Portugal Air Summit regressa a Ponte de Sor de 10 a 12 de outubro
A 7ª edição do Portugal Air Summit realiza-se no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor nos dias 10, 11 e 12 de outubro de 2024, sob o tema “Flying 4 Change”.
Este ano, a cimeira terá um programa dedicado ao futuro da aeronáutica, espaço e defesa em Portugal e no mundo, com um ciclo de conferências, áreas de exposição, espetáculos aéreos e diversas atividades lúdicas que trazem emoção aos céus da cidade alentejana.
O Portugal Air Summit, realizado desde 2017, e a partir de 2018 numa parceria entre o Município de Ponte de Sor e a entidade promotora do evento ACIPS – Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sor, integra uma estratégia de posicionamento, promoção e desenvolvimento do setor na região e no país, tendo já contribuído diretamente para a atração de investimento gerador de emprego e dinâmica económica, contribuindo para a fixação de famílias, invertendo o ciclo de desertificação da região Alentejo.
O Portugal Air Summit desempenha um papel crucial no fortalecimento da aeronáutica, espaço e defesa em Portugal, constituindo-se como uma plataforma para a troca de ideias, promoção de parcerias e discussão de questões centrais e da atualidade para os setores.
Na sua última edição internacional, em 2022, o PAS reuniu 122 parceiros, 100 expositores e gerou uma estimativa de aproximadamente 150 M€ de negócio durante os dias do evento, com um impacto direto na economia do concelho de Ponte de Sor.
Em 2023, a organização preparou o lançamento do formato bienal da cimeira que se inicia este ano, dando a conhecer as oportunidades da próxima edição, marcada pela forte componente expositiva, destinada a stakeholders nacionais e internacionais, e pela aposta na convergência das áreas científica, industrial, académica e empresarial.
De 10 a 12 de outubro, o Aeródromo Municipal de Ponte de Sor volta a receber o Portugal Air Summit, que este ano tem como mote “Flying 4 Change”, para abordar tópicos como o conhecimento e oportunidades, sustentabilidade, transformação digital, visão estratégica e investimentos, regulamentação e liderança.
Para além de ser a casa do Portugal Air Summit, o Aeródromo Municipal tem acolhido eventos estruturantes do setor, como o EuRoc e Cansat, promovidos pela Agência Espacial Portuguesa e a Ciência Viva, em parceria com o Município de Ponte de Sor, com o objetivo de aproximar a comunidade escolar nacional e internacional das possibilidades futuras de emprego no cluster aeronáutico do concelho.
“O Portugal Air Summit é um evento estratégico para o Município de Ponte de Sor que é uma montra para o que fazemos diariamente no nosso cluster aeronáutico e é espelho do espírito resiliente e inovador que se faz sentir no concelho. Desde logo, com o espaço onde se realiza o Portugal Air Summit, o Aeródromo Municipal, que é hoje o centro de um cluster de excelência, que acolhe 15 empresas, em áreas como a manutenção de aeronaves, a produção e a formação”, afirma Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor.
E acrescenta: “É aqui que vai nascer o primeiro avião 100% português, o LUS222, e a fábrica que vai produzir esta aeronave, que estará localizada no aeródromo, bem como mais dois grandes projetos inseridos nas agendas mobilizadoras do PRR. As três agendas representam um investimento de mais de 100 milhões de euros e vão permitir ao Aeródromo Municipal acolher mais postos de trabalho, que crescem, ainda este ano, de 468 para 550, e prevêem-se ascender aos 800 no final de 2026.”
Ponte de Sor é um concelho onde a história se alia às necessidades do presente para preparar o futuro.