Europastry: Qualidade, sustentabilidade e inovação

A Europastry, referência em panificação e pastelaria ultracongelada, tem-se consolidado como líder no mercado português ao aliar tradição, tecnologia e compromisso com a qualidade. Filipe Canário, Sales & Marketing Director da Europastry Portugal, partilha como a empresa está a moldar o setor através de soluções inovadoras, sustentabilidade e uma abordagem centrada no cliente. Em entrevista, destaca ainda as estratégias e perspetivas, para 2025, tanto para a expansão internacional, quanto para reforçar a presença da empresa no mercado nacional e fortalecer o relacionamento com os clientes.

 

 

Filipe Canário, Sales & Marketing Director

 

A Europastry tem uma longa trajetória, onde a tradição e inovação caminham lado a lado. Que balanço faz da atuação da empresa no ano de 2024, destacando os principais desafios e conquistas?

A atuação da Europastry em 2024 reflete o nosso compromisso contínuo com a excelência, equilíbrio entre tradição, inovação e foco no cliente.  Continuámos a consolidar a nossa posição como líder ibérico no setor de panificação congelada, alcançando um crescimento significativo e superando diversos desafios. Durante o ano, a empresa aumentou o seu volume de faturação e número de clientes e esse crescimento foi impulsionado tanto por aquisições estratégicas quanto pela inovação contínua em produtos.

Entre as principais conquistas, destacam-se as aquisições da DeWi Back na Alemanha e da De Groot Edelgebak, B.V. nos Países Baixos, que fortaleceram a nossa presença no canal de foodservice e ampliam a nossa capacidade de produção.

Além disso, montámos uma nova linha de produção de cookies em Oldenzaal, Países Baixos, e aumentámos a capacidade de produção de pães de brioche em Azuqueca de Henares, Espanha, para conseguir responder às necessidades do mercado.

No entanto, 2024 também trouxe desafios significativos. A integração rápida das novas aquisições e a adaptação às mudanças nas preferências dos consumidores exigiram uma gestão ágil e inovadora. O balanço tem sido extremamente positivo, refletindo a confiança dos nossos clientes e parceiros na nossa capacidade de inovar e fornecer produtos de alta qualidade e a expansão da nossa base de clientes são o testemunho do sucesso das nossas estratégias de crescimento e inovação.

 

 

 

 

A inovação e o desenvolvimento de produtos diferenciadores é um dos pilares da empresa. Como é que a Europastry pretende continuar na liderança em termos de novos produtos e tecnologias, no setor da panificação? Que feedback recebeu dos seus parceiros e clientes?

Na Europastry, a inovação é um dos nossos principais pilares e é essencial para mantermos a nossa posição de liderança no setor da panificação. Em 2023, investimos 107 milhões de euros em investigação e desenvolvimento (I&D) e tecnologia, o que resultou no lançamento de mais de 480 novos produtos e na realização de mais de 1.500 projetos de I&D. Para continuar na vanguarda, a nossa estratégia de inovação baseia-se em três pilares principais:

Continuar a investir na Inovação e Desenvolvimento. Contamos com seis centros de inovação localizados estrategicamente em Espanha, Estados Unidos, Reino Unido e Países Baixos. Nestes centros, mais de 50 mestres padeiros, nutricionistas, engenheiros e biólogos trabalham em conjunto para desenvolver produtos que respondam às tendências globais e às necessidades dos mercados locais. Depois, continuamos comprometidos com práticas sustentáveis e com a criação de produtos que promovam a saúde e o bem-estar e atentos ao mercado e às necessidades dos consumidores, para que o nosso I&D possa desenvolver novos produtos e melhorar as gamas existentes, sempre com o cliente no centro da nossa política de inovação. O feedback tem sido extremamente positivo.

Os nossos clientes valorizam a nossa capacidade de inovar e de oferecer produtos de alta qualidade. A nossa abordagem flexível e a capacidade de desenvolver soluções personalizadas têm sido particularmente apreciadas, permitindo-nos fortalecer as relações e aumentar a satisfação dos nossos clientes.

 

 

 

 

Ao atuar em mais de 50 países, a Europastry adapta-se a diferentes mercados e culturas. Que estratégias têm sido fundamentais para este sucesso global?

O sucesso global da Europastry em mais de 80 países deve-se à nossa capacidade de combinar uma visão global com adaptação local, pensamos global mas agimos localmente. A empresa desenvolve produtos ajustados às tradições regionais. As parcerias com distribuidores locais fortalecem a presença nos mercados, enquanto a inovação é guiada pelos nossos centros de Inovação e Desenvolvimento que integram tendências globais e culturais. A sustentabilidade é um pilar essencial, alinhando práticas éticas e responsabilidade social, o que atrai consumidores conscientes em diversos mercados. Além disso, a comunicação é adaptada a cada região, garantindo relevância cultural. Essas estratégias consolidam a Europastry como líder no setor, mantendo uma forte conexão com diferentes culturas e consumidores.

Quais são as principais perspetivas e estratégias que a empresa tem planeado para o ano de 2025, tanto para expandir internacionalmente como para fortalecer o relacionamento com os clientes?

Para 2025, a Europastry tem várias estratégias e perspetivas interessantes tanto para a expansão internacional, quanto para reforçar a nossa presença no mercado nacional e fortalecer o relacionamento com os clientes. Quer seja através de parcerias estratégicas com distribuidores locais, quer seja através da expansão através de  investimentos em novas unidades de produção ou via possíveis aquisições estratégicas.  Para além das aquisições já referidas que permitem aumentar a nossa capacidade de produção, mas também oferecer uma gama mais diversificada de produtos aos nossos clientes, contamos inaugurar em 2025 uma nova unidade de produção do Carregado, e outros investimentos que comunicaremos mais tarde, que nos irão permitir reforçar a oferta em produtos tipicamente portugueses a nível nacional e internacional. Depois, expandir a presença no digital.  Quer seja através da plataforma de e-commerce, facilitando o acesso dos clientes aos produtos da Europastry, mas também utilizando estratégias de marketing digital para comunicar com um público mais amplo e aproximarmo-nos dos clientes através de redes sociais e campanhas online. Estas estratégias refletem o compromisso da Europastry em crescer de forma sustentável e inovadora, enquanto mantém um forte foco na satisfação e lealdade dos clientes.

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