Helexia e Gresart apostam na transição energética com instalação de central fotovoltaica

A HELEXIA assina parceria com Gresart e instala na sua cobertura uma central fotovoltaica em regime de autoconsumo com uma potência de 1.886 kWp, um investimento na ordem dos 2.2 milhões de euros. Esta unidade irá produzir anualmente 2.765 MWh de energia limpa e renovável, evitando a emissão anual de 1.244 toneladas de gases com efeito de estufa, o equivale à plantação anual de 31.900 árvores.

Este projeto tem a dupla vantagem da substituição da cobertura do edifício, com remoção total do amianto existente, eliminando um fator de risco, que é substituído pela produção de energia limpa, ganhando assim a Empresa e o Planeta. Esta produção de energia é um fator de competitividade para qualquer negócio, uma vez que há uma redução de custos operacionais e um consequente aumento da capacidade competitiva (preço, margem e lucro).

Nas palavras de João Guerra, Diretor de Marketing da Helexia: “Um orgulho para a Helexia, estabelecer esta parceria com a Gresart, reforçando a sua aposta na sustentabilidade. A energia é um elemento essencial para a competitividade neste sector, onde apenas as unidades produtivas modernas e flexíveis, tecnologicamente evoluídas, conseguem obter os melhores resultados. A Helexia quer contribuir através da Transição Energética, contribuindo para a competitividade económica e ecológica dos setores exportadores”.

A aposta das empresas em autoconsumo local, permite uma poupança significativa na fatura de energia em simultâneo com ganhos ambientais, são menos emissões de CO2, menos utilização de combustíveis fósseis e menos perdas no transporte de eletricidade. A vantagem de ter um parceiro como a Helexia é o descanso de ter um projeto desenvolvido chave-na-mão, que inclui o investimento, permitindo à empresa manter a capacidade de investimento na sua atividade core.

A Gresart quer continuar a ser reconhecida e a basear o seu crescimento como uma indústria de pavimentos e revestimentos cerâmicos sustentável, baseada na utilização de tecnologia de ponta e orientada para um mercado globalizado. A empresa afirma-se como produtor europeu de referência em termos de design e competitividade, valorizando a excelência na gestão dos recursos, na procura contínua da qualidade, nas soluções apresentadas ao cliente e flexibilidade na abordagem às necessidades do mercado. A sua responsabilidade social e ambiental promove a qualidade de vida dos colaboradores e população em geral, com respeito pelo meio ambiente.

Cerca de 30% da produção da GRESART é para exportação, tendo como principais mercados Alemanha, França, Bélgica, Inglaterra, Países Baixos, Espanha, Irlanda, Suécia, Canada e Estados Unidos da América.

Segundo Orlando Oliveira, que coordena o departamento financeiro da Gresart “Toda a produção assenta na utilização intensiva de energia, devido à total automatização do processo produtivo, com reflexo na dependência elevada de energia elétrica, por um lado, e do Gás Natural por via dos processos de atomização, secagem e cozedura. Tendo isto em consideração, a promoção do projeto da instalação da central fotovoltaica surgiu como uma oportunidade de promover a eficiência energética com relevantes vantagens económicas, assegurando mais um passo no caminho da descarbonização e redução no impacto ambiental desta atividade. Ao mesmo tempo, promove a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores pela via da substituição da cobertura do edifício, permitindo melhorar a iluminação natural no interior da unidade industrial e a remoção total do amianto existente”.

www.helexia.pt / www.gresart.pt

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