Ao longo dos anos, a Clínica Médico-Dentária Dra. Ana Bragança tem vindo a consolidar-se pela sua dedicação à inovação e ao cuidado personalizado de cada paciente. A Gerente e Fundadora, Ana Bragança, tem sido o motor de todo esse sucesso, demonstrando uma competência técnica de excelência, uma visão clara de futuro e um forte compromisso com o atendimento humano.

A Clínica Médico-Dentária Dra. Ana Bragança tem registado uma evolução notável nos últimos anos. Embora a medicina dentária tenha sempre tido bons resultados, as outras especialidades foram progressivamente sendo deixadas de lado, dada a dificuldade em abranger todas as vertentes. Com 16 anos de experiência na medicina dentária, a especialização em harmonização orofacial trouxe a Ana Bragança uma renovação e permitiu-lhe focar-se exclusivamente nesta área. “Estamos a tornar-nos cada vez mais conhecidos na harmonização orofacial, fruto de muito trabalho e dedicação. Além disso, trouxe-me uma verdadeira lufada de ar fresco”.
A gerente revelou o empenho da clínica em criar um ambiente acolhedor para os pacientes, com a implementação de um espaço na receção, criando uma experiência diferenciada. “Quis criar um ambiente mais acolhedor na clínica, com um pequeno upgrade que nos diferencia”. Além disso, a clínica expandiu recentemente as suas instalações, com a abertura de uma nova sala, e pretende continuar a investir. “O próximo passo é expandir a área da harmonização orofacial”, visando destacar-se sempre das outras clínicas.
Liderança feminina
Para Ana Bragança, as mulheres trazem uma abordagem única no empreendedorismo, caracterizada pela objetividade e sensibilidade diferenciada. “Acho que somos mais concisas, perspicazes e objetivas”. No que toca à liderança na área da saúde, a entrevistada sublinha que a verdade e a integridade são fundamentais, pois, o seu sucesso pessoal está intrinsecamente ligado a uma postura ética e transparente. “Acredito que, antes de mais, temos que ser verdadeiros. Na área da saúde, a verdade deve estar sempre em primeiro lugar. Ao contrário de muitas outras áreas, nós não podemos simplesmente vender serviços. O nosso trabalho é cuidar da saúde das pessoas”.
Para a líder, a diferença entre vender produtos e tratar pessoas é crucial num mundo onde a informação nem sempre é fiável, e essa postura ética é o que, no fim, torna a sua abordagem única.
Gestão de responsabilidades
Ana reconhece que o sucesso profissional exige renúncias pessoais. Apesar disso, para ter mais tempo com os filhos, organizou o seu horário, optando por tirar algumas sextas-feiras, o que melhorou a qualidade de vida familiar. Mesmo enfrentando a dificuldade de conciliar as várias funções, a empresária enfatiza que, com organização e esforço, é possível gerir as responsabilidades. “Eu tento fazer uma gestão rigorosa para conseguir dar conta de tudo. É difícil, mas não é impossível”.
O Dia Internacional da Mulher
Para incentivar mais mulheres a assumirem cargos de liderança, Ana Bragança defende a importância de reconhecer e trabalhar os próprios talentos naturais. “Temos de trabalhar e de nos esforçar. A diferença está em pegar nas oportunidades, lutar por elas e nunca desistir até alcançar o que queremos”.
Em reflexão sobre o papel feminino no mundo dos negócios e na liderança, conclui com uma mensagem inspiradora: “É fundamental acreditarmos em nós mesmas. Se tivermos um sonho, não podemos deixá-lo de lado. Devemos seguir em frente, contra tudo e contra todos”.