Stellantis liderou o mercado automóvel em 2024

A Stellantis fechou o ano de 2024 com uma liderança incontestada do mercado português de veículos novos, quer em termos absolutos, quer nas suas divisões de Automóveis de Passageiros e de Veículos Comerciais Ligeiros.

Segundo os mais recentes dados da ACAP, o Grupo comercializou um total de 59.756 viaturas, volume que lhe confere uma quota de mercado de 24,7%. Este valor significa que praticamente 1 em cada 4 automóveis vendidos em 2024 em Portugal provém de uma das suas marcas: Abarth, Alfa Romeo, Citroën, DS Automobiles, FIAT, Jeep, Maserati, Opel ou Peugeot. Sublinhe-se ainda que a vantagem da Stellantis face ao segundo grupo automóvel mais vendido em Portugal foi de 12.877 viaturas.

No que se refere ao mercado dos Veículos de Passageiros (VP), as marcas da Stellantis somaram 45.213 automóveis vendidos, que se traduzem numa quota de 21,6%, um valor que consolida novamente a Stellantis no topo do mercado português desta tipologia de Veículos.

O ano de 2024 voltou a ser, também, um ano de liderança inigualável da Stellantis no mercado dos Veículos Comerciais Ligeiros (VCL), aqui com uma quota de mercado de 45,0%, correspondente a 14.543 unidades vendidas.

Este resultado reflete bem a confiança que empresas e profissionais têm nos veículos que compõem as gamas das marcas Peugeot, Citroën, Fiat Professional e Opel. Ou seja, as marcas da Stellantis asseguraram quase metade do mercado de veículos profissionais vendidos durante o ano passado.

Ainda no balanço de 2024, destaque no ranking de vendas para três marcas da Stellantis que se posicionaram no Top-10 das mais vendidas: a líder de mercado Peugeot, bem como a Citroën e a Opel.

O Grupo colocou, ainda, cinco dos seus modelos entre os dez automóveis mais vendidos no País: Peugeot 2008, Peugeot 208, Peugeot 308, Citroën C3 e Peugeot Partner.

 

Grupo liderou mercado total em dezembro de 2024

O último mês do ano ficou também marcado pela liderança da Stellantis no mercado nacional. Considerando os Automóveis de Passageiros e os Veículos Comerciais Ligeiros, o Grupo foi responsável por 5.311 matrículas, o que representa uma quota de 22,4%.

Em termos de Veículos de Passageiros, a Stellantis comercializou um total de 3.612 viaturas, volume que lhe garantiu uma quota de 17,9%.
Já no que aos Comerciais Ligeiros diz respeito, dezembro foi mais um mês de afirmação da Stellantis Pro One neste mercado. O Grupo foi novamente o número um em vendas com um total de 1.699 furgões matriculados e uma impressionante quota de 47,5%. A quota da Stellantis entre os VCL foi 33,9 p.p. superior à do segundo grupo automóvel mais vendido, tendo a Peugeot sido a Nº1 nas vendas com uma quota líder de 19,3% e a Opel a posicionar-se na segunda posição com 14,1%.

 

Stellantis no pódio do mercado BEV em 2024

Em matéria de veículos elétricos, a Stellantis é cada vez mais um dos players de referência do mercado. Disponibiliza atualmente quase 50 modelos 100% elétricos, que abrangem quase todos os segmentos de mercado – dos veículos urbanos compactos aos SUV, berlinas, 4×4 e superdesportivos – e em 2025 vai acelerar o seu esforço para proporcionar uma mobilidade limpa, segura e acessível a todos.

A Stellantis comercializou em 2024 no mercado português mais de 6.490 viaturas novas BEV, levando-a a conquistar uma quota de 15,8%. Já no mercado de Veículos de Passageiros, vendeu, em 2024, aproximadamente 6.100 automóveis BEV, volume que assegurou uma quota de 14,6%.

Destaque para a liderança destacada da Stellantis no mercado de Veículos Comerciais 100% elétricos com 843 unidades vendidas e uma quota de 33,6%.

Refira-se que o Grupo produz em Portugal, na fábrica de Mangualde, para este segmento BEV, modelos das marcas Peugeot, Citroën, FIAT Professional e Opel, desde outubro de 2024. Considerando-se apenas o último mês do ano, a liderança da Stellantis torna-se ainda mais expressiva com uma quota de 50,8%, mais de metade do mercado de furgões BEV. Este sucesso deve-se à fiabilidade e à adaptabilidade dos diversos modelos às necessidades das empresas e dos profissionais.

Refira-se, por fim, que o Citroën Ami liderou, mais um ano, o mercado dos Quadriciclos com 463 unidades vendidas e uma quota de 29,9% em 2024.

Estes resultados representam mais um passo na execução do plano Dare Forward 2030 da Stellantis, com o objetivo de se tornar o líder indiscutível em eletrificação em Portugal e no mundo.

You may also like...