Ministra da Juventude e Modernização no arranque do programa IMPULSO IA
O IMPULSO IA é um “extraordinário exemplo de trabalho em rede, que se foca no tema do momento, a inteligência artificial, e se centra nas pessoas. A preocupação do Governo é apoiar o máximo de iniciativas como esta, para conseguirmos que a IA não seja apenas a ferramenta para alguns, mas seja mesmo uma oportunidade para todos”. A garantia foi dada pela Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, no arranque deste programa, que resultou de uma parceria entre a APDC e a Google, a que se juntou a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
A governante reiterou que o Executivo está a finalizar a Estratégia Nacional para o Digital, “alinhado com a Década Digital e as metas que queremos atingir, e com iniciativas concretas para tornar essas metas exequíveis e alcançáveis. Dentro dela, vamos ter a agenda nacional para a IA”. Neste âmbito, iniciativas como o IMPULSO IA, que visa capacitar profissionais de diversos setores para a utilização da Inteligência Artificial (IA) no seu dia a dia, aumentando a produtividade e facilitando a adaptação à era digital, são essenciais.
Salientou ainda a importância estratégica de “trabalhar em rede e em articulação, porque não devemos estar todos a fazer a mesma coisa, e com uma profunda preocupação social. Sem ignorar os riscos da IA, que existem. Temos obrigação, nós os responsáveis políticos, que decidem e gerem o país, de também trabalhar em rede, de multiplicar os bons exemplos de ações de formação e de capacitação. Precisamos muito de ter mais diplomados em TIC e temos de acelerar”, nomeadamente no combate à desigualdade nas TIC entre homens e mulheres.
Abranger o maior número possível de mulheres é um dos objetivos desta iniciativa de formação em IA, como avançou Sofia Marta, Country Manager da Google Cloud. No total, a meta é formar pelo menos mil pessoas, já que perante o grande ritmo de evolução da tecnologia, todos teremos de “aprender a aprender, para saber usar as novas ferramentas”.
A responsável defende que o “potencial da IA representa uma oportunidade para o país de voltar a colocar Portugal como pioneiro nesta era da inovação”, até porque existe um ecossistema de inovação muito desenvolvido e infraestruturas digitais de qualidade. Esta é “uma oportunidade que não podemos desperdiçar”, destacando o recente estudo da Google, que antecipa que a aposta na IA poderá ter um impacto de até 8% no PIB nacional.
O sentido de urgência na requalificação para a IA foi também salientado pelo Presidente da APDC, Rogério Carapuça, tendo em conta a velocidade da mudança, que obrigará a uma adaptação muito mais rápida das pessoas. “Não podemos esperar. O aumento de produtividade previsto é muito grande – há quem diga que será o maior na história da Humanidade – e todos temos de nos adaptar. Quem já está no mercado de trabalho e quem está a preparar-se para ele e até quem já saiu”, garante, salientando que a meta do IMPULSO IA é “fazer chegar o programa a todo o país, para que todos ganhem ferramentas de produtividade”.
Os números provam o sucesso e necessidade deste programa, já com novas sessões marcadas: 5 de novembro no Porto e 28 de novembro em Lisboa.
O IMPULSO IA disponibilizará uma combinação de sessões presenciais e online, de forma gratuita. Pretende-se proporcionar as ferramentas necessárias para que os profissionais utilizem a IA de forma eficaz e estratégica no local de trabalho. Assim, estão previstos dois cursos presenciais – Understand Machine Learning e Boost Your Productivity with AI-, sendo os restantes em formato online: Decision Making with Data; Introduction to the Cloud; Telling Stories with Data Visualization; Leadership for the Digital Age; Marketing Strategy and AI; e Engaging Audiences with Short-Form Video.