Ricardo Costa é o novo Chairman do kuantokusta

Miguel de Azevedo Moura, Ricardo Costa, Pedro Coelho
O KuantoKusta anunciou a eleição de um novo Conselho de Administração, num passo estratégico para consolidar o crescimento da empresa e reforçar a sua posição como marketplace de referência em Portugal. Eleito por unanimidade, o novo Conselho de Administração é composto por Ricardo Costa (Chairman), Miguel de Azevedo Moura e Pedro Coelho (Vogais).
A nova estrutura surge num momento de expansão para o KuantoKusta, que definiu como objetivo mínimo crescer 50% até ao final de 2025.
Com uma vasta experiência em gestão e estratégia empresarial, o novo Conselho de Administração definiu como um dos seus principais objetivos impulsionar a expansão da marca e consolidar o papel do KuantoKusta como líder no comércio digital.
“O KuantoKusta tem vindo a afirmar-se como um dos players mais relevantes do e-commerce em Portugal e tem um grande potencial de crescimento. É um desafio entusiasmante integrar esta equipa e contribuir para o reforço da sua posição no mercado”, afirma Ricardo Costa.
O empresário e chairman do Grupo Bernardo da Costa, que também representa enquanto acionista do KuantoKusta, é orador internacional, autor do livro “A Felicidade é Lucrativa” e atua como Board Advisor em diferentes setores. É também professor convidado em escolas de negócios e um dos principais defensores da importância da felicidade no ambiente de trabalho.
Miguel de Azevedo Moura, tem experiência em administração de empresas nacionais e internacionais, com foco em investimentos de private equity e capital de risco. Jurista de formação, também é Professor na NOVA School of Law, onde tem lecionado e publicado nas áreas de Direito dos Contratos e Mercados Financeiros. Pedro Coelho, com mais de duas décadas de experiência profissional no setor bancário, assume a responsabilidade pela área financeira. Ambos representam a LSIG (L’or Strategic Investment Group), a divisão de capital de risco da neerlandesa Holding House of the Lord B.V.
A mudança no Conselho de Administração surge após a LSIG (L’or Strategic Investment Group), se ter tornado o acionista de referência, seguido imediatamente de um ano de forte crescimento. Em 2024, chegou a 52 milhões de visitas anuais, com mais de 2 milhões de produtos inseridos em 16 áreas diferentes, e um crescimento da empresa de 35%, impulsionado sobretudo pelo crescimento de 64% do marketplace lançado em 2018. A app da empresa tem vindo a ganhar expressão, chegando a mais de 900.000 mil utilizadores registados, enquanto a aposta em soluções financeiras inovadoras, como o BNPL (“Buy Now, Pay Later”), registou um crescimento de 111% face ao ano anterior.
Além dos resultados financeiros, a empresa foi distinguida com prémios como Escolha do Consumidor, Marca Recomendada e Melhor Loja Online, reconhecendo o seu papel na transformação do comércio digital em Portugal.
Este anúncio consolida o processo de reestruturação iniciado com a saída de Paulo Pimenta do cargo de CEO, após 20 anos à frente da empresa que fundou juntamente com os irmãos Pedro e David. Paulo Pimenta continuará como acionista de referência, permanecendo disponível para assegurar a continuidade do crescimento do KuantoKusta nesta nova fase.
Com a nova liderança, o KuantoKusta entra numa fase de renovação e de reforço da sua aposta na inovação. Para 2025, a empresa pretende continuar a investir na melhoria da experiência do utilizador com recurso à inteligência artificial. A nova app será um dos pilares estratégicos da marca, com o objetivo de consolidar o KuantoKusta como o marketplace de referência em Portugal.
O histórico comparador de preços e marketplace celebra este ano duas décadas de existência e pretende continuar a reforçar a sua posição de mercado, mantendo-se como referência para os consumidores portugueses.