Mitos e Verdades sobre os alinhadores dentários
Os alinhadores são aparelhos ortodônticos removíveis que permitem corrigir o seu sorriso de forma confortável e discreta. Estes aparelhos estão associados a tecnologias que tornam possível visualizar todos os movimentos dentários e estética do sorriso durante todo o tratamento. Neste artigo vamos descobrir alguns mitos comuns relacionados com esta forma de tratamento.
São mais confortáveis
Verdade. Como não existem peças metálicas e arames, este aparelho torna-se mais confortável em comparação com os aparelhos fixos. O contacto com as mucosas não vai magoar e criar lesões. No entanto, como em qualquer tratamento ortodôntico, existe movimentação dentária sendo inevitável a sensação de ligeiro desconforto nos dentes em alguns períodos do tratamento.
É necessário ir sempre ao dentista para trocar de alinhadores
Mito. Dependendo da fase de tratamento o doente deve acudir às consultas regularmente (4 a 8 semanas). Em cada consulta a ortodontista avalia o progresso do tratamento e dá ao doente o próximo conjunto de alinhadores.
Existem restrições alimentares
Mito. Como é possível remover os alinhadores não existem restrições alimentares.
São invisíveis
Mito/Verdade. Os alinhadores são, praticamente, invisíveis, e, normalmente, a maioria das pessoas nem repara que está a usá-los.
É necessário utilizar contenção no fim do tratamento
Verdade. A contenção é aconselhada em todos os tratamentos ortodônticos de forma a evitar que os dentes voltem à sua posição inicial. O tipo de contenção ortodôntica e tempo de utilização será definido pelo ortodontista responsável.
Utilizam-se durante a noite
Verdade. Os alinhadores devem ser utilizados 22 horas por dia para se obterem os resultados planeados.
A escovagem dentária é mais fácil
Verdade. Tal como a alimentação, a escovagem dos dentes torna-se muito fácil com os alinhadores dado que existe a possibilidade de os remover.
Portanto, os tratamentos ortodônticos permitem melhorar a estética da face e do sorriso. A função é melhorada e a higiene torna-se mais fácil. Consulte um Ortodontista para tirar todas as suas possíveis dúvidas.