O inovador Megan E-Tech 100% elétrico chegou à rede de concessionários Renault
Uma das novidades mais aguardadas do ano chegou, hoje, à Rede de Concessionários Renault. Inovador no design, surpreendente no pacote tecnológico e entusiasmante ao volante, o Megane E-Tech 100% Elétrico está pronto para ser contemplado (no sentido estrito do termo) e ensaiado. Uma proposta única que promete marcar o ritmo do segmento, como confirmam as 25 mil encomendas registadas na Europa, apenas com a revelação do modelo.
Tirar partido do passado, no presente… rumo ao futuro! Este bem podia ser o “leitmotiv” que inspirou o nascimento do Renault Megane E-Tech 100% Elétrico que, hoje (segunda-feira), chega à Rede de Concessionários Renault em Portugal. Contextualizando: na Europa, um em cada cinco veículos elétricos é vendido pela Renault, enquanto 10 mil milhões de “e-quilómetros” já foram percorridos por 400.000 veículos elétricos da marca… números mais do que suficientes para garantir que o primeiro Megane 100% elétrico foi concebido a partir de um capital de experiência da marca em veículos elétricos sem igual, e que, o modelo, que chega agora ao mercado nacional, pisca já o olho ao futuro, antecipando as próximas gerações dos modelos Renault, saídos do bem-sucedido plano “Renaultion”.
Porquê Megane?
Mas cruzar passado, presente e futuro, enquanto se desvia o olhar para as formas do novo Megane E-Tech 100% Elétrico, também poder ser um exercício… controverso! Afinal, se revoluciona o conceito do modelo em termos de design, motorização e até filosofia, porque lhe atribuir o mesmo nome? A resposta é simples: porque o Megane E-Tech 100% Elétrico é o essencial do Megane e muito mais!
Na realidade, o mais recente Megane herda e otimiza os genes que contribuíram para os 26 anos de história de sucesso do modelo: prazer de condução, design, tecnologia, conforto e habitabilidade. Só que reforça – e consideravelmente! – argumentos como o design, a tecnologia e o prazer de condução. E, sim, um automóvel elétrico também pode ser sinónimo de emoção ao volante, mas com todas as vantagens associadas à mobilidade elétrica, seja nos custos de utilização, como na relação amiga com o ambiente.
Com o novo Megane E-Tech 100% elétrico, a Renault reafirma a continuidade da sua história e o sucesso do nome Megane. Inscreve o nome na modernidade e no futuro e irá perdurar ao longo deste. Por tudo isto, o Megane E-Tech 100% Elétrico só se podia chamar… Megane!
SENSUAL… À PRIMEIRA VISTA
O design inovador do novo Megane E-Tech 100% Elétrico funde um estilo exterior único. Não é um SUV, mas tem genes de ADN, já que tem uma linha de cintura elevada e rodas de dimensões generosas (até 20 polegadas), típica destes modelos. Não é um coupé, mas apresenta uma linha de tejadilho descendente, vias largas e puxadores das portas táteis de série, pormenores conectados com automóveis mais desportivos. A longa distância entre eixos, com as rodas posicionadas nos quatro cantos da carroçaria (graças à plataforma CMF-EV), tornam o Megane E-Tech 100 % Elétrico verdadeiramente compacto e fá-lo de forma subtil.
Ensaiando uma nova fisionomia, o novo Megane é, por isso também, um automóvel diferenciador, mesmo face a qualquer outro modelo nascido como elétrico. Ousado ao primeiro olhar… irreverente ao segundo… acaba por quebrar, apesar do nome, todos os códigos da tradicional berlina compacta, transmitindo, sob qualquer ângulo, a imediata imagem de robustez e dinamismo, neste último caso reforçada pela perceção de reduzida distância ao solo relativamente a outros SUV.
Em linguagem da nova vaga “Renaultion”, a isto se chama “sensual tech” ou, descodificando por outras palavras o conceito, estamos na presença de um automóvel concebido sob a inspiração tecnológica, mas onde a beleza e se quisermos… vá… a sensualidade, também, marcam passo.
Pormenores como a assinatura luminosa dianteira e traseira 100% LED, associada ao novo logotipo Renault, embaladeiras das portas pretas (com faixas gravadas a laser), lâmina F1 integrada nos para-choques dianteiro e traseiro, na cor da carroçaria ou dourado (titânio quente) ou puxadores das portas dissimulados na carroçaria (que saem automaticamente, regressando à sua posição interior quando as portas são trancadas) dão ao design exterior um “look” suficientemente rebelde para “fazer girar cabeças” no trânsito ou mesmo exaltar ao “efeito ahhh!”, uma espécie de admiração expressiva e incontrolável.
HABITÁCULO DE ALTA TECNOLOGIA
E se está a pensar que o efeito surpresa e o sorriso nos lábios se esgotou na contemplação exterior, prepare-se, pois, o Megane E-Tech 100 % Elétrico também o surpreende no habitáculo.
Uma animação ainda exterior das luzes dianteiras e traseiras e a projeção do novo logotipo Renault no chão, preparam-lhe uma receção de boas-vindas! A “magia” continua depois já no interior, com o mesmo logo e nome da marca a “inaugurar” o ecrã openR , enquanto a iluminação ambiente se liga e os altifalantes reproduzem um novo som de assinatura Renault para lhe mostrar a “arte de bem receber”. “Voilá”… está dentro do novo Megane E-Tech 100 % Elétrico!
Já no moderno “cockpit”, os materiais, os acabamentos e os equipamentos são dignos do universo Premium. A modernidade e inovação estão ao serviço do conforto do condutor e dos passageiros, num amplo espaço habitável, com o Megane E-Tech 100 % Elétrico a tirar partido da plataforma CMF-EV para reivindicar a melhor relação comprimento/habitabilidade da categoria.
Mais espaço para as pernas atrás (20,9 cm) do que numa clássica berlina compacta, 33,1 litros de espaço de arrumação a bordo (o melhor volume da categoria) ou um assento 6 cm mais alto para facilitar o acesso, confirmam que conforto e qualidade de vida a bordo são indissociáveis do modelo. Um sentimento ainda mais pronunciado assim que a sucessão de cores da iluminação ambiente, com faixas luminosas nos painéis das portas dianteira e do tablier, entram em ação. De monotonia, ninguém vai padecer no interior deste Megane, até porque há quatro tomadas USB-C à frente e atrás que permitem prolongar a ligação “ao mundo exterior”.
openR: UM MUNDO DENTRO DO SEU MUNDO
Mas a experiência no interior não seria a mesma sem o novo sistema multimédia openR, composto por dois grandes ecrãs totalmente integrados e dispostos em forma de L invertido (painel de instrumentos com 12,3´´ e ecrã central de 9´´ ou 12´´), com uma superfície total de 774 cm², ao nível das melhores berlinas premium.
Tão simples e ágil de utilizar como um tablet (por toque ou reconhecimento de voz), o openR link permite o acesso a tecnologias, serviços e aplicações Google como o Google Assistant, Google Play ou Google Maps. Este último está mesmo otimizado para as necessidades dos veículos elétricos, integrando os pontos de carregamento mais próximos, dando-lhe sugestões para chegar ao destino o mais rapidamente possível, tendo em conta o tempo de carregamento, ou simplesmente atualizando-se automaticamente, de acordo com dados do veículo em tempo real (consumo, informações sobre a bateria, etc.) durante a viagem.
Mas a personalização também não foi esquecida para uma experiência a bordo ainda mais imersiva. Por exemplo, o painel de instrumentos assume quatro formatos distintos de design – Condução (indicadores), Navegação (mapas), Zen (minimalista) e Bateria (estado de carga), enquanto o condutor também pode regular o automóvel ao seu estado de espírito, com o Multi-Sense, através do sistema openR.
MULTI-SENSE OU “MULTI-EMOÇÕES”
Quatro modos pré-definidos – Eco, Comfort, Sport e Perso – (também acedidos através de um botão no volante ou por comando de voz, por exemplo, com a indicação “Olá Google, muda para o Modo Eco”) mexem na “personalidade” do Megane E-Tech 100% Elétrico, moldando-lhe a reatividade do motor, o esforço da direção, o controlo dinâmico de condução, o conforto térmico do habitáculo e o ambiente luminoso de 48 cores (que pode mudar automaticamente a cada 30 minutos com a função “Living Lights”). Se é de interação emocional que condutor e passageiros precisam, a mais recente geração do Megane está pronta também para dar resposta a esse desafio.
ECOLÓGICO ATÉ NOS MATERIAIS
Num automóvel de forte apelo emocional, a presença de materiais nobres e inovadores no interior (com destaque para o Nuo, uma madeira decorativa disponível no nível de acabamento superior) contribui igualmente para as boas sensações de condutor e passageiros. A estas características junta-se o facto de uma boa parte dos materiais utilizados ser reciclado e contribuir para a sustentabilidade. Muitas peças visíveis (têxtil os estofos, pormenores de madeira, elementos do painel da porta, tapete do habitáculo) e não visíveis (estrutura do painel de instrumentos, carenagem inferior do motor) são fabricadas a partir de plásticos reciclados, num total de 27,2 kg!
UMA NOVA GERAÇÃO DE MOTORIZAÇÃO ELÉTRICA
Com o novo Megane E-Tech 100 % Elétrico, a Renault abraça uma nova geração de motorização elétrica, tirando partido não só da plataforma modular da Aliança CMF-EV (Common Modular Family – Electric vehicle), como também da experiência superior a 10 anos, do Grupo Renault, em tecnologia de veículos elétricos, em que é precursor.
Como o primeiro modelo da “geração 2.0” dos veículos elétricos da Renault, o Megane E-Tech elétrico apresenta duas motorizações distintas.
A de 218 cv/160 kW, é capaz de seduzir os apaixonados pela condução dinâmica e prazer de condução. Nesta versão mais potente, com 350 Nm de binário, a rapidez na entrega de potência instantânea chega a ser surpreendente, proporcionando acelerações ainda mais vincadas e que facilmente transportam mais o condutor para o universo dos modelos desportivos do que para o dos SUV, tanto mais que o chassis apurado (sobretudo no modo “Sport” do Multi Sense) convida a uma condução mais dinâmica.
Já a versão de 130 cv/96 kW, é perfeitamente adequada para trajetos diários, também proporcionando acelerações fortes e reativas, graças ao binário instantâneo disponibilizado pelo motor.
Em qualquer dos casos, as sensações de condução elétrica são ampliadas fruto, também, da direção curta e precisa, reduzido peso e baixo centro de gravidade que o Megane E-Tech 100% Elétrico apresenta.
Um programa com quatro níveis de travagem regenerativa (que recarrega a bateria elétrica), selecionáveis com patilhas localizadas atrás do volante, permite ao condutor modular o conforto de condução. Travagem automática regenerativa mais forte em cidade e menos intrusiva em autoestrada é sempre uma boa opção!
Mas o Megane E-Tech 100% Elétrico também é sinónimo de silêncio, graças ao “casulo acústico”, que filtra o dobro dos ruídos no habitáculo em comparação com o Zoe E-Tech Elétrico. O pretexto ideal para usufruir em pleno do sistema áudio Arkamys na gama de entrada e média ou do novíssimo sistema de som premium Harmon Kardon, de nove altifalantes, com 410 W de potência e cinco ambientes sonoros (Studio, Concert, Immersion, Club e Lounge), disponível na gama alta (opcional na gama média).
LIBERDADE PARA CONDUZIR SEM RESTRIÇÕES
A experiência de condução sublimada que o Megane E-Tech 100 % Elétrico tem “escondidos” outros dois segredos: a capacidade das baterias e a autonomia que oferecem.
No primeiro caso, o reduzido formato da bateria (a mais fina do mercado com apenas 110 mm) e a sua elevada capacidade (de 40 kW ou 60 kW) proporcionam uma excelente autonomia, sem reduzir o espaço interior ou o volume da bagageira (440 litros ou 1332 litros com o banco rebatido).
A bateria de 60 kW garante viagens sem preocupações até aos 450 km WLT ou 300 km de condução em autoestrada, enquanto a de 40 kW oferece uma autonomia real de até 300 km WLTP. Significa isto, portanto, que em condições normais, em ambos os casos, uma carga por semana é suficiente para cobrir a maioria das utilizações, não sendo necessário proceder a carregamentos diários.
Não obstante, o Megane E-Tech 100% Elétrico oferece múltiplas e versáteis soluções de carregamento, quer em corrente alternada (CA) de 7 kW e 22 kW ou corrente contínua (CC) de 130 kW ou superior. Ou seja, aceita carregamentos rápidos na autoestrada que devolvem a energia para efetuar mais 300 km WLTP ou 200 km de condução neste tipo de via, em apenas 30 minutos. Mas se a urgência for menor, também é possível carregar a bateria para mais 160 km WLTP numa hora, num terminal de carregamento público de 22 kW (sendo a Renault é o único construtor generalista a oferecer carregador CA de 22 kW integrado) ou mesmo recuperar até 400 km WLTP numa noite ou dia de trabalho de oito horas, através de Wallbox de 7,4 kW.
INOVADOR TAMBÉM NA SEGURANÇA
No Megane E-Tech 100 % Elétrico, a segurança também foi levada muito a sério, com o modelo a ser um forte candidato a receber as cinco estrelas nos testes Euro NCAP. O air bag central (localizado entre os dois passageiros da frente) e o código QR de segurança (com informações importantes sobre o veículo elétrico para facilitar a intervenção dos serviços de salvamento em caso de necessidade) são apenas dois dos muitos sistemas de segurança inovadores de que o modelo dispõe.
A eles se junta, contudo, uma panóplia de 26 sistemas de assistência à condução (ADAS) previdentes ou interventivos que zelam, a cada momento, pela segurança de quem viaja a bordo ou se encontra no exterior do veículo. Sistemas como “Prevenção de saída de faixa de rodagem de emergência”, “Regulador de velocidade adaptativa inteligente”, “Travagem ativa de emergência em manobras de marcha-atrás” e “Active driver assist” fazem parte dos dispositivos que o Megane E-Tech 100 % Elétrico estreia e que tornam qualquer viagem mais segura.
Por seu lado, a utilização do retrovisor interior inteligente (com câmara posterior) e da Câmara 3D com visão 360°, também estreados no modelo, dão outra precisão e segurança no controlo do trânsito e das manobras.
TRÊS NÍVEIS DE EQUIPAMENTO
Com três níveis de equipamento – Equilibre, Techo e Iconic -, a gama do Megane E-Tech 100 % Elétrico é variada, respondendo às necessidades, mais ou menos exigentes, do seu comprador/utilizador, diferenciando-se no design exterior, design interior, quantidade e qualidade dos equipamentos, material dos assentos e jantes.
Dez “packs” opcionais diferentes (pack advanced driving assist, pack city, pack augmented vision, pack comfort, pack winter comfort, pack winter performance, pack navegation, pack infotainment, pack remote services e pack connect) permitem customizar ainda melhor o Megane E-Tech 100% Elétrico, de acordo com as preferências de cada i,.
Para além das seis cores disponíveis (Cinzento Rafale, Branco Glaciar, Cinzento Schiste, Azul Noturno, Vermelho Flamme e Preto Estrela) é possível moldar a “personalidade” exterior do modelo de forma diferenciadora, optando por alterar as cores do tejadilho, pilares e estruturas dos retrovisores exteriores, com as cores Cinzento Xisto, Preto Estrela e Branco Glaciar, numa oferta que reflete mais de 30 combinações possíveis.
DISPONÍVEL A PARTIR DE 35.200€
Quanto a preços, o Renault Megane E-Tech 100% Elétrico está disponível a partir dos 35.200€, equipado com a bateria de 40kWh e o e-motor de 130cv e a partir de 40.200€, com a bateria de 60kWh de capacidade e o motor de 218 cavalos.