A terceira ronda do Portugal Rally Series 2025 viveu dois dias de intensa emoção em Ponte de Lima, com milhares de espetadores a assistirem de perto a uma das provas mais competitivas da temporada. a dupla da casa Pedro Lago Vieira & Jet Carvalho na sua estreia no Toyota GR Yaris Rally2 conquistou a vitória absoluta no AMF Mobilidade Rally Series Ponte de Lima, batendo Diogo Marújo & Jorge Henriques no Skoda Fabia Rally2 evo. Miguel Carvalho e António Reis fecharam o pódio geral e subiram ao topo da classificação do Portugal Rally Series.
“É um sonho, a estreia de sonho, carro de sonho, na minha cidade natal e num final disputadíssimo com o Diogo Marújo que está de parabéns. Foi muito bom, estivemos sempre a puxar um pelo outro. O final foi muito emocionante porque sabia que ia perder algum tempo na Arena porque não me sentia muito à vontade no traçado mas correu-nos bem.” foi a forma como Pedro Lago Vieira descreveu a vitória na Ronda #3.

Entre os carros de duas rodas motrizes (2RM), Pedro Silva & Valter Cardoso foram os grandes dominadores com um pleno de vitórias em especiais, (triunfando também entre os Rally4), à frente de Miguel Matos (Peugeot 106 Maxi) e Nuno Coelho (Peugeot 208 Rally4). Nos 4WD, Miguel Carvalho também levou a melhor após uma prova consistente, seguido de Francisco Costa e Nélson Trindade. A vitória na N5 Cup by RMC Motorsport também sorriu à dupla de Barcelos, que levou o maior prémio monetário do troféu.
Pedro Silva, que reforçou a liderança na classificação após a Ronda #3 considerou a prova “um excelente espetáculo e fico feliz de ver muita gente. Quanto à nossa prestação, começamos com um ritmo muito bom e mantivemos esta toada muito forte. O Valter ajudou-me bastante e a equipa trabalhou muito bem o carro. Estamos todos de parabéns e agradecemos a Ponte de Lima por um rali espetacular.”

Nas restantes categorias, destaque para a estreia vitoriosa de José Machado e Pedro Santana nos Rally5, recompensa pelo salto competitivo do Seat Ibiza das rondas anteriores, enquanto Miguel Matos brilhou nos 2WD, vencendo Hugo Martins e Joaquim Pacheco. Julio Maia & Pedro Fernandes levaram a melhor na FIA Historic ao volante de um Citroën Saxo Cup, num pódio completado por José Freitas e Nélson Silva. Entre os Sideways (veículos tração traseira), a vitória ficou nas mãos de José Freitas no Opel 1204 SL.
Com a Arena instalada no Expolima a encher-se de fãs e uma envolvência que culminou num ambiente único do Pódio Final, a ronda de Ponte de Lima reforçou o posicionamento do Rally Series como um campeonato moderno, competitivo e próximo do público.
À margem das celebrações, André Lavadinho, diretor geral do Rally Series Promoter assumiu-se “incrédulo em ver tantos fãs, muitos que nunca viram um rali. Foi uma aposta ganha para o território, patrocinadores e todos os parceiros. A Câmara Municipal, a AMF Mobilidade e os nossos parceiros aqui em Ponte de Lima nunca nos deram um ‘não’. Sempre acreditaram no projeto mesmo antes de ter sido apresentado e a nossa equipa deu o nosso melhor por trazer os ralis de volta a esta vila histórica. Acho que este evento mostrou que é possível dar um grande retorno aos municípios através deste desporto tão bonito.”
O Portugal Rally Series regressa com a Ronda #4 em Sever de Vouga nos dias 13 e 14 de setembro com mais novidades a serem reveladas nos próximos dias.