“O nosso foco é sempre na solução”

Na vanguarda da transformação sustentável, Susana Serrano, CEO da CircularStrategy, lidera a missão de integrar a economia circular nas estratégias empresariais de grandes organizações. Em entrevista exclusiva, a empresária partilha a visão da empresa, os desafios do setor e como a CircularStrategy se tornou uma referência.

 

 

Susana Serrano, CEO

 

 

A CircularStrategy surgiu de uma necessidade de tornar as empresas mais competitivas economicamente sustentáveis, através de estratégias complementares mais eficientes, apostando nas competências internas e na inovação. Como é que ajudam as empresas a implementarem estratégias para uma economia circular?

Bem, tudo começa com um levantamento inicial sobre toda a cadeia de valor da organização, provocado por uma necessidade da empresa. Este levantamento tem por objetivo avaliar o estado de maturidade da empresa e identificar em cada área, não só as oportunidades de melhoria em recursos (humanos e equipamentos) como o potencial de inovação, para garantir a economia circular. Dependendo da área de negócio, e desse estado de maturidade, podem ser identificados novos produtos e/ou soluções, novos processos, formação e alinhamento de competências para uma nova estratégia e/ou cultura, entre outros.

Queremos ajudar assim a construir uma estratégia empresarial com base nos fatores ESG (Enviromental, Social and Governance) de forma a abranger todas as áreas de negócio no caminho da economia circular.

Mas mais do que tudo garantir que a organização consegue monitorizar o desempenho da sua empresa para definir uma estratégia clara, suportada na missão e na visão, com um DNA próprio na direção da sustentabilidade.

Promovem a sustentabilidade através de auditorias e soluções de eficiência que otimizam os recursos da sua empresa e reduzem impactos ambientais. O que incluem essas ações?

A sustentabilidade tem sempre de ser avaliada em três grandes vetores: ambiente, responsabilidade social e económica, e como tal não podem ser tratados de forma independente.

Portanto, as ações a implementar poderão abranger diversos departamentos e áreas da empresa, sejam elas relacionadas com a energia, eficiência produtiva dos processos ou área financeira. Ou seja, poderemos analisar processos e implementar medidas de digitalização ou automação, dependendo da área, que reduzam os tempos processuais e eliminam tarefas desnecessárias, identificar equipamentos mais eficientes e com menor pegada de CO2, identificar desperdícios implementando as praticas de economia circular, implementar medidas para o uso racional da água, ações de otimização financeira, através de redução de custos na cadeia de valor, entre outros. Existe uma panóplia de ações, muitas até sem investimento, que podemos ajudar as empresas a identificar e implementar.

Qual é o primeiro passo que uma empresa que deseje trabalhar com a CircularStrategy deve ter? Como é que se dá o processo inicial de diagnóstico e planeamento?

Aqui poderemos ter duas situações, ou a empresa já identificou as medidas a tomar e contacta a CircularStrategy, no sentido de ajudar na sua implementação, ou solicita um diagnóstico integral a todas as áreas para saber o seu ponto de situação atual. O nosso processo passa numa primeira fase, por reunir com o cliente para alinhar necessidades, expectativas e objetivos estratégicos, para estabelecer bases do projeto. Numa segunda fase, elaboramos um levantamento do estado atual dos processos da empresa, identificando as oportunidades de melhoria e pontos críticos para a transformação. Apresentamos um relatório com a avaliação e proposta da visão futura alinhada com as metas e objetivos do cliente.

Com toda esta informação, e uma vez aprovada pelo cliente, a nossa equipa passa para a fase de execução das soluções, assegurando uma implementação eficiente com suporte contínuo monitorizado no cliente.

Como é que na CircularStrategy identificam as áreas que uma empresa mais precisa de transformação em direção à economia circular? Como é o acompanhamento e monitorização dos resultados de um projeto implementado?

O levantamento do estado atual é muito exaustivo e detalhado, e em todas as áreas é possível identificar ações para o caminho da economia circular. Toda a cadeia de valor tem de ser avaliada, quer a montante, quer a jusante. A economia circular não é mais do que um modelo económico, que visa a eliminação de desperdícios e que maximiza a eficiência dos recursos, portanto ao fazer o levantamento com base neste modelo é fácil de identificar e priorizar as áreas de transformação. Trata-se de um modelo de ciclo contínuo.

Portanto, desde a reengenharia de produtos com maior ciclo de vida, desde a produção destes mesmos produtos de uma forma mais eficiente, e com recurso a energia verde, desde soluções de reciclagem, tudo é identificado ao pormenor.

Bem sabemos que não é possível atuar em todas as áreas ao mesmo tempo, mas para isso é que a CircularStrategy, faz reuniões de alinhamento com o cliente para priorizar as ações e estabelecer um plano ambicioso de implementação.

O acompanhamento e a monitorização dos resultados é das etapas mais importantes, não so pela garantia de sucesso de execução, como pela garantia da confiança do cliente. Por isso, as ações são realizadas através de planos de ação devidamente calendarizados, com responsabilidades individuais e com o respetivo orçamento. É controlado o desempenho, a identificação de riscos e o alinhamento de toda a equipa (interna e externa). Dependendo da duração dos projetos, são realizadas reuniões periódicas que avaliam cada ação deste plano através de critérios e KPI´s para medir o progresso do projeto.

 

 

 

 

 

O que diferencia a CircularStrategy das outras empresas do mesmo ramo? Como é que a experiência e o conhecimento da equipa contribuem para o sucesso dos projetos?

O que nos diferencia, essencialmente, é que somos transversais a todas as áreas, e por isso somos multidisciplinares, tal como os serviços que prestamos. Temos uma equipa especializada para cada área de atuação com muita experiência e em várias áreas de negócio, desde a construção civil, indústria alimentar, indústria têxtil, indústria química, eficiência energética, eficiência de processos através de ferramentas Lean, entre outras. É este know-how que nos permite garantir o sucesso dos projetos, pois todos nós já sentimos as dificuldades destas necessidades, que são o futuro das organizações. O nosso foco é sempre na solução e não no problema. Também porque no caso da CircularStrategy, não fazemos só a estratégia, criamos cultura, formamos competências, estamos presentes na definição, implementação e monitorização de todas as etapas. Não deixamos os nossos parceiros sozinhos. A nossa experiência e conhecimento das áreas 360º, ajuda na realização mais rápida e eficiente de todo o processo.

Quais são os planos futuros para a Circular Strategy? Existe algum plano de expansão para novos mercados? Há planos para o desenvolvimento de novos serviços ou parcerias que possam expandir o alcance da vossa consultoria?

Acima de tudo,  continuar a fazer parte da solução dos nossos clientes. Queremos ter a  oportunidade de construir mais parcerias sólidas com empresas que reconhecessem a necessidade de melhorar e inovar,  e converter o conhecimento empresarial em ações eficazes para que sejam economicamente sustentáveis e responsáveis.

Queremos fazer parcerias com universidades, de forma a ajudar os alunos de hoje, os profissionais do futuro, a desenvolverem  soft skills para o mundo do trabalho, com um mindset mais alinhado às necessidades empresariais alinhadas, obviamente, com a economia circular.  A nova geração tem de estar preparada para os mais adversos desafios e, hoje, esta área ainda não está bem explorada. No que respeita à expansão de novos mercados, já iniciámos uma parceria com uma empresa espanhola, embora ainda num estágio embrionário, mas sabemos que estamos no caminho certo, e vamos continuar a explorar.

You may also like...