Saúde e Bem-Estar da Mulher
O plano de expansão da Procare Health é, desde a sua criação, um dos eixos estratégicos da empresa, que se assume como uma empresa global que, por uma lógica de recursos disponíveis, estabeleceu a sua sede mundial em Barcelona. O facto de se tratar de uma spin off da Procter & Gamble acaba por explicar esta atitude expansionista. Neste momento, a empresa tem atividades comerciais em mais de 20 países e continua sempre em busca de novas oportunidades de estender a sua marca a outras geografias.
Decorrido o primeiro ano, que balanço é possível fazer desta aposta? Foram atingidos os objetivos traçados?
Durante este período inicial, deparámo-nos com alguns obstáculos que de algum modo vieram impactar a velocidade do market uptake que definimos no nosso business plan. Contudo, levamos sempre todas as situações que encontramos como parte de um processo de aprendizagem e criámos uma estrutura muito flexível, que nos permite de modo muito rápido adaptar a nossa estratégia de acordo com o que o mercado nos diz.
Surgimos na área da Saúde da Mulher com um posicionamento muito próprio, seguindo um plano de comunicação muito sustentado na Evidência Clínica, que resulta de um dos maiores investimentos da empresa, um Plano de Investigação Clínica que produz a matéria prima que sustenta a diferenciação e excelência dos nossos produtos. Temos tido muito boa recetividade pelos profissionais de saúde que compreenderam que a Procare Health é uma empresa biotecnológica focada no desenvolvimento de melhores soluções terapêuticas para a mulher de hoje. Em termos de apreciação global, direi que o saldo é extremamente positivo, principalmente porque nos foi lançado o desafio por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, doentes, de fazermos mais e melhor. Somos um projeto de pessoas para pessoas e é assim que somos conhecidos. Estamos agora a consolidar o nosso sucesso.
A Procare Health Portugal destaca-se por apostar na criação de produtos não hormonais, de síntese não química ou de origem natural. É este um dos vossos aspetos diferenciadores e de inovação no mercado?
O fator diferenciador no mercado não assenta somente no facto de termos uma base natural e não hormonal nos nossos produtos. A diferença está também na demonstração da evidência de qualidade, eficácia e segurança dos nossos produtos, como de resto é esperado de qualquer terapêutica. Os nossos produtos são submetidos a estudos clínicos, que vão desde os estudos in vitro, passando pelas diversas fases de Investigação clínica. É daqui que retiramos a demonstração do valor dos produtos. E esse é um processo em contínuo, o de reforçar essa evidência de eficácia e segurança. É com muito orgulho que posso dizer que estamos neste momento a desenvolver investigação clínica em diversos centros em Portugal, que irá adicionar a experiência dos médicos portugueses aos seus colegas de outros países.
O conceito de inovação na Procare Health não se resume ao desenvolvimento de produtos. Exigimos ser inovadores também nos processos. Em Portugal, implementámos um conjunto de processos que inovam pela forma como a empresa está no mercado. Mais do que uma estratégia “lean”, estudamos detalhadamente todos os processos que gerimos diariamente e procuramos a todo o momento encontrar “gorduras” que possamos eliminar por forma a tornar mais leve a gestão da organização, o apoio à formação médico-científica, o nosso papel social, entre outros aspetos. Eu costumo dizer que não podemos ser ineficazes na forma como gerimos o nosso quotidiano, sendo que devemos tratar todos os nossos assuntos como se fossem urgentes. Os doentes, profissionais de saúde, stakeholders, etc., não podem esperar. Até porque a concorrência não o faz seguramente.
Considera que hoje há maior procura, por parte das mulheres, de soluções mais naturais e farmacologicamente menos agressivas? As mulheres portuguesas estão hoje mais preocupadas com o seu bem-estar e com a qualidade da sua saúde?
O conceito de produtos naturais está cada vez mais na base da escolha dos consumidores, a vários níveis, nomeadamente na alimentação A decisão de desenvolvermos terapêuticas com esta característica resultou do conhecimento que existia na empresa de poder criar tratamentos eficazes com um perfil de segurança favorável. É verdade que vivemos hoje num mundo que está mais desperto para a sustentabilidade, onde os consumidores procuram produtos que lhes dão garantias de melhorar a sua saúde e reduzir a pegada ecológica.
Menos positivo é o facto de surgirem no mercado produtos de base natural, sem demonstração de Evidência Clínica que desenvolvem estratégias de comunicação questionável, muitas vezes direcionada aos doentes e que são percecionadas pelos profissionais de saúde como produtos pouco credíveis e que criam alguma confusão. Eu digo sempre que não é na televisão ou na internet que as doentes encontram o seu tratamento; é junto dos profissionais de saúde que recebem o diagnóstico e terapêutica mais adequados à sua situação clínica. A Procare Health é uma empresa que tem, a nível global, na equipa de Gestão e Desenvolvimento Científico um conjunto de pessoas altamente qualificadas e que asseguram que a empresa tem um posicionamento global, falando todos a uma só voz em prol da melhoria da saúde das populações.
Atualmente, a Procare Health abrange diversas áreas de negócio: Ginecologia, dor-artrose. Quais foram, nestas áreas, as soluções mais inovadoras apresentadas ao mercado?
O core business da empresa é a Saúde da Mulher e é nesta área que continuamos a desenvolver novos produtos. Como disse anteriormente, é muito importante ouvir os mercados e por vezes identificamos áreas onde sabemos que podemos oferecer melhores alternativas terapêuticas. Atualmente, temos um conjunto de soluções terapêuticas noutras áreas terapêuticas, como a dor e a artrose, com produtos altamente eficazes e que fazem parte do negócio da empresa. Contudo, não nos desfocalizamos da área nobre do nosso conhecimento.
A Procare Health Portugal está permanentemente em busca de novas e melhores soluções terapêuticas. Qual a mais recente inovação desenvolvida e o que podemos esperar para o futuro?
Estamos no mercado somente desde 2016 e expandimos muito em pouco tempo. Esta dinâmica resulta do entusiasmo e do espírito de insatisfação que todos partilhamos na Procare Health, querendo sempre fazer um pouco mais, todos os dias. Por esse motivo, temos em pipeline um conjunto significativo de produtos, que iremos oferecer aos profissionais de saúde para, com segurança, tratarem as suas doentes.
Destaco, no entanto, um projeto que consiste numa tecnologia altamente disruptiva, que resulta de uma parceria entre a Procare Health e a Universidade da Califórnia, UCLA, com o apoio da Universidade de Harvard. Trata-se do projeto “Cervix-on-a-chip”. Esta tecnologia permite mimetizar células cervicais in vitro, num dispositivo especificamente desenvolvido, a partir do qual se poderão estudar diversas terapêuticas para patologias relacionadas, sem que para retirar conclusões seja necessário sacrificar animais. É com enorme orgulho que falo sobre um projeto que recebe o apoio e desenvolvimento de uma empresa tão jovem, cujos recursos são dirigidos à Investigação, a vários níveis.