Excelência e dedicação na consultoria empresarial

Em conversa com Mário Leite da Silva, o Fundador da prestigiada consultora de gestão PTCG, explorámos o empenho da empresa em resolver problemas empresariais complexos, ao prestar serviços personalizados e de excelência e ao estabelecer relações de confiança com os clientes.

Mário Leite da Silva, Fundador

A missão da PTCG destaca o compromisso de ajudar os clientes a resolver problemas empresariais complexos. Como a empresa se esforça para atingir esta missão?

Pretendemos prestar serviços de excelência, gerando relações de confiança e de longo prazo, com os nossos clientes, desenvolvendo competências internas de forma sistemática e tendo impacto positivo na comunidade em que estamos inseridos. Este nosso posicionamento implica um grande compromisso com o cliente, percebendo as suas reais necessidades e expectativas, sugerindo um caminho e demonstrando, com total transparência, o impacto na sua organização. Para isto procuramos ter uma equipa multidisciplinar, flexível e com altas competências técnicas e relacionais. Sem uma equipa altamente qualificada seria impossível atingir os resultados e o reconhecimento que já atingimos em tão curto espaço de tempo.

Com uma extensa experiência no setor, incluindo cargos de gestão em várias organizações, como avalia a sua contribuição pessoal para o sucesso da PTCG?

Licenciei-me em Economia em 1995 e comecei a trabalhar na banca comercial. Passei, para uma consultora de topo e, depois de uma experiência numa multinacional alemã na indústria automóvel, assumi a gestão do maior family office português trabalhando sete anos diretamente com o Sr. Américo Amorim. Paralelamente, mantive sempre uma atividade académica como professor em áreas de Planeamento e Controlo de Gestão. Entretanto, passei também por cargos de decisão/administração em diversas empresas em várias áreas, desde telecomunicações, banca, empresas industriais, de retalho e imobiliário. Toda esta experiência deu-me uma sensibilidade especial para os problemas diários das empresas e para os desafios que estas enfrentam. Muito do sucesso da PTCG deve-se, em minha opinião, a esta sensibilidade que adquiri desde que iniciei a minha carreira profissional, procurando-me colocar no lugar do cliente para que a PTCG lhe possa apresentar o que ele efetivamente precisa, tendo em vista atingir os resultados pretendidos.

A PTCG oferece uma ampla gama de serviços, desde gestão de negócios familiares até projetos de implementação de ERP. Como a empresa se destaca na prestação de serviços de consultoria?

A PTCG possui as competências de uma grande empresa de consultoria de gestão, sem a sua estrutura de custos, pelo que acredito que podemos oferecer propostas altamente competitivas e com total flexibilidade às necessidades dos clientes. Concretamente, temos uma equipa que trabalha especificamente projetos na área de fusões e aquisições – desde a fase da negociação, às due dilligence financeira e posteriores processos de integrações e reestruturações empresariais. Trabalhamos de forma muito ativa na melhoria de processos de planeamento e de controlo de gestão e temos ainda competências específicas na área de mercados de capitais, assessorando family offices na sua gestão estratégica. Tudo isto trabalhando com total transparência com os nossos clientes, de forma muito flexível e procurando exceder sempre as expectativas dos nossos parceiros em cada projeto que desenvolvemos. É com este acompanhamento minucioso de todos os projetos e com a proximidade aos nossos clientes que nos procuramos distinguir positivamente com uma proposta de valor muito positiva para os nossos clientes.

A PTCG recebeu a Certificação “Top 5% – Scoring”. De que forma esta distinção tem contribuído para a reputação e sucesso da empresa, bem como para a confiança dos clientes?

A Certificação “Top 5% – Scoring” vem confirmar todo o esforço que temos feito desde a criação da PTCG: prestar um serviço personalizado aos nossos clientes, com um quadro de profissionais altamente qualificados e, ao mesmo tempo, manter um equilíbrio financeiro e uma estrutura de capitais capaz de enfrentar os desafios cada vez maiores de um mercado altamente competitivo e volátil. Estar no “Top 5% – Scoring” não pode ser um objetivo em si mesmo. Tem de ser trabalhado todos os dias para continuarmos a manter os elevados níveis de satisfação dos nossos clientes. É claro que esta certificação nos referencia no mercado como consultora sólida e com capacidade para corresponder aos desafios que nos são apresentados e que nos propomos aceitar. Representa, também, o reconhecimento da estratégia que tem sido implementada, e um importante incentivo para a equipa de gestão. Mas não nos vai desviar do nosso propósito, ou seja, causar um impacto real e positivo nos nossos clientes, colaboradores e na comunidade em que estamos inseridos. Queremos ser reconhecidos como uma consultora de gestão de excelência com a qual as empresas podem contar.

 

You may also like...