O futuro passa pela nova marca: Best Advisors Academy

Goreti Freitas, CEO da Best Advisors, em entrevista à Revista Business Portugal, fala do presente desafiador e do futuro promissor desta empresa que assume a missão de capacitar seres humanos, equipas e empresas a encontrarem o seu ponto de equilíbrio, a hierarquizar valores, com uma visão consciente de que o futuro pode ser promissor.

Goreti Freitas, CEO

A Goreti licenciou-se em Sociologia pela Universidade dos Açores. Como surge a área do coaching no seu caminho?

Desde muito cedo percebi que a interação social era algo que me atraia, até porque gostava de relacionar-me e de participar ativamente na comunidade. Daí a licenciatura em Sociologia. Com os olhos mais abertos sobre esta ciência e, após a realização de alguns estudos sociológicos, surge a possibilidade de ingressar na Banca, atividade que exerci durante 14 anos, assente em valores como a estabilidade financeira e a possibilidade de fazer parte dos sonhos dos clientes.

Ainda durante a caminhada na banca, adquiri, em sociedade, um alojamento local, tendo seis meses depois solicitado a desvinculação à banca, para dedicar-me inteiramente à gestão do negócio.

Nesta altura, acolhi estagiários de diferentes escolas profissionais, com excelentes competências técnicas, mas com necessidade de desenvolver as capacidades comportamentais. Com a premissa de que só faz sentido integrar estagiários, se conseguirmos acrescentar valor ao seu currículo, decidi crescer para poder contribuir, pelo que encontrei no Coaching as ferramentas poderosas para conseguir trabalhar a área do desenvolvimento humano, tanto dos formandos que acolhia, como da própria equipa, mas sobretudo a nível pessoal.

Após conhecer as ferramentas e de perceber o potencial do coaching completou o Golden Belt, passando pelo Business, Executive, Inteligência Emocional, entre outros e até mesmo a formação em Master Coach. Como avalia este percurso e a sua importância para o seu desenvolvimento pessoal?

Quando decidi fazer formação em coaching, analisei a oferta existente, tendo optado pela Febracis. Integrei a primeira turma de Coaching Integral Sistémico na Europa. O programa era bastante completo e interessante para quem desejava obter a alta performance pessoal e profissional, mas também desenvolvê-la em terceiros. Um método excecional, treinadores fantásticos e uma turma maravilhosa. Sem dúvida, uma experiência inesquecível. Uma formação bastante enriquecedora, que abriu o horizonte para a imensidão de outras formações na área do desenvolvimento pessoal, pelo que foi uma decisão imediata dar continuidade ao percurso ora iniciado. Entre algumas formações presenciais e outras on-line, devido à pandemia, a realidade é que todos os cursos foram de extrema importância para o meu desenvolvimento pessoal. Acrescentaria, ainda, que surgiram na altura certa, pois através do auto coaching e da auto motivação, olhei para o contexto pandémico com a certeza de que era possível transformar dificuldades em oportunidades.

Diria que um processo de desenvolvimento pessoal que serviu de base ao desenvolvimento profissional e/ou empresarial.

A Best Advisors nasceu, em 2020, em plena pandemia, para ajudar as pessoas e as empresas, num período de algum desconforto social e emocional, a encontrarem a motivação para um futuro melhor. Volvidos três anos, que balanço traça e que valores têm norteado o vosso sucesso?

A Best Advisors tem como missão capacitar seres humanos, equipas e empresas a encontrarem o seu ponto de equilíbrio, a hierarquizar valores, com uma visão consciente de que o futuro pode ser promissor. Afiança que todas as pessoas, equipas e organizações conseguem alcançar o seu potencial máximo, realizar os seus sonhos, atingir resultados extraordinários e serem felizes. Assim sendo, pauta-se com valores como a liberdade interior (felicidade e humildade), a presença assídua (disciplina e presença), confiança (dedicação e profissionalismo), sucesso (crescimento e resiliência) e o respeito (responsabilidade e ética).

De acordo com o ciclo de vida das empresas, a Best Advisors está na fase da introdução. As instalações estão organizadas, os processos definidos, a equipa formada, o planeamento estratégico consolidado, pelo que está a apostar na divulgação dos seus serviços. Uma etapa que passou por implementar os serviços criados junto de diferentes públicos alvo, por forma a afunilar o seu core business.

Em breve, estará online o site desenhado à medida, com base na experiência destes três anos, naquela que é a visão do futuro, mas sobretudo na operacionalização num presente que se mostra desafiador.

A Best Advisors é especializada em consultoria, formação e coaching educativo e corporativo. De uma forma mais específica, descreva em que consistem os vossos serviços.

A Best Advisors acredita que ao conciliar os conhecimentos na área do Coaching aos serviços de consultoria e formação, está a capacitar todos aqueles que recorrem aos seus serviços, a serem a sua melhor versão e a atingirem resultados extraordinários.

Assim sendo, no que respeita à consultoria presta apoio na criação de empresas, desde a desconstrução da ideia de negócio, à materialização da mesma; realização de estudos de mercado; submissão de candidaturas a apoios comunitários; recrutamento e seleção de recursos humanos; arquitetura organizacional, com a implementação da análise de perfil comportamental; cliente mistério; marketing digital e cobrança de dívidas. No âmbito da formação, esta subdivide-se em três áreas de atuação, nomeadamente: desenvolvimento pessoal e comportamental, educação socio emocional nas escolas e progresso corporativo, ou melhor, soluções “tailor made” para empresas. A Best Advisors conta, ainda, com uma equipa de profissionais com formações distintas, mas cujo foco incide sobre o business, educational, executive e leadership coaching, assim como na realização de eventos motivacionais.

Considera que as organizações estão cada vez mais recetivas ao conceito de felicidade organizacional, percebendo que para além de uma boa organização, é fulcral estimular os colaboradores a gerarem emoções positivas e as suas virtudes para rumarem ao sucesso?

Sim, entendo que no mundo corporativo existe cada vez mais a necessidade de se estar atento à felicidade das suas pessoas, até porque está profundamente ligada à produção das mesmas e, por conseguinte, aos resultados da empresa. A felicidade organizacional implica avaliar as emoções e o nível de realização de cada funcionário, investir no diálogo afetivo e assertivo, estimular hábitos saudáveis na empresa, oferecer momentos de relaxamento, em suma, ter as pessoas certas no lugar certo. Daí a necessidade de alinhar os valores pessoais aos da organização, de promover eventos motivacionais e de desenvolvimento da inteligência emocional e positiva e criar condições para conciliar a vida  pessoal com a profissional. Pessoas felizes geram emoções positivas, sentem-se mais capazes, trabalham para a alta performance e garantem o sucesso.

Relativamente ao futuro, o que podemos esperar da Best Advisors? Que novidades estão no horizonte e que objetivos fazem parte do vosso plano de ação?

Sonhos existem… com prazos de execução diferentes. Para breve e, em simultâneo com o lançamento do site, a Best Advisors apresentará a sua loja online, com 8 cursos disponíveis.

Contudo, tem como grande objetivo ser uma Entidade Formadora certificada, pelo que atualmente reúne os requisitos para dar entrada do processo e no futuro a curto prazo lançar a sua nova marca a BEST ADVISORS ACADEMY, a academia para o desenvolvimento humano.

You may also like...