de que forma for pois o apoio pode surgir nas mais variadas formas.

Como utilizam as parcerias para capacitar empresas de menor dimensão numa região como o Alentejo?
Este último projeto no qual estamos envolvidos tem por base planos de visitas, sessões de formação e workshops em que a abertura e disponibilidade para aprender (de ambos os lados) estão bastante presentes.
Estas atividades de passagem de conhecimento vão contribuir para um melhor desempenho por parte dos nossos parceiros não só connosco como também com outras entidades com as quais colaborem.
Percebemos desde cedo que, ao apoiarmos o tecido empresarial estamos ao mesmo tempo a trabalhar na nossa própria imagem enquanto fornecedor de componentes de qualidade superior que nos permite continuar a elevar a fasquia para a TE Évora. É um caminho que tem que ser trilhado em conjunto pois sabemos das dificuldades que tivemos aquando a implantação em Évora, e estes projetos conjuntos asseguram sem sombra de dúvida a viabilidade de muitas entidades.

Tem uma relação estreita com o ensino, especialmente com a Universidade de Évora?
Temos uma relação forte com as Universidades, em especial com a Universidade de Évora, que tem um curso de engenharia mecatrónica construído e promovido pela TE Connectivity. Esta valência permite um contacto direto dos alunos com o mercado de trabalho, inicialmente através de visitas, projetos de investigação, estágios ou Buddy Programs e, posteriormente, a permanência na empresa com contrato de trabalho. Mas não trabalhamos só com universidades, também temos uma relação com os Agrupamentos Escolares. Terminamos recentemente um projeto-piloto com o Agrupamento Escolas Gabriel Pereira que procurou mostrar aos alunos do 8.º ano que existem várias opções e percursos de carreira e que empresas como a TE permitem proporcionar diferentes experiências de desenvolvimento pessoal e profissional. Através de atividades didáticas, como construir um carro telecomandado com uma aplicação de telefone (como foi o projeto desta primeira edição), levamos a realidade das nossas empresas (através de visitas aos diferentes departamentos e oficinas) ao dia-a-dia destes jovens para que os estimule, acima de tudo, a fazer perguntas e a querer saber mais, ou seja, a despertar curiosidades e começar a abrir caminhos. Estes projetos, em união com a nossa oferta de formação técnica, podem servir também para desmistificar a ideia de que só os universitários têm futuro e capacidade para serem bem-sucedidos. Hoje, os cargos técnicos são tão bem ou melhor remunerados do que muitas profissões que necessitam de formação superior.

Os colaboradores são parte fulcral de todas as empresas. De que forma olham para a vossa equipa?
Estamos a criar uma visão de futuro em que a inovação permite avanços nos transportes, nas aplicações industriais, na tecnologia médica, na energia, nas comunicações de dados e nos nossos lares. Entregamos energia, dados e sinal de forma mais eficiente, e permitimos que a tecnologia reaja com mais precisão para o ambiente ao seu redor. Desde carros elétricos, a aparelhos inteligentes para edifícios ainda mais inteligentes, as nossas soluções de conectividade e sensores estão a ajudar a moldar o futuro. E sem as nossas pessoas e equipas, esse percurso não teria sido nunca possível. Incentivamos, inspiramos e desafiamos todas as pessoas a libertar o seu potencial para ajudar a promover o propósito e estratégia da TE. Em toda a organização, apoiamos o crescimento pessoal e profissional e contribuímos para uma cultura que abraça a diversidade, espera a inclusão e valoriza o envolvimento. Na TE, quando as equipas trabalham juntas, estamos a tornar a empresa mais forte e é um orgulho para nós ver que continuamos a ter colaboradores com mais de 30 anos de casa. Os nossos primeiros colaboradores formaram e acompanharam a expansão da empresa para todos os cantos do mundo.

A presença das mulheres num setor como este é cada vez frequente?
Cada vez mais, fruto também dos vários projetos e iniciativas que levamos a cabo. Encorajamos orgulhosamente uma cultura onde todos possam trazer o seu contributo para o trabalho. Uma dessas iniciativas tem a ver com o que a TE chama de grupos de recursos de colaboradores – vulgo ERG (employee resource groups). Lançados em 2015, estes grupos procuram apoiar qualquer colaborador a trocar ideias e a sentir-se conectado à empresa e aos seus colegas em diversos temas, um destes alusivo ao papel e desenvolvimento profissional da mulher (o grupo WIN – Women in Networking), onde mantemos várias iniciativas com foco no aumento da diversidade em todos os níveis da empresa; e Évora continua a dar o exemplo no que respeita ao número de mulheres, não só nas áreas de engenharia como também ao nível de cargos de gestão superiores ocupados por mulheres. Numa outra rubrica respeitante às necessidades da mulher-mãe, e como apoiante de políticas de promoção do aleitamento materno, somos também pioneiros na introdução de salas de lactação e pausas complementares às que existem determinadas por legislação.

Como se celebram estes 50 anos de atividade?
Decidimos festejar, no passado dia 13 de julho, o aniversário e reunimos todos os nossos colaboradores (e ex-colaboradores), parceiros, fornecedores e convidados especiais para comemorar o nosso sucesso, premiando todos pelo seu esforço e dedicação. Em jeito de despedida, reforçamos a mensagem sobre o que consideramos ser um dia histórico para a TE Connectivity e para a cidade de Évora.

“A nossa fábrica de relés celebra cinco décadas de existência, o que é um marco notável e uma conquista fantástica que beneficiou toda esta região. O momento que hoje celebramos é algo de que a TE Connectivity se pode orgulhar, já que poucas empresas conseguiram atingir este patamar.
Ao estarmos a comemorar este marco importante, não devemos esquecer que esta é uma jornada que foi construída dia após dia, ultrapassando todos os desafios que encontramos, e essa situação só foi possível graças ao trabalho incansável de todos os nossos colaboradores. Por isso, deixo aqui também um tributo a todos os nossos colaboradores pelo seu trabalho árduo e pela sua dedicação contínua a esta empresa.
Mesmo em tempos de turbulência, pudemos ver oportunidades onde outros apenas viam problemas, o que foi decisivo para a TE Connectivity e para a comunidade para a qual a empresa trabalha. A chegada da TE trouxe mais investimento e aumento da produção, o que obrigou a um alto nível de determinação, apoio e vontade de todos os funcionários.
Ao longo destas cinco décadas, a fábrica da TE Connectivity em Évora cresceu quase constantemente e há mais de 30 anos que superamos os mil colaboradores. Hoje, é com orgulho que vemos o logótipo da TE Connectivity presente em duas unidades de produção e num centro de atendimento ao cliente nesta cidade de Évora. A nossa presença na região é significativa e a nossa responsabilidade também está presente na comunidade que servimos.
Para esse fim, a TE Connectivity implementou um robusto programa de responsabilidade social para ajudar a fazer a diferença na comunidade onde operamos. Este programa é conduzido voluntariamente pelos nossos funcionários localmente. Isso faz parte dos valores da TE que nos norteiam diariamente: responsabilidade, inovação, trabalho em equipa e integridade. Quero agradecer a todos os colaboradores que fazem deste programa uma realidade na nossa casa e na comunidade aqui em Évora. Estamos comprometidos com isso.
Na TE Connectivity, a inovação faz parte do nosso ADN, pelo que temos de ser criativos todos os dias.
O trabalho em equipa é outro dos pilares essenciais na forma como fazemos negócios e também faz parte dos valores da TE Connectivity. Com os nossos colaboradores vamos tornar isto uma realidade para suportar o nosso desenvolvimento.
A TE Connectivity em Évora possui uma herança grande e forte que esperamos continuar a construir, com espírito de equipa, dinamismo e com o apoio de todos os nossos funcionários.
Quero agradecer-lhes novamente, obrigado a todos”.

You may also like...