Miranda do Douro: preservar o passado e projetar o futuro

Com uma rica história, património cultural único e uma localização privilegiada, Miranda do Douro destaca-se como um destino turístico de excelência. Apostando numa estratégia focada na promoção cultural e na participação em eventos de referência como a BTL, o Município procura ampliar os horizontes da sua divulgação. Este esforço reforça a atratividade da região, projetando-a para além das suas fronteiras e consolidando a sua posição no mapa do turismo global.

 

Helena Barril, Presidente

 

 

Quais são as principais estratégias que o Município está a adotar para promover Miranda do Douro como destino turístico? Como é que a participação em eventos como a BTL contribui para a projeção da região no mercado nacional e internacional?

Por toda a sua história e a sua Cultura, o seu património, a sua localização geográfica, Miranda do Douro é um destino turístico por excelência. E tendo em conta esses fatores, a única estratégia possível é optar por promover, criar uma programação culturalmente atrativa e sair fora dos limites geográficos, muitas vezes, para fazer esse trabalho. E a BTL, à semelhança de outros eventos da mesma natureza, é um evento muito importante para esse trabalho de promoção do território, porque nos projeta a nível internacional.

Quais são os diferenciais que Miranda do Douro oferece aos visitantes em comparação com outros destinos em Portugal? Como é que o Município planeia continuar a destacar o seu património cultural e histórico, como a língua mirandesa e a gastronomia local?

Miranda do Douro impõe-se no panorama nacional e internacional com os seus elementos identitários próprios e que estão na gênese da língua mirandesa, dos Pauliteiros de Miranda, as suas raças autóctones, a sua paisagem, a gastronomia, o seu património, as festas dos mascarados no solstício de inverno, o Menino Jesus da Cartolinha. Se nós valorizarmos este legado e fizermos parte, como fazemos, temos a capacidade de mostrar o nosso território que é tão rico.

O Douro Internacional é uma das grandes riquezas naturais da região. Há novos projetos ou iniciativas de turismo sustentável para preservar este património enquanto se atrai visitantes?

O PNDI – Parque Natural do Douro Internacional é um grande atrativo turístico para Miranda. Estamos a trabalhar, no âmbito da Cogestão do PNDI, a trabalhar em projetos que vão trazer ainda maior atratividade para todo o território abrangido pelo PNDI. Miranda, sendo a porta de entrada do rio Douro, tem potenciado esse fator e, claro que, a proximidade com Espanha é, sem dúvida, um fator que potencia o turismo de natureza, que está em crescimento. A relação próxima que temos com as entidades espanholas tem permitido uma união de esforços para potenciar os territórios. Se antes o rio definiu fronteiras, hoje é um elemento agregador.

Como é que o turismo tem impactado a economia local e de que forma isso tem beneficiado a população de Miranda do Douro?

O forte investimento que o Município tem feito na promoção do território, a capacidade de trazer investimentos, como o futuro hotel do grupo Vila Galé, o notável crescimento dos alojamentos locais, a dinâmica cultural que temos apoiado, têm, necessariamente, um impacto na economia local. Se todo esse nosso trabalho está a dar estes resultados, o nosso compromisso está a ser cumprido. Em territórios de baixa densidade, em que, como todos sabem, temos uma população maioritariamente envelhecida, não temos que nos conformar. Temos é de trabalhar para tornar o território atrativo e funcional.

Quais são as principais prioridades da Miranda do Douro para o futuro do turismo, e como o Município pretende equilibrar crescimento sustentável, inovação e valorização das tradições locais para atrair novos públicos?

Um dos vetores de desenvolvimento da terra de Miranda é o turismo. As apostas estão todas em “cima da mesa”. Valorizar o tradicional, inovar e fazer crescer o turismo é a pretensão de qualquer autarca. A grande aposta tem sido potenciar os elementos culturais que estão fortemente enraizados no território. Atrair os turistas a Miranda para que vivam e presenciem essas tradições com as populações locais é muito importante porque traz dinâmicas à economia local.  Ter também a capacidade de levar as nossas tradições para fora do concelho. E tem sido uma grande aposta do Município dar apoio logístico e financeiro às Associações Culturais para que cada vez mais sejam agentes de promoção de Miranda.

You may also like...