PELA PROTEÇÃO DOS ANIMAIS E SAÚDE PÚBLICA

Já lá vão 33 anos desde que o Doutor Francisco Vaz, diretor cnico do Centro Veterinário de Monção e Veterinário Municipal, se dedica à causa animal. Regido por duas linhas orientadoras: a luta pela saúde pública e a promoção do bem-estar animal, o médico veterinário defendeu, em entrevista à Revista Business Portugal, que gostar dos animais conscientemente” é imperativo e que o contacto com um animal é crucial para a estimulação psíquica do ser humano.

 

Movido pela paixão pelo mundo animal, o Doutor Francisco Vaz defende um conjunto de necessidades básicas para o bem-estar dos patudos: tempo, carinho, exercício físico, alimentação e abrigo para proteção das intempéries. Dono de uma rotina diferente todos os dias, para além de ser coordenador da sanidade animal em Monção e Melgaço, é também médico veterinário municipal deste concelho.

Presente há cerca de 26 anos, o Centro Veterinário de Monção disponibiliza uma panóplia de serviços, desde clínica geral, vacinação e desparasitação, identificação eletrónica, banhos e tosquias, domicílios, cirurgia, internamento, análises, geriatria e urgência. Com todos estes serviços asseguram todos os cuidados que o seu patudo necessite, no próprio Centro, ou noutras clínicas com quem mantêm parcerias. “Fazemos um serviço digno para o animal e o seu criador. Caso haja alguma patologia que não consigamos resolver aqui, nomeadamente em animais exóticos, encaminhamos para clínicas parceiras, que facultem esse serviço. Trabalhamos no sentido dos animais terem o melhor acompanhamento possível”, explica o Doutor Francisco Vaz.

Dedicados de corpo e alma à causa, os profissionais do Centro Veterinário de Monção prestam um serviço completo, garantindo não só o apoio aos animais, mas também aos seus donos. “Mesmo que as pessoas não tenham grandes posses, estamos disponíveis para ajudar”, afirma o nosso entrevistado, acrescentando que quem procura os seus serviços, irá deparar-se com “honestidade e um tratamento focado no animal. As pessoas podem contar connosco para aconselhamentos de todo o tipo”.

 

Os animais são nossos amigos e da nossa responsabilidade

O Doutor Francisco Vaz é um defensor da adoção e da consciencialização individual, considerando que tem havido um aumento do cuidado por parte dos donos de animais domésticos, muito por consequência da mudança de mentalidades, mas também das novas responsabilidades obrigatórias. Hoje em dia, com a existência do SIAC e com a obrigatoriedade do registo animal, o controle é muito maior e mais eficaz.

Todos nós somos responsáveis pelo bem-estar dos animais. Os animais são uma mais-valia no nosso dia a dia. O amor que nos dão é disso exemplo. Não esqueçamos a relação que há, por exemplo, a nível do desenvolvimento psíquico em crianças com alguns problemas no contacto com os animais, nomeadamente com cavalos e cães. Posto isto, é com este amor e respeito aos animais que neste Centro Veterinário trabalham todos os dias.

You may also like...