Foco no cliente e na qualidade do serviço prestado

André Lindo, CEO, em entrevista à Revista Business Portugal, fala do passado, do presente e do futuro da SIGNUM, uma empresa que está constantemente a atualizar-se e adaptar-se aos novos desafios, para oferecer aos seus clientes as melhores soluções do mercado.

 

Equipa da Signum

 

A SIGNUM é uma PME que opera na área da engenharia eletrotécnica, telecomunicações e segurança contra incêndios desde 1991. Que balanço faz destes 32 anos de percurso e como avalia o posicionamento atual da empresa num mercado cada vez mais competitivo?

Em 1991, a SIGNUM iniciou a sua atividade comercial na área da representação e comercialização de produtos e prestação de serviços ligados ao setor da eletricidade. Com o estabelecimento de algumas parcerias, a empresa foi moldando o seu ramo de atividade para oferecer soluções de engenharia e projeto, indo ao encontro das solicitações dos clientes. Ao longo do tempo, foram sendo exploradas novas áreas de negócio, tendo sido criada inclusivamente uma empresa spin-off na área da certificação energética, a ENERQAI. A empresa manteve um crescimento sustentável, ao longo destes 32 anos, e está constantemente a atualizar-se e adaptar-se aos novos desafios, para oferecer aos nossos clientes as melhores soluções do mercado.

Como descreve a cultura organizacional da SIGNUM? Quais são os valores fundamentais que orientam as práticas e decisões da empresa?

A cultura organizacional da SIGNUM tem vindo cada vez mais a assumir uma estrutura horizontal, que assenta na delegação de competências, na partilha do risco e dos desafios, apoiando o desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos colaboradores.

Os valores fundamentais da empresa são o foco no cliente e na qualidade do serviço prestado, a eficiência energética e viabilidade económica das soluções apresentadas, a sustentabilidade ambiental e o respeito pela natureza, assim como o contributo para a sociedade.

A SIGNUM aposta numa melhoria contínua da qualidade dos serviços que presta, tendo em vigor uma política de qualidade implementada através da norma ISO 9001.

Quais são os principais produtos ou serviços oferecidos pela SIGNUM? Como esses produtos ou serviços se destacam no mercado? Como é que a SIGNUM mede a satisfação do cliente e procura melhorar continuamente a sua performance?

A SIGNUM é uma empresa de engenharia que presta serviços de consultoria, projeto, assessoria e verificação técnica, no âmbito da energia e segurança. Uma das nossas áreas de negócio é dedicada a elaboração de projetos de especialidades de engenharia, entre outros, de eletricidade, telecomunicações (ITED e ITUR), segurança contra incêndios (SCIE) e Medidas de Autoprotecção (MAPs), Redes de Gás e Postos de Carregamento de veículos eléctricos (PCVEs).

A segunda área de negócio dedica-se ao acompanhamento e fiscalização de obra e à prestação de serviços de técnico responsável pela exploração das instalações eléctricas (TREIE), à qual também temos outros serviços complementares disponíveis.

A nossa terceira área de negócio, em colaboração com os nossos parceiros, permite prestar também serviços de Certificação Energética, Projecto de AVAC e Fotovoltaico (UPAC), análise da Qualidade do Ar Interior (QAI) e prestação de serviços de Técnico de Gestão de Energia (TGE). A SIGNUM presta todos estes serviços com uma cobertura total a nível do território nacional, mas também a nível internacional, tendo alguns grupos estrangeiros na sua carteira de clientes.

Procuramos a diferenciação através da rapidez e eficácia na execução dos trabalhos, indo ao encontro das expectativas e necessidades dos clientes e stakeholders. Temos técnicos superiores altamente qualificados e com know-how adquirido ao longo de vários anos de experiência, o que nos permite prestar serviços de elevada qualidade e valor acrescentado.

O feedback por parte dos nossos clientes é muito importante para a empresa, pois permite-nos melhorar a prestação dos nossos serviços. Como resultado de uma preocupação crescente com a qualidade dos serviços que prestamos aos nossos clientes resolvemos implementar um sistema de gestão da qualidade pela norma ISO 9001, conforme já referido anteriormente.

Pode partilhar alguns dos projetos mais recentes ou emblemáticos em que a SIGNUM esteve envolvida?

Um dos projetos mais recentes em que a SIGNUM está envolvida é o projeto de toda a rede de mobilidade eléctrica em Portugal de uma das cinco maiores petrolíferas a operar em Portugal. A SIGNUM está na linha da frente na mobilidade eléctrica e está comprometida a 100% em apoiar o nosso cliente a participar na transição energética. Iniciativas como esta irão contribuir não só para fortalecer a cobertura da rede pública nacional (MobiE), mas também para que Portugal possa atingir as metas de redução das emissões de CO2 estabelecidas pela União Europeia.

Quais são os principais desafios enfrentados pela SIGNUM no seu setor e como é que a empresa está a enfrentar esses desafios?

No nosso setor o principal desafio é a rápida transformação tecnológica e que nos obriga a adaptar rapidamente. Além deste, existem também alguns desafios estruturais recorrentes. Um deles prende-se com a frequente alteração da legislação que nalguns casos altera mesmo os negócios e o mercado. Por outro lado, em períodos como os que vivemos de inflação elevada e perda de poder de compra, há alguma tendência dos clientes em procurar soluções mais económicas que, por vezes, podem comprometer o adequado funcionamento das instalações.

Para se manter na linha da frente da evolução tecnológica, a SIGNUM aposta na formação contínua dos seus quadros, na participação em seminários, conferências e fóruns de discussão do setor, assim como numa melhoria contínua dos seus processos internos. Estabelecemos também parcerias de sucesso com outros players de setor que nos permitem acrescentar valor aos nossos serviços. Mais do que promover o cumprimento da legislação em vigor junto dos clientes, a SIGNUM contribui ativamente para o melhoramento da legislação e dos procedimentos junto das entidades públicas do setor energético e operadores das redes públicas.

Todas estas iniciativas permitem à SIGNUM oferecer aos clientes não apenas soluções que dão cumprimento à legislação, mas também soluções tecnologicamente avançadas, tendo em conta as necessidades dos nossos clientes.

A empresa recebeu o prémio PME Excelência pelo seu contributo para a economia nacional. De que forma este reconhecimento impactou a empresa, tanto internamente quanto na perceção do mercado?

A SIGNUM recebeu pela primeira vez a distinção de PME Líder e PME Excelência ao mesmo tempo que completou os 30 anos desde a sua fundação, o que é um indicador da maturidade que a empresa atingiu.

Externamente, esta distinção é importante para perceber que a empresa está no caminho certo e ao mesmo nível de boas práticas de gestão e desempenho relativamente aos outros players do mercado.

Obviamente, são também importantes a visibilidade e o reconhecimento que esta distinção traz à empresa, mas mais importante do que o reconhecimento é a responsabilidade que a SIGNUM tem com centenas de empresas às quais presta diariamente assessoria técnica. Temos também muito presente a responsabilidade social e, nesse sentido, a SIGNUM apoia ativamente instituições locais de solidariedade social (IPSS) e outras organizações sem fins lucrativos. Internamente, esta distinção é uma milestone importante para continuarmos a apostar nos nossos recursos humanos, a promover uma cultura de melhoria contínua, a apostar na qualidade e nas boas práticas internas, para nos permitir melhorar cada vez mais o serviço prestado aos nossos clientes.

Como a empresa aborda o desenvolvimento sustentado e quais são os planos futuros para continuar a elevar a empresa a um nível superior?

Fazendo uma retrospectiva destes 32 anos:

  • No passado: elaborámos mais de 2000 projectos para mais de 1000 clientes, empresariais e particulares, de norte a sul do país. Apoiámos tecnicamente muitas outras empresas e contribuímos para a eficiência e segurança das suas instalações.
  • No presente: temos a responsabilidade técnica de mais de 800 instalações eléctricas espalhadas pelo nosso país, em áreas de negócio tão distintas como a indústria, comércio e serviços, saúde, hotelaria e restauração, PCVEs, parques solares, entre outros. Estamos a projetar as empresas do futuro, estamos a ampliar a rede pública de mobilidade elétrica e a contribuir para a transição energética.
  • No futuro: estamos a contribuir no presente para que tenhamos um futuro mais verde, mais conectado, mais ágil e eficiente energeticamente. Iremos alargar a nossa oferta de serviços e continuar a contribuir para o desenvolvimento da sociedade e apoiar os negócios dos nossos clientes.

A SIGNUM continuará a colocar o cliente em 1º lugar e os nossos novos clientes sabem que poderão continuar a contar com a qualidade e a experiência acumulada da SIGNUM.

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