Feira Gastronómica do Porco regressa a Boticas

Fernando Queiroga, Presidente da Câmara Municipal de Boticas, em entrevista, ressalvou a importância da 27ª edição da Feira Gastronómica do Porco, um evento que celebra a rica tradição da gastronomia local e é uma referência no Norte de Portugal.

A 27ª edição da Feira Gastronómica do Porco realiza-se de 9 a 12 de janeiro de 2025. Que novidades aguardam os visitantes este ano?

A Feira Gastronómica do Porco tornou-se, ao longo destes anos, num dos maiores eventos gastronómicos da zona norte do país por vários motivos, mas essencialmente, por aliar a venda de fumeiro à componente gastronómica, uma vez que os visitantes podem usufruir em simultâneo de ambas as experiências no recinto da feira. Ultimamente, temo-nos focado em afinar alguns pormenores, fazer pequenos ajustes ou melhorias ao nível de infraestruturas e condições, não apenas para os produtores, mas também para os visitantes, mas sem perder a identidade da feira. Embora haja sempre a preocupação de inovar, trazer algo diferente em cada edição para atrair mais visitantes, para valorizar ainda mais o evento e contribuir assim para um maior retorno económico para a região e, sobretudo, para a nossa terra.

Quais os produtos gastronómicos mais procurados e como espelham a riqueza e a tradição da gastronomia local?

Boticas tem vários produtos de excelência, sendo estes apenas alguns excelentes exemplos daquilo que se produz na nossa terra.  Na Feira do Porco, podemos encontrar do melhor que há e se faz no nosso concelho. Naturalmente que os produtos tradicionais do concelho de Boticas são os mais procurados, sobretudo o fumeiro e os enchidos de fabrico artesanal, que continuam a ter um lugar de maior destaque na feira. Para além da venda do fumeiro e os derivados do porco, no interior do recinto, podem encontrar as habituais tasquinhas tradicionais, com ementas especiais onde se destacam alguns pratos tipicamente barrosões, confecionados à base de carne de porco e enchidos, como é o caso do Cozido Barrosão, o Arroz de Costelinhas ou a Assadura. Também haverá na parte lateral do pavilhão um espaço dedicado aos petiscos, com o hambúrguer barrosão no pão, preparado com carne de vitela barrosã, produto típico desta região e Denominação de Origem Protegida (DOP).

Para além da produção tradicional de fumeiro, existem outros produtos de excelência que são conhecidos nacionalmente. É o caso da Carne Barrosã ou o Mel de Barroso, ambos com selo de Denominação de Origem Protegida e detentores de vários prémios nacionais e internacionais, que também vão estar à venda no recinto. São excelentes exemplos de produtos de qualidade do setor primário e que estão no topo da cadeia dos produtos endógenos mais procurados.

Como garante a organização a autenticidade dos produtos e o seu valor cultural?

A qualidade dos produtos é a grande imagem de marca da Feira Gastronómica do Porco. A grande preocupação da organização é sempre a qualidade dos produtos, uma vez que a feira não se resume apenas aos dias em que decorre, requerendo um trabalho contínuo ao longo de todo o ano, com a equipa veterinária municipal no terreno a monitorizar o processo de criação dos animais e, posteriormente, o abate e respetiva produção de fumeiro e enchidos, como forma de garantir a qualidade dos produtos feitos propositadamente para o certame.

O rigoroso controlo de qualidade dos produtos apresentados é um dos pilares fundamentais e garantia de sucesso da Feira do Porco, confirmado através do estrito cumprimento das regras de higiene e segurança alimentar exigidas por lei, em todas as fases do processo.

Esta feira é um importante impulsionador para a economia local, nomeadamente para os produtores que vendem praticamente a totalidade do fumeiro que produzem. Os produtores aproveitam os recursos naturais que a terra oferece, bem como os saberes ancestrais de fabrico para elevar a fasquia dos seus produtos, levando até ao consumidor o sabor único e inconfundível que tanto carateriza o fumeiro de Boticas.

Com o objetivo de valorizar a qualidade do trabalho realizado pelos produtores de fumeiro e, simultaneamente, catapultar os produtos endógenos de excelência apresentados na Feira Gastronómica do Porco, implementámos também, em 2019, o Concurso de Melhor Chouriça e Melhor Salpicão. A iniciativa foi criada com o intuito de distinguir os melhores exemplares de dois dos produtos mais vendidos no certame, a chouriça e o salpicão do lombo, com o objetivo de reconhecer, valorizar e fomentar o gosto pelo fabrico artesanal de fumeiro e enchidos. Em cada edição da feira, os produtores são convidados a apresentar aquele que consideram o melhor modelo destes enchidos para serem alvo de avaliação.

As distinções são envergadas com muito orgulho pelos produtores vencedores, que fazem questão de expor na sua banca os troféus e diplomas alusivos à prova. A edição deste ano não será exceção e contará com a realização de mais uma edição do concurso que vai eleger o “top três” da Melhor Chouriça e do Melhor Salpicão do certame.

Este concurso serve não só para comprovar a qualidade, mas sobretudo incentivar os produtores a produzirem fumeiro tradicional com características únicas deste território rural.

De que forma a feira contribui para dar a conhecer os encantos naturais e patrimoniais do concelho?

O concelho de Boticas tem muito para oferecer, quer em termos gastronómicos, quer culturais e turísticos, por ser um território com caraterísticas únicas e classificado como Património Agrícola Mundial, pela FAO. Há 27 anos que esta feira ajuda a promover o território do Barroso, os seus produtos de altíssima qualidade e que muito têm ajudado economicamente este concelho. O certame acaba por movimentar todo o concelho, designadamente o comércio, restauração e hotelaria. Quem visitar Boticas durante os quatro dias da feira, tem ao seu dispor, para além da gastronomia típica, os produtos regionais, as tradições, a cultura e a natureza. Afinal, este é o “Reino Maravilhoso de Miguel Torga”.

 

Como é que o evento trabalha para se alinhar com a designação da região como Património Agrícola Mundial, garantindo práticas sustentáveis na produção e comercialização dos seus produtos?

A Feira do Porco de Boticas é uma montra para os produtos do Barroso, Património Agrícola Mundial, e é também uma oportunidade única de negócio e promoção do concelho. As práticas agrícolas ancestrais e o espírito de entreajuda são importantes fatores de valorização dos produtos endógenos locais, fazendo da Feira do Porco um dos maiores eventos gastronómicos da região e do norte do país. Isto tudo só é possível graças à conjugação e dedicação da população do concelho a duas atividades predominantes no concelho, a agricultura e a pecuária. Este fator é que dá origem aos produtos genuínos e de excelente qualidade, que são produtos diferenciadores que têm vindo a contribuir ao longo destes anos para o sucesso e o sucessivo crescimento do certame, catapultando assim o Concelho de Boticas e a região em termos económicos, turísticos e gastronómicos, quer a nível nacional quer a nível internacional.

As pessoas que continuam a permanecer neste território são fundamentais para manter viva esta tradição, estes saberes e sabores ancestrais. É a forma como é feita cada chouriça, cada salpicão, cada alheira, que distingue o fumeiro de Boticas. São a dedicação e o carinho que os produtores têm, desde a criação dos animais até a produção do fumeiro, que acrescentam valor ao produto e à experiência gastronómica.

Quais são as expectativas da organização em termos de afluência de visitantes à feira?

As nossas expetativas para a XXVII Feira do Porco são as melhores. Este é um evento com um significado especial para o concelho de Boticas, pela sua dimensão e atratividade, e também para os produtores de fumeiro tradicional, principais impulsionadores do certame.

Durante quatro dias, os visitantes poderão, além da componente gastronómica e da comercialização de fumeiro, desfrutar de muita animação dentro e fora do Pavilhão Multiusos. Junta-se ainda o artesanato, o folclore, os cantares tradicionais e as afamadas Chegas de Bois, uma tradição secular que continua bem enraizada na cultura popular das gentes do Barroso. A feira é uma montra daquilo que se produz nesta região e é uma excelente oportunidade para conhecer o concelho de Boticas e descobrir os encantos da nossa terra. Estamos de braços abertos para receber todos os visitantes, seja por ocasião da Feira Gastronómica do Porco, ou em qualquer altura do ano. Visite Boticas e deixe-se encantar pela Sedução da Montanha.

You may also like...