“O nosso core business é fazer crescer o negócio dos nossos clientes”
Rita Rocha, CEO da RR&NP – Business e Development, em entrevista à Revista Business Portugal, faz um balanço do percurso da empresa e das suas diferentes áreas de negócio, salientando ainda a importância de uma equipa unida e comprometida para fazer prosperar a empresa e os seus projetos.
A Rita é de nacionalidade brasileira, o que a levou a abrir a sua própria empresa em Portugal?
Conhecia Portugal por motivos profissionais e, após algumas viagens de negócios e, posteriormente, de férias familiares, decidi investir num imóvel e o consultor que me atendeu na altura, sugeriu-me abrir uma sociedade comercial.
Apaixonei-me por Portugal por vários aspetos e, este foi um dos principais motivos, para além da grande rede de relacionamento profissional que já tinha na Europa.
A RR&NP Business Development está prestes a completar cinco anos de existência. Que balanço é que faz do percurso percorrido até aqui?
Em 13 de Julho de 2017, nasceu a nossa empresa que tinha como principal atividade, o investimento imobiliário. Nos dois primeiros anos, fizemos muito pouco, principalmente por estar a viver em Angola, mas a partir de novembro de 2019, quando decidi finalmente vir viver para Portugal, ganhámos outro ritmo.
Mudei o core business da empresa para seguir os mesmos padrões de serviços que tinha com a minha empresa em Angola, a RR Consultoria & Coach.
O ano de 2020 veio como um turbilhão para nós, e não só por conta da pandemia, mas pela necessidade que sentia de inovar como nova empreendedora neste mercado. Sim, sofremos com a pandemia, mas também crescemos. Criámos uma app própria e exclusiva para reuniões com os nossos clientes e parceiros, com salas de reuniões e videoconferências de alta qualidade, chat de conversas privadas e possibilidade de criação de grupos, pastas de documentos, tudo no nosso servidor próprio, 100% controlado pela nossa equipa técnica em parceria com a Hoomweb do Brasil, nas versões mobile ou desktop.
Ao nível dos serviços, o que é que os clientes podem encontrar na RR&NP?
A nossa especialidade é em estratégias para o desenvolvimento de negócios, a nível internacional, consultoria empresarial, e estudos de mercado de difícil acesso, principalmente no continente africano. Em 2021, tornámo-nos importadores e distribuidores de petróleo bruto e os seus derivados, metais e pedras preciosas, e por conta da nossa grande experiência em investimentos de grande dimensão, tornámo-nos parceiros de grandes instituições financeiras na América e Europa, com quem criámos e gerimos fundos de investimentos para os nossos projetos e para clientes privados.
“O nosso negócio é fazer o negócio do nosso cliente crescer”, e, assim, conseguimos atender desde médias empresas e investidores como os grandes clientes, mesmo a níveis governamentais.
O lema da organização é valorizar o capital humano que colabora com os vossos projetos, abrindo portas e grandes oportunidades. Nesse sentido, quantas pessoas trabalham com este propósito? Descreva a equipa da RR&NP.
Ainda somos uma equipa pequena, mas com uma perpetiva enorme de crescimento ainda em 2022, graças ao nosso novo projeto de distribuição de produtos automotivos em Portugal e Angola. Temos juristas e contabilistas externos de grande experiência e, internamente, somos quatro cabeças de operações: Eu, Rita Rocha – CEO e sócia-gerente; Enzo Willian – CFO e sócio; Raphael Pacheco – Gestor de Projeto e meu braço direito na empresa e a Dra. Filomena Pereira – Gerente da Sucursal Angola. Para além de nós os quatro, contamos com uma equipa muito comprometida na estruturação do nosso novo projeto em Portugal e Angola.
A nossa meta é fechar 2022 com 40 pessoas diretas e outros prestadores de serviços indiretos em ambos os países. Somos unidos e altruístas, com experiências em vários países e vindos de culturas diversas e, é por este motivo, que anunciámos o auxílio aos refugiados vindos da Ucrânia para Portugal. Sim, valorizamos o capital humano e acreditamos que para crescer é preciso contribuir.
Que importância assume o facto de trabalharem com parceiros como a Wayne Automotive, Debs Corporation, CSG Capital Services Group e Hoomweb?
Juntos somos mais fortes! Somos adeptos desta máxima, e as parcerias são o nosso forte e fazem parte do meu perfil Rita Rocha, Conectar. E, assim, nasceu a parceria com a Debs Corp, uma multinacional de origem Japonesa para as commodities alimentares; CSG Capital nos EUA com as estratégias de investimento e consultoria financeira; e a Hoomweb que é a responsável pelo nosso software e toda a criação e Gestão de Marketing da nossa empresa. E a mais recente conquista no que tange à OPORTUNIDADE, a WAYNE Automotive, indústria de peças e óleos lubrificantes de origem americana (Texas), a qual representamos oficialmente e exclusivamente para Portugal, Espanha e todo o continente africano. Somos como uma família, ajudamo-nos, aprendemos uns com os outros e crescemos para além da nossa relação comercial.
Que metas espera cumprir ao leme da empresa nos próximos anos?
O nosso foco agora está no projecto Wayne_PT e Wayne_Angola, que já é um grande desafio, mas com grande potencial de crescimento. Podemos não ter profunda experiência no sector, mas temos parceiros fortes, sabemos relacionar-nos, gostamos de aprender e lidar com desafios é lugar comum, ou seja… amamos isso!
Sou mulher e das poucas neste sector, mas sei bem lidar com tudo que me espera lá à frente, nasci no nordeste do Brasil, cresci e venci em África e, acima de tudo, sou humilde, portanto influencio a equipa e parceiros a seguirem comigo rumo ao sucesso dos nossos negócios. Como líder, entendo que partilhar ganhos é muito importante e sou adepta disso, se eu cresço todos à minha volta têm de crescer.
Um exemplo disto foi indicar a nova Gerente da Sucursal Angola, Filomena Pereira, que apesar de não ser sócia oficialmente ainda, é uma investidora dos nossos projetos e desafios, e será a nossa cara em Angola, a sua terra natal. E assim é com todos os membros que abraçam com lealdade e confiança os nossos desafios. Por fim, aproveito para agradecer ao Raphael, Enzo (meu filho), Angela, Ruth, Gilberto, Gaspar (meu marido), Patrick, Edna, Lídia, Marlene e todo o pessoal, independente do cargo que ocupam, são todos parte dos resultados de sucesso da mesma família, a RR&NP.