SAMPEDRO celebra 100 anos

Simão Gomes, Presidente

2021 é uma data especial para a SAMPEDRO, que celebra um século desde a sua fundação. Os investimentos realizados nos últimos anos permitiram atualizar a Sampedro, com as mais recentes tecnologias, e os bons resultados em 2020 garantem um ponto de partida seguro para a geração que se segue.

A SAMPREDO assinala 100 anos depois de um ano difícil que superou com êxito. Os números falam por si: registou um crescimento de 16,7%, comparativamente a 2019, aumentou as exportações que representam 94% das vendas, assistiu a um crescimento das vendas nos têxteis de cama, sem esquecer os artigos de banho e de mesa.

Fundada em 1921, em Guimarães, em Guimarães, a Sampedro é uma empresa familiar que vai na 4ª geração, 100% portuguesa, com mais de 160 colaboradores qualificados, diferenciando-se pela qualidade superior e design dos seus produtos.

Simão Gomes, Presidente do Conselho da Administração, destaca um legado incalculável: “Um orgulho desmedido pelo que construímos. São 100 anos de histórias e de estórias de muitas gentes, marcados por obstáculos e desafios que nos prepararam para o que somos hoje. Somos uma empresa reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade dos seus produtos, pela seriedade, transparência e credibilidade na condução do negócio. Somos uma empresa com capacidade de investimento e com uma sólida posição nos mercados internacionais, exportamos atualmente para 36 países, o que revela que estamos no caminho certo. Somos uma empresa que gera negócio e riqueza para o país, que privilegia o pequeno cliente e a venda personalizada em detrimento da venda em massa. E, o mais importante de tudo, somo uma empresa que cria e valoriza o emprego”.

A SAMPEDRO concluiu o plano de renovação e inovação de todas as áreas do centro de produção, um investimento de 15 milhões de euros, aumentou vendas e exportações, em e terminou o ano com uma faturação de 18 milhões de euros. “Fomos mais atrevidos que o costume para chegar aos 100 anos e ter uma empresa bem organizada, tecnologicamente muito aceitável e acabámos agora um edifício onde vamos ter muita gente nova”, realça Simão Gomes.

Preparada para mais 100 anos a liderar a indústria têxtil

Depois de um ano de 2020 que superou as expetativas, tendo mesmo sido “o melhor ano de sempre”, com um crescimento de 16,7% do volume de negócios, para 18 milhões de euros, a empresa tem planos para continuar a melhorar a sua posição. “Queremos melhorar ainda mais as condições de trabalho de todos os colaboradores, aumentar a capacidade produtiva instalada, incrementar a eficiência e flexibilidade dos seus processos, investir em modelos globais de recuperações e racionalização energéticas que tornem a empresa autossuficiente”, garante o Presidente do Conselho da Administração. A aposta no cliente e em novas estratégias no mercado nacional e internacional, implementando novas metodologias de organização interna, potenciadoras de abordagens e ações comerciais inovadoras, são algumas das prioridades.

Outro dos projetos, a curto prazo, é o investimento e exploração das suas competências de I&D no desenvolvimento de novos padrões e das potencialidades das novas tecnologias recentemente adquiridas, introduzindo em novos mercados produtos diferenciadores e atrativos.  O reforço da sua imagem, enquanto empresa global, e a divulgação da marca Sampedro junto do público-alvo e dos mercados (atuais e potenciais) serão fundamentais para atingir estes objetivos.

Para Simão Gomes, o processo de modernização do parque tecnológico industrial tem de ser contínuo, por isso, pretendem “melhorar ainda mais as condições de trabalho de todos os colaboradores, aumentar a capacidade produtiva instalada, incrementar a eficiência e flexibilidade dos seus processos. Investir em novas unidades produtivas, cujos serviços estão a subcontratar ao exterior e investir em modelos globais de recuperações e racionalização energéticas que tornem a empresa autossuficiente”.

SAMPEDRO: qualidade, responsabilidade social e ambiente

A SAMPEDRO é uma empresa certificada com o Sistema de Gestão da Qualidade segundo as normas ISO 9001:2015. É membro de organizações internacionais de responsabilidade social, como a SMETA (Sedex Members Ethical Trade Audit) e da BCI (Better Cotton Iniciative), onde contribui com créditos para os produtores de algodão mais necessitados.

A preocupação da empresa com o meio ambiente e com o bem-estar do consumidor garantiu a certificação internacional Oeko-tex Standard 100, um sistema de certificação para matérias-primas e produtos do seCtor têxtil, cujo objetivo é alcançar produtos isentos de substâncias nocivas para a saúde humana. A empresa tem apostado em fibras eco-friendly nas suas coleções, introduzindo matérias-primas sustentáveis como cânhamo, estopa, lyocell e bambu. Aumentou a produção de linho em mais de 47%, sendo esta a fibra mais ecológica de todas.

A certificação GOTS (Global Organic Textile Standard), garante o statu orgânico dos tecidos e das matérias-primas por meio de uma fabricação ambiental e socialmente responsável que oferecem garantias confiáveis ao consumidor.

A SAMPEDRO destaca-se ainda como modelo de sucesso no desenvolvimento do negócio, recebendo sucessivamente o prémio PME Líder desde 2008, distinção que recebe há 13 anos consecutivos.

You may also like...