Grupo Roca registou um volume de negócios de 1,68 mil milhões de euros em 2020

Data:

Partilhar

As vendas do Grupo foram fortemente afetadas no primeiro semestre do ano, embora se tenha assistido ao início de uma recuperação gradual no segundo semestre.

Fonte: www.roca.com

O Grupo Roca, líder mundial em design, produção e comercialização de produtos para o espaço de banho, encerrou o exercício de 2020 com um volume de negócios de 1,68 mil milhões de euros, um valor 9,5% inferior ao atingido em 2019, devido ao contexto da pandemia e ao abrandamento da economia global.

Apesar disto, o EBITDA aumentou para 306 milhões, um aumento de 21%, enquanto o resultado líquido consolidado se manteve nos 60 milhões, o que representa uma diminuição de 12%. O resultado líquido do Grupo Roca foi afetado pelo forte aumento das despesas não-operacionais, devido a encerramentos temporários e períodos de atividade reduzida nas instalações de produção durante os confinamentos por causa do coronavírus.

Em vários países, e especialmente em Espanha, as medidas restritivas provocaram um abrandamento nas vendas, o que interrompeu a tendência de crescimento sustentado que se mantinha desde 2014. Importa, contudo, destacar o aumento da procura registado no segundo semestre do ano. Apesar do contexto económico geral, o desempenho positivo das operações na China, na Alemanha, na Áustria, na Polónia e na Suíça foi especialmente notável, e o seu desempenho compensou, parcialmente, o declínio das vendas noutros países.

Em 2020, o Grupo Roca fez investimentos no valor de 106 milhões de euros, destinados principalmente à expansão da capacidade de produção nas fábricas de loiça sanitária no Brasil, na Rússia e na China, bem como outras ações para garantir o desenvolvimento de centros de produção e o uso eficiente de recursos no âmbito da sua estratégia de sustentabilidade e a sua adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

O CEO do Grupo, Albert Magrans, destacou “o compromisso, esforço e profissionalismo de toda a equipa, num contexto de circunstâncias excecionais e grandes dificuldades”. Magrans enfatizou também que “apesar do contexto complicado, gerámos, mais uma vez, os recursos necessários para continuar a ganhar eficiência e otimizar o retorno dos nossos investimentos. Promovemos tecnologia, inovação e transformação digital e avançamos com a nossa estratégia de sustentabilidade para nos tornarmos uma referência global nesta área”.

As principais operações estratégicas para o plano de crescimento do Grupo foram concebidas durante 2020 e concretizadas este ano. Por um lado, a empresa adquiriu 75% do Grupo Royo, criando, assim, um dos líderes mundiais em móveis para espaços de banho, e incorporou também uma fábrica de loiça sanitária no nordeste do Brasil, o que permitirá ao Grupo suprir o aumento da procura nesta região e fortalecer a sua presença na América Central e América do Norte. A Roca adquiriu recentemente a empresa alemã Sanit, um dos principais fornecedores europeus de sistemas de instalação de encastrar e componentes de montagem para espaços de banho, uma operação que está pendente da aprovação das autoridades da concorrência.

Newsletter

Últimas Edições

Artigos Relacionados

PUB