Sarilauto: A vanguarda da inovação no setor automóvel

Sediada em Casal de Cambra, no concelho de Sintra, a Sarilauto está no mercado há mais de quatro décadas. José Manuel Santos é o rosto por detrás desta empresa, que atua no ramo das peças automóveis, e foi com ele que estivemos à conversa aquando da nossa estadia na região.

“Isto começou um pouco às cegas e sem grande perspetiva”, começa por revelar José Manuel Santos, sobre a origem do negócio. “Na altura, eu e um colega de trabalho decidimos criar este negócio, mas nem sequer era para nós, era para as nossas mulheres”.
Com apenas 22 anos de idade, o empresário embarcou naquele que viria a ser o projeto da sua vida e ao qual se dedicou, desde sempre, de corpo e alma. O percurso nem sempre foi fácil e o interlocutor confessa que “foi preciso muito sacrifício” e resiliência para levar a bom porto o negócio criado. Com a saída do sócio da empresa, José Manuel Santos, acaba por assumir as rédeas do negócio, contando sempre com o apoio da esposa, que ali se manteve a tempo inteiro até ao nascimento das filhas do casal. “Quando começámos tínhamos poucos recursos, meia dúzia de prateleiras e caixas vazias para dar a ideia de capital de negócio, a ideia de um poder de compra que ainda não tínhamos. Não havia stock. Foi assim que comecei, mas com muito trabalho, dedicação e com uma equipa fundamental e imprescindível, conseguimos crescer e afirmar-nos no mercado”. A história da empresa é ainda marcada pela criação de uma central de compras, a Atlantic Parts, da qual José Manuel Santos é sócio fundador e onde assumiu a presidência durante seis anos.

“Não nos afastamos muito desta zona”
As oficinas da região representam o principal cliente da empresa, que aposta num “negócio local, não muito abrangente”. José Manuel Santos mostra-se satisfeito com os 15 quilómetros de superfície geográfica alcançada e não pretende alargar o seu raio de influência. “Não nos afastamos muito desta zona. Para nós é muito importante prestar um serviço rápido e só o conseguimos se estivermos próximos dos clientes”. De forma a garantir um serviço de entregas rápido, organizado e eficaz, a Sarilauto realiza quatro itinerários de distribuição diários, com uma rota previamente definida.

Aposta na inovação
42 anos passados, desde a fundação da Sarilauto, existem já várias diferenças no mercado, que José Manuel Santos consegue, facilmente, identificar. “A atividade no passado não tem nada a haver com o que é hoje. Com a inovação tecnológica as coisas são totalmente diferentes”. Se no passado, José Manuel Santos assume que trabalhavam “com base na memória e sabíamos as referências dos produtos, quase todas, de cor”, hoje já não há essa necessidade. “A informática e a sua evolução veio ajudar muito. Hoje, já não é necessário ter um profissional de peças, é necessário ter um profissional que conheça bem o automóvel e com bons conhecimentos de informática”. Acompanhando a evolução tecnológica do mercado, a Sarilauto dispõem, há cerca de cinco anos, de um programa para clientes profissionais, que através da matrícula do automóvel permite, em alguns segundos, efetuar orçamentos e encomendas via online. “Quando surgiu esse programa, fomos dos primeiros a apostar na sua implementação. Gostamos de inovar e de acompanhar a evolução dos tempos procurando tirar todas as vantagens possíveis”, afirma o interlocutor, que assume a introdução do programa lhes permitiu “ganhar tempo. Tínhamos os telefones sempre ocupados e agora temos menos. Com a implementação deste programa viemos ganhar tempo, tanto nós como os clientes. Este sistema permite-nos agilizar trabalho”.
O acompanhamento da evolução tecnológica tem sido uma constante na empresa, bem como a contínua formação dos seus funcionários e colaboradores, promovendo, frequentemente, ações de acordo com as necessidades sentidas no momento. “Há muitas empresas que não resistem, porque não se adaptam à evolução e às exigências do mercado e dos seus clientes. Nós temos sempre essa preocupação”.
Em 2017, ano em que comemorou os seus 40 anos de existência, a Sarilauto renovou o seu espaço de loja, conferindo-lhe um visual diferente. Uma aposta na decoração do interior que passou também pela criação de uma nova área de balcão e atendimento, tendo sido criados postos individuais de trabalho, com vista a melhorar a receção dos clientes através de um atendimento mais personalizado. A mais recente inovação procurou tornar a imagem exterior da loja mais ousada e apelativa, através da introdução de um painel luminoso e interativo.
Atualmente, com uma equipa constituída por sete colaboradores, da qual faz parte uma das suas filhas, José Manuel Santos prevê para a Sarilauto um futuro de continuidade e de sucesso, revelando que não pretende parar, porque “gosto do que faço”.

You may also like...