LG surpreende e apresenta plano de lançamentos sofisticados

Numa entrevista exclusiva com Young Soh, B2C Marketing Coordinator da LG Portugal, ficámos a  conhecer as muitas novidades da marca para este ano de 2024. 

 

Young Soh, B2C Marketing Coordinator

 

Como é que a LG Portugal vê a sua posição no mercado nacional e global após duas décadas de operação, especialmente em termos de inovação tecnológica e liderança de mercado? 

Ao longo de 20 anos, a LG tem vindo a afirmar-se enquanto líder de mercado em vários segmentos de negócio, liderança essa indubitavelmente alicerçada na capacidade de desenvolver produtos criativos, exclusivos e de máxima qualidade, que são verdadeiramente client-centric, e que têm na sua génese a inovação que faz parte da marca, mas também a sua aposta constante em tecnologia disruptiva. Esta combinação tem sido, sem dúvida, essencial para alavancar e suportar o crescimento da empresa e da marca em Portugal, ao mesmo tempo que tem permitido à LG tornar-se líder de mercado nos segmentos de TVs, máquinas de lavar, frigoríficos Side-by-Side e monitores/displays. 

 

Quais são os principais pilares da estratégia da LG Portugal para os próximos 20 anos, considerando o foco tanto em hardware quanto em software e o lançamento de novos fatores de forma? 

A LG Portugal é uma subsidiária verdadeiramente relevante tanto no plano europeu como no plano global da empresa. A nível estratégico, se os últimos anos se focaram na inovação ao nível do hardware, 2024 vai focar-se também no software e no lançamento de produtos com novos fatores de forma. Assim, o desenvolvimento de produtos passíveis de serem integrados e otimizarem o estilo de vida dos consumidores – as chamadas soluções de lifestyle – continuará a ser o corpo e a alma de tudo o que fazemos, de forma a reforçarmos o posicionamento líder nas várias unidades de negócio, com especial foco no segmento premium. 

 

 

Como é que a LG está a integrar a Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial (IA) nos seus produtos, e como é que isso está a transformar as experiências dos consumidores? A IoT e a inteligência artificial são uma das grandes tendências tecnológicas a pautar a investigação atualmente e são as pedras basilares de casas totalmente integradas. O expoente máximo desta premissa é a gama LG ThinQTM UP, concebida sob o conceito Evolving with You, inclui frigoríficos, máquinas de lavar e secar roupa e máquinas de lavar louça e utiliza IA e IoT para atualizar o software e oferecer recursos e funções aos utilizadores destes consumidores com base nos padrões de utilização registados pela app ThinQ. Assim, é possível ir otimizando os equipamentos à medida das necessidades em constante mutação tanto dos clientes como do mundo. 

 

Além dos produtos de consumo, como é que a LG está a expandir a sua presença no mercado empresarial (B2B) com soluções como Pro:Centric Direct e webOS para a indústria hoteleira? 

A necessidade de digitalização do setor tem vindo a impulsionar o desenvolvimento de soluções personalizadas que sejam capazes de responder aos desafios da hotelaria. Assim, criámos o Pro:Centric Direct, um sistema de gestão de conteúdos centralizado, que opera juntamente com o webOS, a nossa plataforma de smart TV, que fornece soluções e serviços personalizados com um ecossistema expandido com conectividade alargada, funcionando como uma plataforma de media e entretenimento. 

 

Quais são os compromissos da LG com a sustentabilidade e a responsabilidade social, desde o design e fabrico de produtos até à gestão de resíduos e iniciativas ESG (Environmental, Social and Governance)? 

A preocupação ambiental surge na produção dos equipamentos, com uma forte política de eco design que pressupõe a reciclagem de grande parte dos componentes. Mais recentemente, temos vindo a potenciar a utilização de materiais reciclados no fabrico dos produtos: só em 2022, a empresa utilizou cerca de 33 mil toneladas de plásticos reciclados nos seus produtos. A nível corporativo, o plano ESG Better Life for All integra ações ambientais, sociais e de governance em todas as operações da empresa por todo o mundo, tais como: neutralidade carbó- nica com a iniciativa Zero Carbon 2030, transição completa para energia renovável até 2050, redução efetiva das emissões de gases com efeito de estufa e utilização de meio milhão de toneladas de plástico reciclado até 2030, entre outros. Em Portugal, a LG tem vindo a desafiar a sociedade a repensar a sua atitude perante o lixo eletrónico e as embalagens do mesmo. Para o efeito, estabeleceu uma parceria já de vários anos com a ERP Portugal, que se estende a vários projetos de alerta e educação para a causa, como o Waste Summit e a Geração Depositrão. 

 

 

Como é que a LG Portugal vê o futuro da interação entre clientes e empresas, especialmente com a introdução de soluções como loja online, eventos LG Open Day e showroom físico? 

Uma vez que não temos uma loja física de venda direta ao consumidor em Portugal, a nova loja online assume-se como um importante ponto de comunicação com o cliente B2C, permitindo aproximar a marca dos nossos clientes. No entanto, não nos esquecemos da importância da rede de parceiros, pelo que eventos como o LG Open Day ou um showroom aberto a visitas de parceiros são recursos de extrema relevância estratégica para o nosso negócio, já que nos permite prestar um serviço de venda e aconselhamento mais personalizado. 

 

Quais são alguns dos exemplos específicos de parcerias estratégicas da LG Portugal com empresas nacionais e como é que essas parcerias contribuíram para o sucesso da marca no mercado local? 

A nossa rede de parceiros e clientes, que inclui grupos de grandes dimensões como a CUF ou a icónica cervejaria lisboeta Ramiro, assume uma especial importância na nossa estratégia, pois não são apenas distribuidores, são também embaixadores da marca e uma peça fundamental para a nossa capacidade de resposta a desafios em qualquer parte do país, o que contribui para a liderança de vários segmentos B2C e B2B. 

 

 

 

Considerando a rápida evolução tecnológica, como é que a LG pretende manter a sua posição de liderança e continuar a surpreender os consumidores com inovações a breve trecho? Quais os próximos lançamentos da LG em Portugal e o que podemos esperar dos mesmos? 

A nossa abordagem estratégica vai continuar a consolidar a liderança nos segmentos de Home Entertainment, Home Appliances e monitores e displays. Neste sentido, prevemos para 2024 um ano de lançamentos entusiasmantes nas várias áreas, como a nova lineup de OLED e QNED TVs e soundbars, a gama mais recente dos portáteis LG gram (que este ano conta com o novo LG gram Pro de 16 polegadas), os novos monitores de gaming LG OLED UltraGear, a variada gama de frigoríficos focada em eficiência energética e o ar condicionado LG DUALCOOL, entre outros. 

 

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