Restaurante T: Gastronomia sem preconceitos

Dois anos depois de inaugurar o Restaurante T, Pedro Moreira, consegue elevar a arte gastronómica a outro patamar ao criar o T Gold Floor, onde “o lema é superar expectativas, derrubar barreiras e despertar novas sensações”, afirma o CEO.

O Restaurante T – Food, Wine & Fun é uma referência gastronómica incontornável no norte do país. Recentemente, com a criação do T Gold Floor, o projeto evoluiu para um novo patamar?
O Restaurante T surgiu em 2017, fruto da paixão pela cozinha, pela criatividade e pela evolução gastronómica. Tudo aliado para proporcionar momentos singulares e inesquecíveis. Após quase dois anos de crescimento, decidimos que um sítio improvável merecia um restaurante ainda mais improvável, surgindo assim o T Gold Floor, um conceito de alta gastronomia que promete satisfazer os desejos dos mais exigentes, onde o lema é superar expectativas, derrubar barreiras e despertar novas sensações. O T Food Wine & Fun, é um restaurante de cozinha contemporânea de autor. O T Gold Floor, por sua vez, despe-se de medos e de preconceitos e leva este conceito mais além, assumindo-se um restaurante de alta gastronomia, irreverente, onde a surpresa, a imaginação e a paixão são os ingredientes principais. No Gold Floor, tudo é mais intimista, desde a iluminação, passando pelos detalhes de decoração. O número de mesas é reduzido para permitir um ambiente mais íntimo e um serviço mais personalizado e atento às necessidades individuais de cada cliente. A iluminação é baixa de modo a permitir o aguçar de todos os outros sentidos, criando uma envolvência sensorial, e despertando uma maior atenção sobre os elementos mais importantes. Temos ainda dois espaços de lazer distintos, um deles um cigar lounge, onde poderá desfrutar da nossa seleção de whiskeys e de bons momentos partilhados, entre ou após a refeição, que dispõe de uma lareira que torna o ambiente mais acolhedor, propício a boas conversas. O segundo espaço é uma esplanada coberta com um jardim vertical e uma lareira exterior, perfeita para um jantar romântico nas noites de verão. Para grupos até dez pessoas, temos ainda uma sala privada, com o singular detalhe de uma cortina inteiramente handmade, composta por dez mil cristais Swarovski que confere ao espaço a exclusividade merecida. Para além da diferenciação gastronómica, a seleção de vinhos, champanhes e bebidas não foi deixada ao acaso, estando presentes grandes referências da vinicultura portuguesa e uma seleção ímpar de champanhes, como não poderia deixar de ser. Os cocktails, todos de autor, foram desenvolvidos pela Patrícia Moura, a nossa diretora de restauração, que inspirada na carta criou o match perfeito para iniciar ou terminar a refeição. Todos estes elementos se alinham para fazer do T e, em especial, do T Gold Floor, uma referência gastronómica incontornável no nosso país.

Desde a sua génese, o Restaurante T procurava propor uma oferta distinta, onde os sabores diferenciados e as experiências sensoriais estivessem em evidência. O T Gold Floor é a materialização desse sonho?
O Restaurante T já é a materialização desse sonho e continuará a sê-lo. O Gold Floor permite elevar esta oferta e todas estas experiências sensoriais a outro nível, procurando atingir um segmento de clientes que esperam e querem mais. A título de exemplo, podemos referir que um dos nossos menus de degustação é uma completa surpresa para os nossos clientes, questionando apenas alergias e restrições alimentares, proporcionando assim uma experiência única. Este menu é preparado com base na inspiração do Chefe João Quintela, ao momento, sem rede, recorrendo às melhores matérias-primas selecionadas no próprio dia, levando a uma viagem gastronómica de 12 momentos que inicia e termina sempre em lugares diferentes. É importante referir que é um verdadeiro menu surpresa que nunca se repete, permitindo dar asas à criatividade momentânea do chefe, provocando assim, uma experiência sensorial única, irreversível, irreverente e acima de tudo, autêntica! Temos também, como não podia deixar de ser, uma carta sazonal onde levamos ao detalhe a confeção das melhores matérias-primas, onde não podia faltar o Lavagante, o Salmonete e o Lombo de Wagyu, entre outros. Para quem se perder na escolha dos pratos não falta um menu de degustação, baseado na nossa carta, onde poderão provar uma alargada e cuidada seleção dos nossos pratos. A nossa cozinha não esquece a raiz da gastronomia tradicional portuguesa, contudo, reinventando-a de um modo sofisticado e arrojado. Aqui destacamos o leitão, um prato tipicamente português, onde poucos se atrevem a trabalhar, e apresentamo-lo sob a forma de uma barriga de leitão, acompanhada com torresmo do mesmo, migas de azeite, e um Demi-glacê de Porto LBV. Se reparar, todos os elementos deste prato, na sua génese, são do mais tradicional, mas com uma confeção e finalização completamente distintas e modernas, dando espaço à cozinha molecular que, desde o primeiro momento, tem um lugar de destaque no T.

Este novo espaço presenteia todos os clientes com uma novidade, a cozinha de finalização aberta comandada pelo chefe João Quintela…
O conceito de cozinha aberta não é uma novidade no nosso espaço. O T Gold Floor exacerbou este conceito criando uma cozinha de finalização que se funde com a sala, com uma presença mais intensa e onde existe, inclusive, uma mesa na zona de confeção. Esta mesa leva os nossos clientes ao meio da ação, tornando-os atores principais numa experiência que vai muito além do ato de comer. Esta mesa é o local privilegiado para o Menu de Degustação Experiência do Chefe, onde poderão assistir, de muito perto, à dinâmica criativa do Chefe João Quintela e a cada detalhe das suas criações, transformando um jantar em algo mais, porque hoje, acima de tudo, não pretendemos vender apenas refeições, mas sim momentos, sonhos, experiências, emoções e memórias. É para isso que trabalhamos todos os dias, cada vez mais apaixonados, querendo fazer mais e melhor e o T Gold Floor é isso mesmo, é mais T!

Como não poderia deixar de ser, e sendo esta uma das imagens de marca dos vossos espaços, o T Gold Floor merece ainda destaque pela sua, incomum e belíssima, garrafeira…
De facto as garrafeiras são um elemento de destaque incontornável nos nossos espaços e a do Gold Floor não poderia ser diferente! Esta surgiu com uma ideia provocatória da nossa Patrícia Moura, que sugeriu um cubo suspenso, totalmente em vidro, acessível aos nossos clientes, e que tivesse uma presença imponente em toda a sala…. e assim foi. Pensada como um grande lustre suspenso no teto, acessível pelo lounge, criámos uma garrafeira com paredes, prateleiras e chão em vidro. Tem ainda uma parede em espelho, dando uma sensação de dimensão e aconchego a qualquer um que seja ousado o suficiente para entrar, quase como uma outra realidade rodeada de algumas das melhores referências vínicas nacionais! De facto, uma garrafeira pensada do início ao fim para não ficar indiferente a qualquer olhar. Sendo esta tão incomum, quase nos desafia a vê-la não apenas de fora, mas também por dentro, onde existe inclusivamente uma mesa de prova para aqueles que não quiserem ficar apenas por olhar para as garrafas, mas sim, provar algumas delas, porque não basta só olhar para o vinho… fica o convite para a conhecerem ao vivo!

You may also like...