Soluções inovadoras líderes de mercado

Para a KONE, a inovação e o design tornam os edifícios e as cidades mais atraentes para os utilizadores, razão pela qual está permanentemente a trabalhar em novos desenvolvimentos e soluções. Em entrevista à Revista Business Portugal, Filipe Nóbrega, Managing Diretor, evidencia que o desenvolvimento da KONE em Portugal tem sido bastante bom e acredita ser um exemplo de referência quando se trata de inovação combinada com sustentabilidade.

A KONE é um líder mundial na indústria de elevadores e escadas rolantes, oferecendo soluções inovadoras, adaptadas às necessidades da população. Olhando para a realidade portuguesa, será que a era da revolução digital mudou as necessidades e expectativas dos clientes, permitindo-lhes desenvolver soluções e serviços inovadores?

A verdade é que vivemos já numa era pós-digital onde as tecnologias revolucionárias se tornaram normais. Adotámos diariamente as tecnologias digitais e mudámos a forma como comunicamos, trabalhamos ou colaboramos. Neste contexto, as empresas têm um papel fundamental de proporcionar valor acrescentado aos seus clientes através da digitalização.

A tecnologia e a digitalização são alguns dos principais motores de mudança para que a nossa indústria possa oferecer soluções verdadeiramente diferenciadoras a cada um dos nossos clientes e utilizadores. Para a KONE, a inovação e o design tornam os edifícios e as cidades mais atraentes para os utilizadores, razão pela qual estamos constantemente a trabalhar em novos desenvolvimentos e soluções que contribuem para criar uma experiência de deslocação verdadeiramente única.

Um exemplo disto é o KONE Connected 24/7, um serviço de manutenção preditiva que lançámos em 2016 e que utiliza sensores para recolher dados sobre o desempenho de elevadores ou escadas rolantes e os envia para a cloud. Uma vez na cloud, a Inteligência Artificial analisa a informação, converte estes dados em ações e, se detetar alguma anomalia, envia automaticamente pedidos de serviços aos nossos técnicos de manutenção, mesmo antes de os utilizadores repararem que algo não está a funcionar corretamente.

Ao combinarmos serviços digitais com análise de dados e IA, aumentamos a segurança, a fiabilidade e o desempenho do equipamento. Mais recentemente, em 2020, lançámos a primeira gama de elevadores do mundo com conectividade incorporada, KONE DX, que transforma completamente a experiência do cliente e do utilizador ao longo de toda a vida útil do edifício. A conectividade incorporada permite que o elevador seja adaptado às necessidades de cada edifício e cliente através de uma combinação de elementos físicos, tais como o desenho ou materiais da cabine, e elementos digitais, tais como serviços ou aplicações.

Ao utilizar interfaces de programação de aplicações (APIs) abertas, os elevadores podem interagir facilmente com outros dispositivos, aplicações ou serviços, quer sejam criados pelos nossos clientes ou outros fornecedores, podendo mesmo ser desenvolvidos especificamente para um edifício. Por exemplo, podemos monitorizar o funcionamento do elevador através do sistema geral de gestão do edifício, ou chamar o elevador a partir de uma aplicação do cliente.

Esta combinação de inovações físicas e digitais permite-nos ir mais longe na experiência do utilizador que fornecemos aos nossos clientes, não apenas no elevador, mas no edifício como um todo, integrando-o com outros elementos e permitindo uma personalização total de acordo com as necessidades de cada edifício e cliente, mesmo que estas mudem com o tempo.

Com a pandemia, a adoção de tecnologias ganhou ainda mais ímpeto. Na KONE, concentrámos os nossos esforços na adaptação das soluções existentes às novas necessidades, desenvolvendo ao mesmo tempo novos serviços para ajudar os nossos clientes e utilizadores a moverem-se com a maior segurança possível num ambiente pandémico.

Reforçámos o nosso foco em soluções sem contacto, desde chamadas de elevadores através de aplicações móveis até soluções mais abrangentes, que incorporam toda a movimentação dentro do edifício. Alguns exemplos são o KONE Residential Flow, que lançámos em 2018, e o KONE Office Flow, lançado este ano, para edifícios residenciais e de escritórios, respetivamente. Estas soluções permitem o movimento dentro do edifício sem necessidade de tocar em qualquer superfície ou porta, pois permite abrir portas, torniquetes e chamar o elevador de forma automática, com apenas um smartphone.

Em paralelo, lançámos novas soluções de desinfeção e higienização de elevadores e escadas rolantes, que incorporam soluções de superfície, sistemas de purificação do ar da cabine e a desinfeção de corrimões de escadas rolantes com luz ultravioleta.

As questões da sustentabilidade económica e da responsabilidade ambiental estão hoje em dia interligadas com a inovação e a tecnologia. Qual é a estratégia da KONE a este respeito?

Na KONE, a nossa missão é melhorar a forma como as pessoas se deslocam em ambientes urbanos, ajudando os nossos clientes a melhorar cidades, edifícios e espaços públicos. Através da nossa visão de criar a melhor experiência de People Flow®, queremos trabalhar em conjunto com os nossos clientes, utilizadores e parceiros para construir experiências de deslocação que sejam fáceis, confortáveis e eficazes; e neste processo a inovação e a tecnologia desempenham um papel fundamental na criação de edifícios cada vez mais sustentáveis e inteligentes.

Ser líder em sustentabilidade sempre foi um objetivo estratégico para nós e estamos conscientes de como o desenvolvimento de elevadores, escadas rolantes e portas automáticas mais inteligentes e eco eficientes pode contribuir para tornar as cidades em melhores lugares para viver.

Para nós, a responsabilidade ambiental consiste, por um lado, em fornecer aos nossos clientes soluções inovadoras e energeticamente eficientes e, por outro lado, em reduzir os impactos ambientais das nossas próprias operações.

No início deste ano, estabelecemos os nossos objetivos ambientais para 2030, os mais ambiciosos da nossa indústria. O primeiro deles é o compromisso de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 50% nas nossas próprias operações. Além disso, a KONE visa uma redução de 40% nas emissões relacionadas com os materiais dos produtos e com o uso de energia ao longo da vida útil dos equipamentos. Finalmente, estamos comprometidos em ter operações neutras em carbono até 2030, outro marco na nossa indústria.

Como exemplo do primeiro destes compromissos, em 2019, iniciámos a transformação da nossa frota de automóveis, substituindo veículos tradicionais por híbridos e por veículos elétricos. Os nossos escritórios estão também a tornar-se mais sustentáveis, sem papel, sem garrafas de plástico e utilizando energia verde – passámos de 0% em 2019 para 70% de energia verde em 2021. Em relação ao segundo objetivo, continuamos a desenvolver soluções eco eficientes, melhorando ainda mais a circularidade dos materiais e trabalhando com fornecedores e parceiros para alinhar os seus compromissos com os nossos.

Prova do compromisso com a sustentabilidade são os elevadores KONE DX que melhoram substancialmente a eco eficiência e o desempenho. São fiáveis e eficientes em termos energéticos, com uma longa vida útil. Apresentam toda uma nova gama de opções de design e materiais, incluindo superfícies antibacterianas, anti manchas e anti riscos, bem como materiais sustentáveis para ajudar a satisfazer os critérios de construção verde, tais como sejam as certificações BREEAM e LEED. Por exemplo, um elevador KONE DX é 90% mais eficiente do que um elevador instalado nos anos 90, contribuindo largamente para a criação de edifícios e cidades mais sustentáveis.

Este ano, a KONE foi incluída pelo oitavo ano consecutivo na prestigiada lista A do CDP (Carbon Disclosure Project) pelo seu trabalho na luta contra as alterações climáticas, sendo a única empresa de elevadores e escadas rolantes presente nesta lista.

Grande parte do sucesso da empresa deve-se ao grande investimento em I&D, que engloba um grande volume de negócios total anual. Os resultados e o reconhecimento da KONE Ibérica demonstram o que de melhor se faz em Portugal para o desenvolvimento tecnológico sustentável?

Sim, sem dúvida. O desenvolvimento da KONE em Portugal tem sido bastante bom e acreditamos ser um exemplo de referência quando se trata de inovação combinada com sustentabilidade. Ao longo dos nossos mais de 100 anos de história, muito do nosso sucesso tem sido impulsionado por avanços na engenharia. A inovação no mundo de hoje é muito mais. Significa novos processos, novas tecnologias integradas e conectividade. Gostaria de salientar que o nosso investimento em I&D representa 1,8% do total de vendas e que temos 9 centros de I&D em todo o mundo, com mais de 1.000 profissionais. Estamos em constante desenvolvimento, encontrando novas formas de operar e inovar através de soluções e serviços diferenciados para os nossos clientes.

Reforçámos a nossa posição como líder em inovação na nossa indústria, com mais de 3.000 patentes. Prova do nosso compromisso com a inovação é que estamos em 59.º lugar no ranking das Empresas Mais Inovadoras do Mundo da Forbes, sendo a única empresa do nosso setor presente neste ranking.

Ao compreender a urbanização e os nossos clientes, podemos continuar a desenvolver e a melhorar a vida nas cidades, tornando-as melhores locais para viver.

Innovative market leading solutions

For KONE, innovation and design makes buildings and cities more attractive to users, which is why it is constantly working on new developments and solutions. In interview with Revista Business Portugal, Filipe Nóbrega, Managing Director, shows that KONE’s development in Portugal has been quite good and believes to be a reference when it comes to innovation combined with sustainability.

KONE is a leader in the elevator and escalator industry, and provides innovative solutions adapted to the customer needs. Looking at the Portuguese market, has the digital revolution changed the needs and expectations of the customers enabling KONE to develop innovative services and solutions?

We are already living a post-digital era in which revolutionary technologies have become normal. Society has adopted new digital technologies in their everyday life changing the way people communicate, work, or collaborate. In this context, companies must be a key player in providing our customers a real benefit throughout digitalization.

Technology and digitalization are some of the main drivers of change in our industry, allowing us to offer truly differentiating solutions that provide value added to our customers and users. For KONE, innovation and design are key contributors to create more attractive buildings and cities to users, and we are constantly working on new developments and solutions that help to create a unique people flow experience.

An example of this is KONE Connected 24/7, a predictive maintenance service launched in 2016 that uses sensors installed in the elevator or escalator to collect data about its operating status and send it to the cloud. Once there, the Artificial Intelligence-based analysis converts the data into actions and alerts automatically our maintenance technicians if it detects any potential issue, even before users notice that something is not working. Combining digital services with data analysis and AI, we increase the safety, reliability, and performance of the equipment.

Most recently – in 2020 – we launched KONE DX, our first range of elevators with fully in-built connectivity, which revolutionizes the user experience throughout the full lifecycle of the building. The in-built connectivity allows the elevator to be customized based on the needs of each building and customer, trough the combination of physical elements such as the design of the car or the materials, and digital elements as services or applications.

Using open Application Programming Interfaces (API), elevators can easily interact with other devices, applications, or services whether they are created by our customers, third-parties, or even be developed specifically for the building. As examples, customers can integrate the monitoring of the equipment performance in the general management system of the building, connect the elevator with an access application or call the elevator from a customer app.

The combination of physical and digital innovations allows us to bring the user experience one step further, not only in the elevator but in the whole building, by integrating the equipment with other elements and allowing massive customization according to the needs of each building and customer, today and over the time.

With the pandemic, the adoption of technology has further gained momentum. At KONE, we have focused our efforts on adapting existing solutions to the new needs while developing new services to help our customers and users to move as safely as possible in a pandemic environment.

We have reinforced our contactless solutions portfolio including services such as the elevator call through a mobile app to other more comprehensive ones, which include the movement inside the whole building. Some examples are KONE Residential Flow, launched in 2018, and KONE Office Flow, released this year, for residential and office buildings respectively. These solutions allow the movement from the access door of the building without touching any surface as they automatically open doors, turnstiles or call the elevator only with a smartphone.

In parallel, we have launched new disinfection and sanitization solutions, ranging from surface solutions to systems for purifying the air in the elevator car or disinfecting the escalator handrails with ultraviolet light.

Economic sustainability and environmental responsibility are today linked with innovation and technology. What is KONE’s strategy in this respect?

At KONE, our mission is to improve the flow of urban life, helping our customers to make the best of the world’s cities, buildings, and public spaces. Through our vision to create the best People Flow® experience, we want to work together with our customers, users, and partners to provide ease, effectiveness, and experiences over the full lifecycle of the building. In this process, innovation and technology play a key role in increasingly taller, smarter, and greener buildings.

Being a leader in sustainability has long been a strategic target for KONE and we are aware of how the development of smarter and more efficient elevators, escalators and automatic doors can contribute to make cities better places to live.

For us, environmental responsibility consists, on the one hand, in offering our customers innovative an energy-efficient solutions and, on the other, in reducing the environmental impact of our operations.

This year we set our environmental targets for 2030, the most ambitious in our industry. The first of these targets is the commitment to reduce greenhouse gas emissions by 50% in our own operations. In addition, KONE is targeting a 40% cut on emissions related to its products’ materials and lifetime energy use. Finally, KONE has pledged to have carbon neutral operations by 2030, another milestone in the industry.

To reach the first commitment, we start changing the vehicle fleet composition in 2019, replacing traditional vehicles by hybrid and electric ones. Our offices are given a sustainable character without papers, plastic bottles and increasing the use of renewable energy – we have gone from 0% in 2019 to 70% of renewable energy in 2021. To achieve the product-related emissions reduction target, we will further improve the energy efficiency and material circularity of the products.

Proof of KONE’s commitment with sustainability are the KONE DX elevators, that substantially improve eco-efficiency and performance. It is a reliable and energy efficient equipment and features an entirely new range of design and material options including antibacterial, anti-stain and anti-scratch surfaces, as well as sustainable materials to help meet green building criteria such as BREEAM and LEED. As an example, a KONE DX elevator is 90% more energy efficient than the elevators installed in the 90s, contributing greatly to the creation of more sustainable buildings and cities.

Earlier this year, KONE was included by the 8th consecutive year in the prestigious A List of CDP (Carbon Disclosure Project) for its work in preventing climate changes. KONE is the only elevator and escalator company present in this list.

Much of KONE’s success is due to the large investment in R&D, which encompasses a large total annual sales volume. The results and recognition of KONE Iberica, highlight the best of what is made in Portugal for sustainable technological development?

Yes, definitely. The development of KONE in Portugal has been quite good and we believe we are a great example when it comes to innovation combined with sustainability.

Over our more than 100 years of history, much of our success has been driven by the innovations in engineering. Innovation in today’s world is so much more. It means new processes, new integrated technologies, and connectivity. I would like to highlight that our investment in R&D is 1.8% of total sales and that we have 9 R&D centers around the world with more than 1,000 professionals. We are constantly developing, finding new ways of operations, and innovating through differentiating solutions and services for our customers.

We have strengthened our position as leaders in innovation in our industry and we have more than 3,000 patents. Proof of our commitment to innovation is that we rank 59th in Forbes magazine World’s Most Innovative Companies, being the only company from the industry present in this ranking.

By understanding urbanization and our customers, we can continue to develop and improve life in urban environments, making cities better places to live in.

You may also like...