Samsung: tecnologia inovadora e disruptiva
O Galaxy Unpacked foi o ponto de partida para a conversa com José Correia, Head of B2C Sales & PM Samsung Portugal, que realçou a possibilidade dos consumidores experienciarem o melhor da tecnologia atual, com os novos foldables Galaxy Z Fold5 e Z Flip5. Para dinamizar, ainda mais, o ecossistema Galaxy, chegaram também a série Galaxy Tab S9 e a série Galaxy Watch6.
A Samsung apresentou mais um Galaxy Unpacked no passado dia 26 de julho. No evento foi anunciada a 5ª geração dos smartphones dobráveis da Samsung: Galaxy Z Fold5 e Z Flip5. Fale-nos um pouco mais sobre estes lançamentos.
O legado de inovação e dedicação da Samsung para com a categoria de dispositivos dobráveis permitiu, uma vez mais, desenvolver dispositivos incrivelmente versáteis. Com uma forte crença no potencial do formato dobrável, em conjunto com capacidades de I&D e de produção de nível mundial, a Samsung tem vindo a aperfeiçoar e a otimizar consistentemente a linha da série Galaxy Z. Desde a criação de conteúdos a partir da nova Flex Window do Galaxy Z Flip5 até ao perfeito multitasking no Galaxy Z Fold5, esta série de dispositivos dobráveis Galaxy vem, sem dúvida, satisfazer e exceder as necessidades crescentes dos utilizadores atuais.
Estamos perante dois equipamentos distintos que se destacam pela sua versatilidade e produtividade. São dispositivos muito diferenciados, o que nos permite oferecer aos nossos utilizadores experiências otimizadas para as suas necessidades e que não podem obter em nenhum outro dispositivo.
Tanto o Galaxy Z Flip5 como o Galaxy Z Fold5 foram cuidadosamente concebidos para corresponder às expectativas de durabilidade. O ecrã principal está equipado com uma camada de dispersão de choque e uma parte traseira redesenhada que oferece uma estrutura mais sólida. Juntamente com o suporte IPX8, a moldura Armor Aluminum e o Corning® Gorilla® Glass Victus®2 aplicado tanto na Flex Window como na traseira, do Galaxy Z Flip5 e o Galaxy Z Fold5 oferecem a proteção que os consumidores esperam, reforçada ainda mais pela nova Flex Hinge. Este novo módulo integrado de dobradiça apresenta uma estrutura de carris duplos capaz de dissipar ainda mais os impactos externos.
Qual a representatividade do segmento de smartphones dobráveis para a Samsung? Considera que estes modelos são o futuro da categoria e que estes equipamentos disruptivos mudam a forma como o utilizador interage com o telefone?
A Samsung tem pautado o mercado com inovações que visam refletir novas formas de viver, que criem um standard para os utilizadores, mais simples, eficiente e funcional. Em resultado das mudanças no comportamento do consumidor, o nosso desafio é entregar tecnologia facilitadora e valor acrescentado à vida quotidiana. Nesse sentido, continuamos na vanguarda do desenvolvimento de tecnologia que proporciona às pessoas experiências personalizadas que enriquecem as suas vidas, a partir desta premissa, demos mais um salto em frente e alargámos as possibilidades do que um smartphone pode fazer. Temos vindo a assistir a um interesse crescente neste tipo de equipamentos em Portugal e, nesse sentido, estamos confiantes e temos boas expetativas quanto às vendas dos novos smartphones dobráveis. Oferecemos novas condições de compra que dão a possibilidade aos nossos consumidores de experienciar o melhor da tecnologia atual e, sem dúvida, que ninguém fica indiferente aos novos dobráveis da marca.
Estamos entusiasmados com o que a Samsung tem conquistado nos últimos anos, mas enquanto pioneiros apaixonados e comprometidos em desafiar as barreiras ao progresso, estamos sempre a pensar no que vem a seguir. Os nossos smartphones estão de facto a tornar-se extensões de nós mesmos, e com tantas pessoas a trabalhar remotamente e a gastar mais tempo a divertirem-se em casa, a qualidade do vídeo e os recursos dos dispositivos móveis, sobretudo dos dobráveis, passaram a ser o centro das atenções.
Além dos novos foldables Galaxy Z Fold5 e Z Flip5, a Samsung apresentou também a série Galaxy Tab S9 e a série Galaxy Watch6. Quais as suas principais características e mais-valias? Quais são as expectativas para as gerações Galaxy Watch6 e Galaxy S9 para o mercado português?
Sim, o lançamento deste verão trouxe-nos mais algumas novidades que permitem dinamizar o nosso ecossistema Galaxy, no que toca à série Galaxy Watch6, esta reúne um conjunto de funcionalidades ligadas à saúde, um desempenho poderoso e um novo design elegante, com destaque para a moldura mais fina, para o maior ecrã de sempre num Galaxy e uma interface mais interativa. Ambos os modelos (Watch6 e Watch6 Classic) permitem também aos utilizadores aceder a uma maior seleção de versáteis mostradores de relógio, bem como a novas opções de braceletes.
Os novos Galaxy Watch6 são verdadeiros companheiros que diariamente nos ajudam a viver uma vida mais ativa e, acima de tudo, mais saudável. Uma série de métricas de saúde e bem-estar são medidas 24 horas por dia, para potenciar alterações positivas na rotina diária, com destaque para as dicas e conselhos personalizados que permitem encorajar o utilizador a adotar um estilo de vida mais saudável. Ao reconhecer que o bem-estar começa com um sono de qualidade, os novos smartwatches ajudam os utilizadores a otimizar a sua noite da mesma forma que otimizam o seu dia com base em três elementos-chave: compreender os padrões pessoais de sono, criar melhores hábitos e estabelecer um ambiente propício ao sono.
Por último, apresentámos também os novos Tab S9, disponíveis em três modelos distintos (Base, Plus e Ultra). São tablets verdadeiramente disruptores na sua categoria. Concebida para inspirar a produtividade espontânea, bem como para melhorar a criatividade, a série Galaxy Tab S9 é uma ferramenta poderosa para a criação de portefólios criativos com novas e melhoradas aplicações para responder a cada paixão pessoal. Os três modelos oferecem um ecrã extraordinário, um desempenho otimizado, a aclamada S Pen e, pela primeira vez num tablet de consumo, a classificação IP68. Ambas as séries são muito completas no que toca a funcionalidades e garantia de qualidade que oferecem, e isso só nos pode fazer acreditar que serão muito bem aceites pelos utilizadores nacionais.
Assistir ao impacto que os equipamentos Samsung têm na melhoria da vida das pessoas, das empresas e do planeta é mais uma motivação para continuar a desenvolver tecnologia inovadora e disruptiva e a surpreender as expectativas dos consumidores/utilizadores?
A missão da Samsung é e será sempre alcançar o próximo nível da tecnologia. Falamos de tecnologia com propósito, que efetivamente faça diferença na vida das pessoas. Fazemo-lo através da expansão do nosso portefólio nas diferentes áreas seja mobile, TV ou eletrodomésticos. Estamos prontos para abraçar novos desafios e para convidar todos os utilizadores e futuros utilizadores da marca a embarcar nesta viagem connosco. Temos grandes expetativas relativamente ao crescimento do mercado dos smartphones dobráveis, mas também na evolução das TVs para conceitos cada vez mais lifestyle e no lançamento de eletrodomésticos cada vez mais inteligentes.
Uma das tendências que se tem verificado é que, de forma a fazer face aos novos desafios, as pessoas começaram a privilegiar cada vez mais modelos premium, que oferecem recursos de última geração essenciais para o dia a dia. O teletrabalho, as videoconferências e o consequente aumento da utilização do vídeo, assim como do mobile gaming, fazem com que os smartphones se tornem verdadeiras extensões das nossas vidas quer ao nível pessoal, como profissional. As expetativas sobre o que a tecnologia é capaz de fazer são bastante altas – os utilizadores passaram a privilegiar a rapidez, bem como a qualidade da imagem na criação e reprodução de conteúdos optando por fazer um maior investimento de forma a garantir essas qualidades.
Enquanto marca, passa também por estarmos próximos do nosso público, atentos àquilo de que necessitam e quais as suas reações, procurando assim dar continuidade à confiança e satisfação na experiencia de utilização de produtos Samsung nos vários mercados onde a empresa atua.
A Samsung é líder em inovação, uma posição da qual se orgulha e está empenhada em manter, bem como os seus predicados de confiança, fiabilidade e garantia na qualidade de produto. Desafiar o presente com a tecnologia de amanhã vai continuar a ser o lema e estratégia da Samsung para se manter como marca preferida dos portugueses?
Antes de falarmos em inovação, temos que falar de resiliência e na capacidade de “adaptação”: estas são as palavras que para mim descrevem da forma mais fidedigna tudo aquilo que a Samsung representa e que resulta na confiança dos nossos consumidores. Estamos orgulhosos com a capacidade de resposta que temos conseguido apresentar face aos desafios que se têm imposto nos últimos anos, e consideramos que cada um dos nossos lançamentos é uma resposta às necessidades dos nossos consumidores, acelerando processos de transformação digital já em curso e tirando partido da tecnologia de forma a garantir a continuidade do negócio.
A confiança depositada ao longo dos anos deixa-nos bastante orgulhosos e mostra que somos uma marca querida pelos portugueses e na qual confiam, e perante este nível de expetativa a nossa entrega só pode dar continuidade a este caminho de estar lado a lado com os nossos utilizadores. Além disso, é com base nesta premissa que vamos continuar a desenvolver as nossas campanhas e ativações locais com um cunho de portugalidade sempre presente, criando experiências cada vez mais imersivas e relacionáveis para quem assiste e participa nelas. Vamos, assim, reapostar numa comunicação focada nas pessoas, naquilo que as motivam. Ao nível de posicionamento de produto, comunicar o benefício e mais-valias de cada equipamento em campanhas integradas cujo conteúdo se combina com naturalidade à realidade dos utilizadores e facilmente percetível por quem procura a nossa oferta.