Somos tod@s iguais, somos tod@s digitais

Xénia de Carvalho, Estudos e Projetos Unidade Inovação e Negócios/CECOA

A era digital trouxe um acesso democrático e global à aquisição de competências, baseadas num conhecimento “que é definido não pelo que é, mas pelo que pode fazer” .
Nos tempos modernos, procura-se um conhecimento prático, que responda às necessidades de cada um, em qualquer parte do mundo. O mundo moderno quebrou as barreiras da idade, do género, da nacionalidade e da capacidade económica. Atualmente, cerca de 66% da população mundial tem acesso à internet, permitindo uma procura em tempo real e uma consciência crítica do que existe em termos de oferta na área do EFP (Ensino e Formação Profissional), que contribua para o desenvolvimento de competências adequadas quer ao mercado de trabalho, quer ao desenvolvimento pessoal de cada um. Em Portugal, “82,3% da população residente dos 16 aos 74 anos utiliza a internet” (INE 2021) . Saber é estar integrad@, dialogar entre mundos e culturas, ferramentas e possibilidades, é possuir resiliência porque se é criativ@, competência porque se é inovad@r.
Os portugues@s são cada mais digitais, recorrendo a formas de comunicação e troca de conhecimentos no momento, que lhes permite escolher o que querem fazer, como, quando e com quem.
Os utilizadores de internet em 2021 [em Portugal] fazem-no principalmente para comunicar e aceder a informação: 91,4% trocaram mensagens instantâneas, 87,6% enviaram ou receberam e-mails, 86,7% pesquisaram informação sobre produtos/serviços e 81,3% leram notícias. Destaque para a % dos que utilizam a internet para frequentar cursos online (24,5%, mais 6,5 p.p.do que em 2020).
Portugal está a mudar, acompanhando o ritmo global, procurando responder cada vez mais ao desafio de uma formação que responda às necessidades do mercado laboral e do crescimento individual. As soft skills (competências comportamentais), para além das hard skills (competências técnicas), são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho português. Saber comunicar, ser digital, aceder de forma segura e eficaz ao mundo tecnológico, são características que definem o ser atual. “Muitas das crianças que estão hoje a ingressar nas escolas primárias vão ter empregos que ainda hoje não existem” (APDSI 2020) .
O futuro terá “empregos ainda não criados”, com “tecnologias ainda não inventadas”, procurando “a resolução de problemas que ainda se desconhecem” . Para enfrentar esses desafios, tod@s nós procuramos reinventar, melhorar, aperfeiçoar o nosso conhecimento e as nossas competências. Existe uma consciência crescente sobre o que se quer, quando e como, levando a um crescimento na procura de formação à medida, que o CECOA tem testemunhado na sua atividade enquanto entidade formadora. O EFP reinventa-se para responder às necessidades dos seres atuais cada vez mais digitais.
Em 2020, e pela 1ª vez, o INE, em colaboração com a ANQEP e a DGEEC, lançou um inquérito sobre a identificação das necessidades de competências nas empresas. (CEDEFOP 2021) .
Neste estudo concluiu-se que:
 “Nos próximos 2 anos (2021-2022), as empresas pretendem recrutar 345 584 trabalhadores, o que corresponderá a um acréscimo bruto de 10,8% do seu pessoal ao serviço”
 “Dos trabalhadores a recrutar, 49,9% deverão ter curso de ensino não superior (profissional) e 32,2% curso de ensino superior” .
Em simultâneo, Portugal é apontado como o “12º país mais inovador na UE27 (ANI 2021) , o que abre espaço para uma procura personalizada de conhecimento e competências. Efetivamente, a procura por formação à medida insere-se num espírito de inovação, de procura de novos e ajustados conhecimentos e competências que suportem empresas, pessoas e Sociedade a reimaginar o futuro em conjunto (UNESCO 2021) . Para isso e por isso, e dada a sua experiência de 35 anos na área do EFP, o CECOA tem sido ao longo deste ano, muito procurado por Organizações e por pessoas, para a realização de ações de formação e de sessões de capacitação na área do desenvolvimento pessoal, da comunicação e da gestão, com um forte enfoque na área digital. Formação à medida do futuro.

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