KONE Ibérica

Filipe Nóbrega, Managing Director

A KONE é uma empresa líder global na indústria de elevadores e escadas rolantes que fornece soluções inovadoras, adaptadas às necessidades da população. Filipe Nóbrega, Managing Director da KONE Ibérica, explicou-nos quais os aspetos que os diferenciam no setor onde atuam.

 

Assumiu, em 2019, o cargo de Diretor Geral da KONE em Portugal, Espanha e Andorra. Apresente o seu percurso até chegar a este cargo e descreva as principais motivações que o levaram a assumir esta função.

Comecei a minha carreira na KONE, em 2011, como Diretor Geral na República Checa e na Eslováquia, consolidando a minha experiência em cargos de liderança a nível internacional. Em 2015, fui promovido e assumi o cargo de Diretor de Negócio de Modernizações da KONE para o Oeste e Sul da Europa, Médio Oriente e África, sendo também membro do comité de direção desta região. Sou licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, e tenho um MBA do IMD (International Institute for Management Development) da Suíça. Durante o meu percurso profissional tive o privilégio de trabalhar em diferentes setores e em diferentes multinacionais, assumindo diversos cargos de responsabilidade a nível internacional.

Esta nova etapa profissional, que assumi em outubro de 2019, deixa-me bastante entusiasmado e motivado, porque vou voltar a trabalhar no meu país. Para além disso, aceito com grande satisfação o desafio de poder continuar o excelente trabalho que a KONE tem desenvolvido nos últimos anos na Península Ibérica e continuar a fornecer soluções e serviços inovadores e diferenciados que contribuem para a satisfação dos nossos clientes e utilizadores finais.

 

A que atividade se dedica a KONE?

Na KONE, a nossa missão é melhorar o fluxo de pessoas no ambiente urbano. Como líder global na indústria de elevadores e escadas rolantes, a KONE fornece elevadores, escadas rolantes e portas automáticas para edifícios, assim como soluções de modernização e manutenção que adicionam valor ao ciclo de vida de qualquer edifício.

Através de People Flow® mais eficaz, tornamos os trajetos das pessoas mais seguras, convenientes e fiáveis em edifícios mais altos e inteligentes. Em conjunto com os nossos parceiros e clientes por todo o mundo, ajudamos as cidades a tornarem-se melhores lugares para se viver. Em 2019, a KONE registou vendas anuais líquidas no valor de 10 mil milhões de euros e, no final do ano, empregava mais de 60 mil funcionários.

 

Acredita que é necessário ser criativo para gerar uma liderança eficaz? De que forma aplica a criatividade no universo das suas funções?

A criatividade tem claramente um papel muito importante no desenvolvimento de uma liderança eficaz, que não seria possível sem o empenho de uma grande equipa, como é o caso da KONE na Península Ibérica, onde são fundamentais os novos métodos de trabalho. Na KONE, inovamos e apostamos no trabalho em equipa, um dos nossos valores é “Winning Together (Ganhar Juntos) e aplicamos o princípio de que só podemos vencer trabalhando em conjunto, incentivando a participação e partilhando as informações e ideias que nascem da criatividade de cada um dos funcionários, confiando uns nos outros e respeitando-nos mutuamente, além de reconhecermos o bom trabalho. Um dos objetivos estratégicos da KONE, e que me ajuda a conseguir uma liderança eficaz, é que a KONE seja um ótimo lugar para trabalhar, pouco hierárquico, onde damos aos nossos funcionários a oportunidade de desenvolverem as suas competências e capacidades de liderança, através de programas de aprendizagem abrangentes. Também aplicamos a criatividade na inovação em relação ao local de trabalho. Incluímos, por exemplo, postos flexíveis para facilitar e promover a colaboração entre colegas. Somos uma empresa flexível onde cada um pode desenvolver as suas funções a partir de qualquer parte do mundo, para além disponibilizarmos escritórios de última geração, abertos e sustentáveis, que nos permitem interagir facilmente e sem barreiras. O trabalho em conjunto permite-nos cumprir outro dos nossos valores que é “Delighting Our Customers” (Satisfazer os Nossos Clientes), do mesmo modo que trabalhamos e inovamos em colaboração com os nossos colegas, fazemo-lo também com os nossos clientes, identificando e oferecendo soluções que superem as suas expectativas.

 

Oferecer soluções e serviços inovadores e diferenciados são os objetivos da KONE Ibérica. A investigação e o desenvolvimento são uma aposta constante na vossa empresa?

Sim, sem dúvida. Somos reconhecidos internacionalmente e há bastante tempo como a empresa mais inovadora na nossa indústria. Pelo sexto ano consecutivo, a revista Forbes nomeia a KONE como uma das 100 empresas mais inovadoras do mundo. Uma vez mais, somos a única empresa de elevadores e escadas rolantes presente neste ranking mundial, no qual ocupamos a 59.ª posição. Fortalecemos a nossa posição de líder em inovação no nosso setor, contando com mais de três mil patentes e somos reconhecidos internacionalmente.  O peso da I&D na KONE é muito elevado. Gostava de destacar que o investimento em I&D é de 1,8 por cento do volume total anual de vendas. Temos nove centros de I&D em todo o mundo, com mais de mil profissionais a trabalhar nesta área tão importante e relevante para a empresa. Durante os mais de 100 anos de existência da KONE, já ficou provado que uma grande parte do nosso sucesso se deve aos progressos em engenharia. Uma das maiores inovações da KONE e que revolucionou a indústria em todo o mundo, foi o nosso elevador sem casa de máquinas, o KONE MonoSpace®, apresentado em 1996. Foi o primeiro elevador sem casa de máquinas do mundo. Contudo, a inovação no mundo moderno significa muito mais: significa novos processos, novas tecnologias integradas e conectividade. Estamos em constante atualização, em busca de novas formas de trabalhar e inovar, através de soluções e serviços diferenciados para os clientes. Ao compreender a urbanização e os clientes, podemos continuar a desenvolver novas soluções e serviços que irão melhorar a vida nas cidades, tornando-as sítios melhores para viver.

 

“Melhorar o fluxo da vida urbana” é o slogan que vos distingue. Com isso pretendem priorizar as necessidades do utilizador, numa sociedade cada vez mais tecnológica?

Na KONE, a nossa missão é melhorar a mobilidade da vida urbana, compreendendo o fluxo de pessoas em e entre edifícios e assim fazer com que os seus trajetos sejam seguros, fáceis e fiáveis. Na KONE, colocamos o cliente no centro de tudo o que fazemos e, por isso, todas as soluções e serviços que desenvolvemos são, em primeiro lugar, baseados nas opiniões dos nossos clientes, de quem analisamos dados sobre as suas necessidades, expectativas, etc. Nesta nova era da revolução digital, percebemos que as necessidades e expectativas dos nossos clientes e utilizadores estão a mudar. E esta mudança é também o que nos permite desenvolver algumas das soluções e serviços que criamos nos últimos anos e que eu gostaria de destacar o lançamento dos serviços inteligentes KONE Connected 24/7, em 2017, um serviço de diagnóstico que recolhe dados de forma contínua sobre o estado dos elevadores através da IoT “Internet of Things” e os conecta à cloud, dotando os ascensores de inteligência artificial que permite antecipar, prevenir e atuar antes que se produza uma avaria no equipamento. Os benefícios que esta solução oferece aos nossos clientes são: proporcionar um fluxo regular de pessoas e maximizar o valor dos seus equipamentos; aumentar e melhorar a segurança, ajudando a reduzir significativamente os riscos e aumentar a transparência, o que permite poupar tempo, uma vez que é possível obter informações imediatas sobre o estado dos equipamentos e as ações de assistência técnica exigidas, sem necessidade de perder tempo a informar ocorrências, porque com certeza o técnico já estará informado. Para além disso, permite tomar decisões mais inteligentes e baseadas em dados exatos e não em suposições, como por exemplo, no caso de reparações e modernizações efetuadas de modo rentável e no momento certo. Da mesma forma, não posso deixar de referir a inovadora solução KONE Care™, de 2017, altura em que o contrato de manutenção se tornou completamente flexível, cumprindo as expectativas e necessidades de cada um dos nossos clientes, pois quando se trata dos serviços de manutenção, não é possível aplicar tamanhos únicos. Depois de escutarmos as opiniões dos nossos clientes, decidimos renovar completamente a nossa oferta de manutenção, com total flexibilidade e mais opções e combinações por onde escolher. O contrato KONE Care™ foi concebido para satisfazer as suas expectativas, grandes ou pequenas, pois este é um serviço feito à medida dos nossos clientes.

Em 2018, a KONE lançou outra solução inovadora, o KONE Residential Flow, cujo objetivo é facilitar o acesso a casa, permitindo eliminar as dificuldades de abrir portas ou encontrar as chaves, bem como receber encomendas ou dar às visitas acesso ao nosso edifício. Através desta solução queremos dar as boas-vindas a uma vida mais fácil e inteligente. Gostaria ainda de destacar a nossa solução de serviços People Flow Planning & Consulting, que nos permite analisar e compreender, em tempo real, o modo como as pessoas se deslocam, na horizontal e na vertical, dentro e entre os edifícios. Um bom fluxo de pessoas é seguro, prático, fiável e sem esperas. O People Flow Service proporciona uma análise detalhada dos fluxos de tráfego dentro do edifício e estende a sua análise a fatores externos e urbanos, fora do edifício. Por último, gostaria de destacar a nova era de elevadores KONE DX (Digital Experience), que lançámos em Madrid no passado dia 6 de fevereiro para toda a Península Ibérica.

 

Em fevereiro apresentaram, em Madrid, o novo Kone DX – a primeira gama de elevadores digitais do mundo. Quais as mais-valias desta tecnologia e quando estará disponível em Portugal?

Efetivamente, no passado dia 6 de fevereiro, lançámos a nova era de elevadores KONE DX, com conectividade integrada, para toda a Península Ibérica, que marca um momento decisivo e revolucionário na nossa indústria. Esta conectividade permite-nos criar valor para os nossos clientes, através da flexibilidade que nos proporciona a vários níveis, como adaptar soluções de hoje para o futuro e também integrar soluções da KONE, soluções de terceiros ou as próprias soluções dos nossos clientes.

 

Para finalizar, quais os projetos futuros da KONE Ibérica?

A KONE Ibérica tem objetivos e projetos que estão totalmente alinhados com os da KONE a nível mundial. Queremos continuar a ser o número um a nível mundial em matéria de inovação, apresentando soluções e serviços inovadores e diferenciados aos nossos clientes. Queremos tornar a KONE num lugar ainda melhor para trabalhar, sendo líder em sustentabilidade e crescendo de forma rentável e mais rápida do que o mercado. Esta evolução acontecerá de forma orgânica e com planos de aquisição, como temos feito sempre em todo o mundo e também em Portugal, Espanha e Andorra. A urbanização e a disrupção tecnológica são as megatendências que ditam o mercado. É essencial concentrarmos os nossos esforços em avanços que sejam realmente relevantes, para contribuir de forma inteligente para o meio onde vivemos, facilitando a vida dos respetivos utilizadores. É para aqui que direcionamos o nosso futuro e depende de nós que as cidades se adaptem, cada vez mais, às nossas necessidades e é para isso que a KONE trabalha e desenvolve as suas soluções e serviços.

 

 

Três benefícios principais que vamos oferecer com os novos elevadores KONE DX são:

  • Soluções conectadas, para criar valor para os nossos clientes, as soluções inteligentes com base em tecnologia digital conectada, que não só ajudam a aumentar o valor dos edifícios, como também a acelerar o processo de venda ou arrendamento. Esta conectividade dos novos elevadores KONE DX também nos permite integrar serviços de terceiros, como os robots de serviço em hotéis, que funcionam como serviço de quartos para entregar produtos aos hóspedes, ou em hospitais, para entregar material, e que podem ser integrados com os elevadores, permitindo que os robots se desloquem de forma livre e autónoma pelos edifícios, algo que já é uma realidade nos hotéis com elevadores KONE.
  • Nova e redefinida experiência de utilizador para ajudar na diferenciação, a aproveitar o poder da digitalização para levar a viagem de elevador muito além do habitual, e ter uma experiência de utilizador que inspira, informa e encanta. Já se imaginou dentro de um elevador que sabe em que piso mora ou que muda para a sua cor favorita assim que entra nele? Pois tal é possível com os novos elevadores KONE DX. Com os novos designs de interiores, inspirados na perceção humana, com novos materiais funcionais e duráveis, para além de soluções de informação e entretenimento digitais totalmente personalizáveis, o elevador deixa assim de ser uma caixa que sobe e desce, para passar a ser uma plataforma conectada que nos permite fazer tudo isto.
  • Ferramentas para o design de edifícios inteligentes. A KONE é o melhor parceiro para lhe dar apoio numa construção sustentável, pois através destas ferramentas, garante um fluxo regular de pessoas com os serviços de People Flow Planning & Consulting e permite conceber de forma simples, com recurso a ferramentas de planeamento de última geração.

You may also like...