O fascínio pelo mundo dos brinquedos

Estivemos à conversa com Hélder Pernas, Country Manager da Clementoni, que vê na aliança entre a brincadeira e a aprendizagem, o método de estudo mais eficaz. 

Apresente a marca Clementoni e faça uma breve análise daquela que tem sido a sua trajetória a nível nacional.

A Clementoni é uma marca que, em 2023, faz 60 anos de história e que, desde sempre, se preocupou em aliar a aprendizagem à brincadeira, pois acreditamos que essa é a forma mais eficaz de aprender. Trata-se de uma marca de origem italiana, mas já com um longo caminho percorrido em Portugal. Além disso, a Clementoni, sempre procurou ter brinquedos educativos, falados em português, para estimular a aprendizagem. Temos vindo a crescer, em termos de posicionamento, tendo categorias de produto que acompanham o crescimento das crianças desde os seus primeiros meses, com a linha Baby Clementoni, seguindo-se do pré-escolar, onde destaco os jogos educativos da linha Monstessori, e a nossa linha Ciência e Jogo com experiências e laboratórios que vão acompanhando a curiosidade das crianças.

Sendo líder de mercado em praticamente todas famílias de brinquedos, desde o bebé com a Baby Clementoni, passando pela linha de científicos e pelos jogos educativos (dados GFK Dez21).

 

Enumere as vantagens que a robótica educativa apresenta para as crianças e adolescentes. A Clementoni foi pioneira no que diz respeito à inclusão deste método de ensino nas escolas portuguesas?

Aprender a programar um robô, e/ou aprender matemática, história, geografia, com o suporte de um robô, tornou-se um desafio, cada vez mais, parte integrante dos currículos educativos e da formação profissional dos Educadores de Infância e Professores, em Portugal e no Mundo, e a Clementoni acreditou que os seus robôs também podiam ser muito mais do que brinquedos, transformando-se em recursos educativos que poderiam estimular a aprendizagem das crianças em matérias que vão desde o pensamento computacional, ao sentido de lateralidade, olhando para o erro como fazendo parte do processo, não tendo qualquer carga negativa e muito mais. A grande vantagem deste método é a facilidade com que as crianças se envolvem e entusiasmam com estes novos recursos, tornando assim muito mais fácil e envolvente a aprendizagem.

 

O apoio que têm procurado dar a projetos de investigação visa, também, estimular as crianças não só para o desenvolvimento dessa capacidade, mas também pelo gosto de saber mais?

O nosso interesse foi sempre proporcionar aprendizagens significativas às crianças e jovens, associadas à vida real e que lhes permitissem desenvolver competências necessárias para o mundo digital que as espera num futuro próximo. Sem dúvida que, com toda a linha de Coding da Clementoni, foi possível explorar este desafio.

Esta evidência é possível observar no trabalho realizado com o projeto de investigação Kids Media Lab e Kids Media Lab II (2018-2022) – https://www.nonio.uminho.pt/kml2, da investigadora Dra. Maribel Miranda nas atividades com Pais, Crianças e Jovens e que destas resultou, no fim de 2018, o livro “Aprender com Robôs” (https://www.facebook.com/aprendercomrobos) e nas inúmeras escolas que, através destes projetos, puderam ter robôs nas suas escolas.

Futuramente, pretendem continuar a consciencializar as crianças, bem como os pais para a importância da proteção do meio ambiente? Exemplo disso é a gama “Play For Future”?

Claramente que sim. A palavra chave é educação. É importante que se ensine, desde cedo, às crianças a importância dos pequenos gestos como, por exemplo, a reciclagem. A gama Play For Future pode estar presente no desenvolvimento e evolução da próxima geração de adultos; afinal, “as crianças de hoje serão os adultos de amanhã”, comenta, pelo que, para cumprir com esta máxima, a Clementoni decide dar vida a uma gama sustentável que se baseia em produtos feitos a partir de materiais 100% reciclados (desde o brinquedo à caixa).

O objetivo da Play For Future, que está presente em várias gamas de produto da Clementoni, como Baby Clementoni, Jogos, Puzzles e Jogos científicos, é simples: fazer com que as crianças associem a natureza à diversão, e que percebam a importância na manutenção e proteção do meio ambiente.

A marca pretende alargar, durante os próximos anos, a todos os seus produtos e, para que os pais a consigam identificar, mais facilmente, nas lojas, foi criado um logótipo que permite reconhecer os brinquedos Play For Future e que só é atribuído aos produtos e embalagens feitos, na sua totalidade, a partir de material 100% reciclado.

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