Rumo à Sustentabilidade e ao Futuro da Mobilidade

Em entrevista, Viktoria Kaufmann, Managing Director da SIVA|PHS destaca o compromisso firme da empresa com a transformação sustentável, preparando-se ativamente para os desafios futuros no setor automobilístico em Portugal.

Viktoria Kaufmann, Managing Director

Após a aquisição da SIVA pela Porsche Holding Salzburg (PHS) há cerca de 4 anos, a SIVA|PHS tem demonstrado um notável percurso de crescimento e estabilização em todas as áreas de negócio. A reestruturação implementada desde o início visa melhorar os rácios de negócio, tornando a empresa sólida e eficiente. Investimentos foram direcionados para garantir a saúde do negócio, com disciplina nos custos e melhoria na rentabilidade da rede. Segundo Viktoria, a colaboração entre a Volkswagen, Audi, SEAT, Skoda, Volkswagen Veículos Comerciais, CUPRA, Bentley e Lamborghini fortalece a performance e presença do grupo no mercado português, com maior visibilidade e serviços de maior qualidade, reforçando a confiança dos parceiros e clientes.

Ao comprometer-se a cumprir os objetivos do Acordo de Paris e do Acordo Verde Europeu da União Europeia, a SIVA|PHS lidera a transição sustentável na indústria automóvel. A médio prazo, o objetivo é reduzir as emissões de CO2 em 30% até 2030 e a longo-prazo alcançar a neutralidade de carbono até 2050. Para alcançar estes valores, a SIVA|PHS concentrou-se em aumentar a proporção de veículos elétricos na sua frota, tendo já atingindo 27%. Outras ações incluem a adoção de iluminação LED em todos os edifícios para reduzir o consumo de energia, a implementação de painéis fotovoltaicos para gerar energia limpa e reduzir as emissões de CO2 em 123 toneladas por ano e o reaproveitamento de papel e cartão para expedições de armazém.

A estratégia “Way to Zero” do Grupo Volkswagen estabelece metas ambiciosos de sustentabilidade: reduzir as emissões de CO2 por veículo na Europa em 40% até 2030; investir 14 mil milhões de euros até 2025 na descarbonização e mobilidade elétrica; e apoiar a expansão de energias renováveis, construindo parques eólicos e centrais solares na Europa. Para além disso, o Grupo Volkswagen compromete-se, a partir de 2030, a operar todas as fábricas do Grupo, exceto na China, com eletricidade verde e a apelar à colaboração entre governos, indústria e sociedade para promover a descarbonização da mobilidade.

O setor automóvel em Portugal desempenha um papel fundamental na economia do país. No entanto, existem desafios a enfrentar. Segundo Viktoria, o sistema fiscal português é complexo e oneroso, dificultando a transição para uma mobilidade mais sustentável. É necessária uma revisão dos incentivos ao abate de veículos e um orçamento público dedicado a atender essas necessidades. Em Portugal, há um interesse crescente nos veículos sustentáveis, representando quase 20% do mercado. No entanto, é crucial expandir a infraestrutura de carregamento e oferecer mais apoio para tornar a mobilidade elétrica ainda mais atrativa. Nesse sentido, a SIVA|PHS incluiu a MOON no seu portfólio de marcas, que oferece soluções integradas para mobilidade elétrica, envolvendo a instalação de carregadores adequados, otimização do uso de energia e opções de geração e armazenamento de energia sustentável, tudo num único pacote.

Viktoria desempenha um papel crucial na gestão dos Recursos Humanos da empresa, acreditando que um líder eficaz não apenas motiva, mas também orienta as pessoas em direção ao sucesso. Sob a sua liderança, a SIVA|PHS tem procurado ativamente trazer novos talentos para a empresa e fomentar a integração de diferentes gerações de colaboradores. Além disso, a empresa tem trabalhado na promoção da diversidade, abrangendo questões de género e valorizando diferentes experiências e culturas. No processo de transformação da SIVA|PHS, a equipa tem sido uma peça fundamental. Cerca de 60% da primeira linha de liderança foi renovada. No total, 36% da empresa passou por mudanças, com 60% novos colaboradores e com a integração de recém-licenciados em todas as áreas. Para mais, a empresa investe em benefícios para os colaboradores, incluindo uma nova cantina, programas de teste de novos veículos, um ginásio e uma variedade de programas de formação, prevendo um aumento na produtividade de pelo menos 20% até o final do ano.

You may also like...

This will close in 0 seconds